Connect with us

Bico do Papagaio

Operação “Hórus” prende cinco pessoas por tráfico de drogas e crimes diversos em Xambioá e Araguanã

Publicado

em

Cinco pessoas presas, suspeitas pela prática de crimes diversos, além de apreensões de várias porções de drogas, armas de fogo, além de outros objetos. Esse foi o saldo de mais uma etapa da operação Hórus, que foi deflagrada pela Polícia Civil do Tocantins, por meio de uma ação conjunta realizada pela 22ª Delegacia de Xambioá, Força Tática, unidade com cães da Polícia Militar e também pelo Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Unidade de elite da Polícia Civil, nas cidades de Xambioá e Araguanã. 

A ação teve início nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 15, quando um grande efetivo de policiais civis da 22ª DP, do Gote e também da 1ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (1ª Deic), em Palmas, com apoio do 2ª Deic e também da DHPP, ambas de Araguaína, coordenados pelos delegado-chefe da 22ª DP, Márcio Lopes da Silva deram cumprimento a oito mandados de buscas e apreensões em endereços de pessoas investigadas pela prática de ilícitos nas cidades de Xambioá em também em Araguanã.


No decorrer da operação, os policiais civis, com apoio de uma unidade com cães da Força Tática de Araguaína, efetuaram as prisões de um indivíduo de 31 anos por tráfico e associação para o tráfico; outro homem de 45 anos por tráfico, associação para o tráfico e também posse irregular de arma de fogo; outro homem de 40 anos por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e deram cumprimento a mandado de prisão preventiva contra um homem de 30 anos por crime de roubos, todos na cidade de Xambioá.

Em continuidade às ações, os policiais foram até a cidade de Araguanã, onde deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 24 anos pelos crimes de homicídio tentado, violência doméstica e ameaça. Na cidade, os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas suspeitas pela prática de ilícitos.

Todos os presos foram conduzidos até a sede da 22ª DP de Xambioá e, após a realização dos procedimentos legais cabíveis, encaminhados à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

Operação Hórus

A operação Hórus foi determinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e está sendo realizada em vários estados da federação. Ela tem como objetivo precípuo de coibir a prática de crimes nas regiões de divisas entre os estados. No Tocantins, a operação vem sendo realizada pelas polícias Civil e Militar e já resultou em diversas prisões; apreensões de drogas e armas de fogo; e captura de foragidos da justiça. (Rogério de Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Produtor rural pode solicitar bloqueio de ficha sanitária para o não recebimento de animais de áreas noventenadas

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) publicou no Diário Oficial do Estado, da última quinta-feira, 22, a Portaria n° 215, de 19 de julho de 2021, que autoriza produtores rurais ou seus procuradores a solicitar à Agência o bloqueio de suas fichas sanitárias para o recebimento de animais oriundos de áreas e/ou propriedades noventenadas, uma vez que assumem também a condição de noventenados. A medida passa a valer a partir de 1° de setembro deste ano.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, a exigência visa garantir maior segurança aos produtores rurais que não desejam receber animais que estejam em noventenas. “Às vezes, o produtor por desconhecimento acaba adquirindo um animal que esteja nesta condição e só quando vai emitir a GTA ele descobre que sua propriedade terá que ser noventenada por causa daqueles animais”, explica. 

Laudicéia Teles acrescenta ainda que, com a norma, ele poderá ir a qualquer escritório da Adapec e informar no seu cadastro que não deseja receber animais noventenados. Assim, ele evitará que sua propriedade fique bloqueada para movimentação de animais.

Ainda de acordo com a Portaria, o comprador tocantinense que adquirir animais oriundos de áreas não habilitadas a exportar para o Chile ao receber a Guia de Trânsito Animal (GTA) do vendedor fica obrigado a apresentá-la imediatamente no escritório da Adapec. Com isso, o adquirente evita a suspensão do cadastro e declara ciência da noventena da sua ficha sanitária.

Os estados que possuem restrições para exportação de carne bovina para o Chile são: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. (Welcton de Oliveira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira a lista de aprovados para Brigada de Incêndios Florestais

Publicado

em

Os interessados em fazer parte da Brigada de Combate a Incêndios Florestais fizeram Teste de Aptidão Física (TAF) nesta segunda-feira, 26, por meio da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), em Araguatins. Eram 10 vagas e quem se candidatou precisou suar a camisa, literalmente, para conquistar uma das matrículas no Curso de Formação, que terá início nesta quinta-feira, 29.

Para garantir vaga no Curso de Formação de Brigadistas, os candidatos tiveram que percorrer 2,4 mil metros, com 24 kg (uma bomba costal cheia), com o tempo abaixo de 30 minutos.

Prova 

Quem fez o teste prático pela primeira vez, brigando por uma vaga na Brigada, viu o quanto é difícil andar rápido com a bomba costal cheia. O TAF teve apenas esse exercício como forma de classificação e eliminação dos candidatos. Para tanto, 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros levou em conta as questões de segurança contra a Covid-19.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wiston Gomes é convidado por Irajá e Tabocão para se filiar no PSD

Publicado

em

Neste final de semana, entre as intensas movimentações na residência do pré-candidato a governador, Edison Tabocão (PSD), que teve a presença dos senadores Irajá Abreu (PSD) e Kátia Abreu (PP), prefeitos, vereadores e líderes, o suplente de deputado estadual, Wiston Gomes, atualmente no PRTB, foi convidado por Irajá e Tabocão, a se filiar no PSD.

Wiston tem atuado nos bastidores com outros líderes de diversas regiões do estado, para formar uma “chapinha” composta apenas por pré-candidatos sem mandato, buscando equilibrar a disputa, porém, paralelo a isso, o convite de Tabocão pesa, pois Wiston tem apoio do empresário apalavrado desde a eleição municipal de 2020. Com o crescimento de Tabocão dentro do PSD, o empresário precisa ter nomes ligados diretamente a ele, dentro do PSD e não em outras legendas e Wiston seria um deles.


No primeiro semestre, o nome da vice-prefeita, Professora Elizabete, estava na lista de pré-candidatos do PSD, fato que também reforçaria o nome de Tabocão no contexto político. A informação foi publicada aqui no webjornal Folha do Bico, e imediatamente negada pela vice-prefeita. A negativa provocou enfraquecimento dela, junto a cúpula da legenda, que trabalha para fortalecer o partido, ainda mais agora, com um nome oficialmente colocado no cenário, como pré-candidato a governador. A nota divulgada pela vice-prefeita, deixou claro que da parte dela, não havia nenhum compromisso com a legenda. Aquiles percebeu a brecha, e sugeriu o nome do ex-prefeito José Guilherme, que já filiou e será o nome do prefeito, para reforçar o PSD.

Wiston Gomes ainda não se manifestou se aceitará ou não o convite de filiação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze