Connect with us

Bico do Papagaio

OAB e AL acertam parceria em discussão sobre transposição do Rio Tocantins

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB-TO) e a Assembleia Legislativa acertaram, em reunião nesta quinta-feira, 23 de novembro, uma parceria para discutir o projeto de transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco, que está em tramitação no Congresso Nacional. O projeto tem causado muita preocupação no Tocantins, sobretudo dos ambientalistas e produtores rurais do Estado.

A reunião contou com o presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, com a presidente da Comissão de Direito Ambiental, Isabela Viscardi e com o diretor-geral da ESA (Escola Superior de Advocacia) e também membro da Comissão de Direito Ambiental, Antônio César Mello, pelos representantes da advocacia, e com o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse, e o deputado Zé Roberto, pelo Parlamento Estadual.

“Nós precisamos envolver todo o Estado nesta discussão. Falar com quem mora próximo, com as empresas que dependem do rio e reunir todos os agentes”, salientou Ohofugi. Para os presentes na reunião, a tramitação avançou no Congresso Nacional sem que o Tocantins fosse ouvido. “Qualquer projeto dessa magnitude deve avaliar os prejuízos que pode trazer para o Tocantins. Tudo tem que ser muito bem debatido”, ressaltou Isabela. César Mello também reforçou a necessidade de se avaliar todos os impactos. “O Rio Tocantins é muito importante para o nosso Estado. Não podemos ser prejudicados”, destacou.

Já Carlesse lembrou que em breve a Casa vai realizar uma audiência pública para debater o assunto. “Além disso, vamos promover audiências públicas em municípios do interior, como Peixe e Tocantinópolis”, adiantou. Por sua vez, o deputado Zé Roberto defendeu que as discussões não sejam limitadas à questão da transposição.

Coema

Na ocasião, os advogados solicitaram aos deputados que incluam em um projeto de lei a OAB como integrante Coema (Conselho Estadual de Meio Ambiente). Os parlamentares se comprometeram a discutir o assunto com os demais deputados.

O projeto

Na prática, o Projeto de Lei 6569/13 prevê a interligação entre os rios Preto (BA) e Tocantins. O rio Preto está vinculado à bacia do Rio São Francisco. O rio Tocantins, por sua vez, percorre os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, até a sua foz no golfo Amazônico – próximo a Belém. (Daniel Machado, com informações da Assessoria da Assembleia)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Tocantinópolis e Esperantina tem novas confirmações de óbitos por Covid-19

Publicado

em

Mais duas mortes foram confirmadas como sendo pro Covid-19 no Bico do Papagaio. Os óbitos são nos municípios de Tocantinópolis e Esperantina. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

O óbito em Tocantinópolis é de um paciente do sexo masculino, de 64 anos, com obesidade, hipertensão e diabetes. Ele faleceu em 27 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Já a vítima de Esperantina, é mulher de 43 anos, com diabetes e obesidade. O óbito aconteceu no dia 17 de outubro, também no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carretas batem de frente na BR-153

Publicado

em

Um acidente envolvendo caminhões foi registrado na manhã desta terça-feira (20) na BR-153 entre Wanderlândia e Araguaína, no Bico do Papagaio. Os bombeiros informaram que foram chamados para retirar um corpo preso às ferragens. A pista está totalmente interditada para retirada dos veículos.

A colisão aconteceu próximo de uma ponte sobre o ribeirão Lajes.

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma equipe também foi para o local atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a colisão, mas chovia no momento do acidente. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Caminhonete capota na TO-404 e vítimas são socorridas

Publicado

em

Nas primeiras horas desta terça-feira, 20, bombeiros militares foram acionados para atender vítimas de um capotamento na TO-404, na rodovia estadual que liga a cidade de Augustinópolis à TO-010, nas proximidades de Araguatins, sede da 3ª Companhia. Um casal estava no carro.

Segundo os militares, o acidente ocorreu por voltas das 7h43, no Km 30 da TO-404. Os ocupantes da camionete foram identificados como José Miranda Barbosa e Maria Olívia Maciel Barbosa. Ambos tiveram apenas escoriações, foram avaliadas pelos socorristas e levados para um hospital em Augustinópolis.

O carro é um pick up branca, com placa de Manaus (AM), que foi parar fora da pista com o capotamento.

Continue lendo
publicidade Bronze