Connect with us

Bico do Papagaio

OPINIÃO: A Reforma Protestante e sua influência no TO

Publicado

em

Hoje estamos comemorando 500 anos da reforma protestante, um dos maiores movimentos revolucionários da história da humanidade. Em 31 de outubro de 1517 o monge alemão Martinho Lutero publicou suas 95 teses na porta da Igreja de Todos os Santos, no Castelo de Wittenberg na Alemanha. A partir desta data mudanças profundas aconteceram em todo o mundo, seja na religião, na política, na educação, cultura e nas artes, e a reforma se expandiu por todo o mundo através das idéias e conceitos de grandes reformadores como João Calvino, John Knox e muitos outros.

A reforma tem cinco pilares fundamentais que são conhecidos como os cinco solas. São eles:

– Sola fide (somente a fé)
– Sola scriptura (somente a escritura)
– Sola Chirstus (somente Cristo)
– Sola gratia (somente a graça)
– Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Uma das maiores conquistas da reforma protestante foi justamente a liberdade de expressão. Antes a igreja governava a religião, a ciência, a educação e quase tudo que havia no mundo. Os protestantes entenderam que poderiam ser livres para pensar, para ler e interpretar a Bíblia Sagrada, e conseqüentemente podiam ter a liberdade de se expressar e agir segundo sua própria consciência. A reforma conseguiu separar a igreja e o estado, e deste modo houve uma grande evolução na ciência e na educação, e a política se consolidou como uma ferramenta importante de transformação e construção de um novo modelo de sociedade.

Importantes universidades do mundo vieram do berço protestante como Harvard (Estados Unidos), Oxford (Reino Unido), Mackenzie (Brasil) e muitas outras. João Calvino fundou um hospital público e a primeira escola primária da Europa na cidade de Genebra. Ele acreditava que as crianças precisavam da escola para que pudessem se tornar cidadãos preparados na linguagem, na escrita e no convívio social. Através de Calvino a cidade de Genebra criou leis básicas proibindo os cidadãos de jogarem lixo ou dejetos na rua e ele convenceu o Conselho da Cidade de Genebra a emprestar dinheiro a juros baixos para os pobres.

No Tocantins o protestantismo chegou no inicio do século XX, e através do trabalho árduo e dedicado de homens e mulheres valorosos, missionários que deixaram sua terra e seus entes queridos para servir a Deus aqui no antigo norte goiano, e hoje podemos ver e usufruir da contribuição dos protestantes principalmente na educação do nosso povo. Como exemplo, quero citar os Colégios Batistas que foram fundados pela Igreja Batista, a Igreja Luterana que nos trouxe o Colégio Martinho Lutero e principalmente a Universidade Luterana, conhecida em Palmas como Ulbra, a Igreja Adventista que também fundou os Colégios Adventistas, a Igreja Assembléia de Deus também fundou escolas, e ainda a Igreja Presbiteriana do Brasil, que também construiu colégios importantes em algumas cidades tocantinenses e recentemente inaugurou uma unidade do Colégio Mackenzie em Palmas.

Nesta data tão simbólica eu quero prestar as minhas homenagens e os meus cumprimentos a todos aqueles que se dedicaram e ainda se dedicam a implantação de igrejas e ao desenvolvimento de toda a vocação da reforma protestante em nosso estado. Cumprimento a todos os atuais pastores e missionários e demais lideres protestantes do Tocantins em nome de algumas pessoas que de algum modo marcaram a minha vida como o Pastor Joaquim Cabral e sua esposa Nicolina Cabral, e o evangelista José Barbosa e sua esposa Zulmira Barbosa, dois casais que se dedicaram e consolidaram a Igreja Presbiteriana em Araguaína e toda a região norte do Tocantins, e ainda o pastor Benjamin Hope e sua esposa Berta Hope, que saíram dos Estados Unidos e muito contribuíram com o trabalho da Igreja Batista no Tocantins e o grande pastor Francisco Bueno (Pastor Fiíco) que foi um pastor respeitado e dedicado à pregação do evangelho liderando a Igreja Assembléia de Deus na Cidade de Araguaína e boa parte da região norte.

O protestantismo precisa fazer muito mais, e tem o dever de contribuir com o nosso Tocantins em todas as áreas que Deus chamar e capacitar.

Soli Deo gloria.

Sandro Bandeira é formado em administração, e diácono da Igreja Presbiteriana Central de Palmas. Contato: [email protected] (63) 99215-9807 (61) 99971-9803

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Força Tática e Patrulha Rural vão intensificar apoio a Destacamentos no Bico

Publicado

em

Policiais militares das equipes especializadas do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), Força Tática e Patrulha Rural da unidade, estiveram reunidos com o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Silva Reis, na manhã desta quarta-feira, 03, no auditório do quartel da PM em Araguatins, Norte do Estado.

O encontro teve a finalidade de tratar de diversos assuntos relacionados à atividade de segurança pública na região do Bico do Papagaio, área de atuação do 9º BPM. Comandante Reis esteve acompanhado do subcomandante da Unidade, capitão José Carlos da Costa Abreu.

Dentre os variados assuntos elencados pelo tenente-coronel Reis, o comandante destacou sobre a intensificação do emprego do efetivo nas operações que serão realizadas na área da Unidade durante o ano de 2021, e apoio das equipes aos destacamentos da PM na região.

O comandante também reforçou sobre a atuação da Força Tática no combate à criminalidade nas áreas urbanas, com a prisão de criminosos e sobre a atuação da Patrulha Rural nas áreas rurais da unidade, trabalho que tem trazido resultados bastante positivos com mais tranquilidade aos moradores do campo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Escola Denise Amui promove 1º Aulão da Busca Ativa

Publicado

em

Na segunda, 1ª, a Escola Estadual Denise Gomide Amui, em Araguatins, no Bico do Papagaio, realizou um aulão com a participação ativa de cerca de 100 alunos, por meio da plataforma Meet com o tema: Vacinação Para Covid-19 no Brasil, abordando a biologia do vírus, tecnologia de formulação da vacina, eficácia, contraindicações e sua distribuição.

O objetivo da aula foi ofertar um reforço pedagógico com vista à complementação das habilidades e competências não desenvolvidas durante o período letivo do ano de 2020.

O evento contou com a participação dos profissionais da saúde, como a enfermeira Iarllene Amorim Dourado que é coordenadora do combate ao Covid-19 em Araguatins; Jader Sereno de Melo Figueiredo, bioquímico e diretor do Hospital Municipal.

O projeto foi idealizado pelos professores, Danilo Henrique da Matta, Edmilson Gomes Ribeiro, Flávio dos Anjos de Sousa, Leonardo Sousa Silva e Vladimyr Vieira.

A gestora da Escola, Edilene Gomes da Costa, agradeceu a participação dos estudantes, professores, colaboradores da Saúde e equipe pedagógica. Na oportunidade a mesma falou sobre a importância do trabalho em equipe e a efetividade do tralho na busca ativa aos alunos oportunizando o retorno dos educandos e assim evitar o número de reprovação e evasão escolar.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 3

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze