- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

OPINIÃO: A Reforma Protestante e sua influência no TO

ARTIGO

Mais Lidas

Hoje estamos comemorando 500 anos da reforma protestante, um dos maiores movimentos revolucionários da história da humanidade. Em 31 de outubro de 1517 o monge alemão Martinho Lutero publicou suas 95 teses na porta da Igreja de Todos os Santos, no Castelo de Wittenberg na Alemanha. A partir desta data mudanças profundas aconteceram em todo o mundo, seja na religião, na política, na educação, cultura e nas artes, e a reforma se expandiu por todo o mundo através das idéias e conceitos de grandes reformadores como João Calvino, John Knox e muitos outros.

A reforma tem cinco pilares fundamentais que são conhecidos como os cinco solas. São eles:

– Sola fide (somente a fé)
– Sola scriptura (somente a escritura)
– Sola Chirstus (somente Cristo)
– Sola gratia (somente a graça)
– Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Uma das maiores conquistas da reforma protestante foi justamente a liberdade de expressão. Antes a igreja governava a religião, a ciência, a educação e quase tudo que havia no mundo. Os protestantes entenderam que poderiam ser livres para pensar, para ler e interpretar a Bíblia Sagrada, e conseqüentemente podiam ter a liberdade de se expressar e agir segundo sua própria consciência. A reforma conseguiu separar a igreja e o estado, e deste modo houve uma grande evolução na ciência e na educação, e a política se consolidou como uma ferramenta importante de transformação e construção de um novo modelo de sociedade.

Importantes universidades do mundo vieram do berço protestante como Harvard (Estados Unidos), Oxford (Reino Unido), Mackenzie (Brasil) e muitas outras. João Calvino fundou um hospital público e a primeira escola primária da Europa na cidade de Genebra. Ele acreditava que as crianças precisavam da escola para que pudessem se tornar cidadãos preparados na linguagem, na escrita e no convívio social. Através de Calvino a cidade de Genebra criou leis básicas proibindo os cidadãos de jogarem lixo ou dejetos na rua e ele convenceu o Conselho da Cidade de Genebra a emprestar dinheiro a juros baixos para os pobres.

No Tocantins o protestantismo chegou no inicio do século XX, e através do trabalho árduo e dedicado de homens e mulheres valorosos, missionários que deixaram sua terra e seus entes queridos para servir a Deus aqui no antigo norte goiano, e hoje podemos ver e usufruir da contribuição dos protestantes principalmente na educação do nosso povo. Como exemplo, quero citar os Colégios Batistas que foram fundados pela Igreja Batista, a Igreja Luterana que nos trouxe o Colégio Martinho Lutero e principalmente a Universidade Luterana, conhecida em Palmas como Ulbra, a Igreja Adventista que também fundou os Colégios Adventistas, a Igreja Assembléia de Deus também fundou escolas, e ainda a Igreja Presbiteriana do Brasil, que também construiu colégios importantes em algumas cidades tocantinenses e recentemente inaugurou uma unidade do Colégio Mackenzie em Palmas.

Nesta data tão simbólica eu quero prestar as minhas homenagens e os meus cumprimentos a todos aqueles que se dedicaram e ainda se dedicam a implantação de igrejas e ao desenvolvimento de toda a vocação da reforma protestante em nosso estado. Cumprimento a todos os atuais pastores e missionários e demais lideres protestantes do Tocantins em nome de algumas pessoas que de algum modo marcaram a minha vida como o Pastor Joaquim Cabral e sua esposa Nicolina Cabral, e o evangelista José Barbosa e sua esposa Zulmira Barbosa, dois casais que se dedicaram e consolidaram a Igreja Presbiteriana em Araguaína e toda a região norte do Tocantins, e ainda o pastor Benjamin Hope e sua esposa Berta Hope, que saíram dos Estados Unidos e muito contribuíram com o trabalho da Igreja Batista no Tocantins e o grande pastor Francisco Bueno (Pastor Fiíco) que foi um pastor respeitado e dedicado à pregação do evangelho liderando a Igreja Assembléia de Deus na Cidade de Araguaína e boa parte da região norte.

O protestantismo precisa fazer muito mais, e tem o dever de contribuir com o nosso Tocantins em todas as áreas que Deus chamar e capacitar.

Soli Deo gloria.

Sandro Bandeira é formado em administração, e diácono da Igreja Presbiteriana Central de Palmas. Contato: sandrobandeira@gmail.com (63) 99215-9807 (61) 99971-9803

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias