Connect with us

Bico do Papagaio

Operação Narco Brasil mira trafico de drogas na região do Bico

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) deflagrou nessa segunda-feira, 14, a segunda e última etapa da Operação Narco Brasil na área do 9º Batalhão da PM (9º BPM), região do Bico do Papagaio, Norte do Estado. As etapas contam com quatro dias de operação e vai até quinta-feira, 17. 

Na primeira etapa, realizada entre os dias 1º à 03 de junho, a Operação Narco Brasil contou com emprego de efetivo em apoio à Operação Hórus e a segunda etapa, com emprego de efetivo em operações específicas.

De acordo com a Ordem, a Operação integra a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em conjunto com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), estrategicamente, através da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI). O órgão programou a atuação integrada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.


Ainda segunda a Ordem de Operação, a Operação Narco Brasil tem como objetivo a redução de oferta de entorpecentes, tráfico fronteiriço, desarticulação de quadrilhas, descapitalização dessas organizações por meio da quebra do fluxo financeiro e do confisco de seus patrimônios e incineração de entorpecentes apreendidos.  A operação acontece durante o mês de junho/2021 em razão de ser o mês em que se celebra o Dia Internacional de Combate às Drogas.

A logística da Operação se desenvolve através da realização de bliz/barreiras nas rodovias, entradas e saídas das cidades, com abordagens à pessoas e em veículos em condições de suspeição.

O comandante da Operação é o subcomandante do 9º BPM, major Cleyton Alen Rêgo Costa. O efetivo empregado conta com equipes de policiais militares do 9º BPM, incluindo a Agência Local de Inteligência (ALI), reforço de militares vindo do Comando Geral da PM (QCG) e Batalhão de Polícia de Choque-BPCHOQUE.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Produtor rural pode solicitar bloqueio de ficha sanitária para o não recebimento de animais de áreas noventenadas

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) publicou no Diário Oficial do Estado, da última quinta-feira, 22, a Portaria n° 215, de 19 de julho de 2021, que autoriza produtores rurais ou seus procuradores a solicitar à Agência o bloqueio de suas fichas sanitárias para o recebimento de animais oriundos de áreas e/ou propriedades noventenadas, uma vez que assumem também a condição de noventenados. A medida passa a valer a partir de 1° de setembro deste ano.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, a exigência visa garantir maior segurança aos produtores rurais que não desejam receber animais que estejam em noventenas. “Às vezes, o produtor por desconhecimento acaba adquirindo um animal que esteja nesta condição e só quando vai emitir a GTA ele descobre que sua propriedade terá que ser noventenada por causa daqueles animais”, explica. 

Laudicéia Teles acrescenta ainda que, com a norma, ele poderá ir a qualquer escritório da Adapec e informar no seu cadastro que não deseja receber animais noventenados. Assim, ele evitará que sua propriedade fique bloqueada para movimentação de animais.

Ainda de acordo com a Portaria, o comprador tocantinense que adquirir animais oriundos de áreas não habilitadas a exportar para o Chile ao receber a Guia de Trânsito Animal (GTA) do vendedor fica obrigado a apresentá-la imediatamente no escritório da Adapec. Com isso, o adquirente evita a suspensão do cadastro e declara ciência da noventena da sua ficha sanitária.

Os estados que possuem restrições para exportação de carne bovina para o Chile são: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. (Welcton de Oliveira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira a lista de aprovados para Brigada de Incêndios Florestais

Publicado

em

Os interessados em fazer parte da Brigada de Combate a Incêndios Florestais fizeram Teste de Aptidão Física (TAF) nesta segunda-feira, 26, por meio da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), em Araguatins. Eram 10 vagas e quem se candidatou precisou suar a camisa, literalmente, para conquistar uma das matrículas no Curso de Formação, que terá início nesta quinta-feira, 29.

Para garantir vaga no Curso de Formação de Brigadistas, os candidatos tiveram que percorrer 2,4 mil metros, com 24 kg (uma bomba costal cheia), com o tempo abaixo de 30 minutos.

Prova 

Quem fez o teste prático pela primeira vez, brigando por uma vaga na Brigada, viu o quanto é difícil andar rápido com a bomba costal cheia. O TAF teve apenas esse exercício como forma de classificação e eliminação dos candidatos. Para tanto, 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros levou em conta as questões de segurança contra a Covid-19.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Ocupação de UTI’s Covid no Bico seguem baixas. Internações clínicas sobem

Publicado

em

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, experimentaram alta relevante na ala clínica na última semana. Os leitos clínicos estão disponibilizados no Regional de Augustinópolis e Xambioá.

Em Augustinópolis a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 92% e em Xambioá 73%.

Os leitos de UTI, que estão todos em Augustinópolis, estão com ocupação de 50%, nesta segunda-feira, 26.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze