Connect with us

Bico do Papagaio

OPINIÃO: Não basta gritar fora Temer

Publicado

em

Nos últimos anos estamos passando por uma das piores crises morais na política brasileira. A população tem assistido denúncias, escândalos e corrupção, que mancham profundamente as instituições do nosso país. Isso gera desânimo, impunidade, baderna e desilusão. Essa impunidade tem criado um grande numero de políticos corruptos que não tem compromisso com o Brasil.

Nossa geração está sendo assolada pela violência, a falta de boas oportunidades, falência financeira, desemprego e outros males. Como resultado destes males, temos uma parcela da população raivosa, que destila ódio as instituições e aos políticos, e também outros tantos que simplesmente lavam suas mãos e vivem de forma mais isolada, como quem perdeu a fé na nação.

Há poucos dias, o ex procurador geral da república jogou de uma forma precipitada e temerária mais uma bomba no colo da Câmara dos Deputados, potencializando a instabilidade econômica e política no país. Imediatamente a oposição magoada com a cassação da presidente Dilma, começa a falar em moralidade, e incendeia parte da população para exigir a saída do presidente. O caldeirão está fervilhando, parte do povo enraivado brada Fora Temer, perfis falsos e também de militantes nas redes sociais começam a intimidar os parlamentares, e a opinião pública dá o seu veredicto: quem votar pelo arquivamento da denuncia contra o presidente deverá ser esquecido, ignorado pelo povo e massacrado publicamente como corruptos que querem apenas garantir a impunidade para o seu grupo.

Mas não é tão simples assim. Não podemos hoje analisar o Brasil apenas na perspectiva simplória da briga PT contra golpistas, ou oposição contra situação, ou patrão contra empregado, ou honestos contra corruptos. Hoje da manhã, eu via uma cidadã proferindo palavras de ódio contra um parlamentar, xingamentos profundos. Por isso resolvi olhar o perfil desta cidadã nas redes sociais, e de cara, vi as postagens dela defendendo a volta do Lula e do PT. Como é possível isso? Como alguém que defende um dos governos mais corruptos do Brasil tem condição de dizer algo contra outros políticos?

O Brasil está cansado desta briga, e temos que resolver essa crise. Mas sem essa conversa superficial de novidade. Não basta uma novidade, tem que ter capacidade de fazer diferente e aglutinar as pessoas e a sociedade organizada. Tem que ser uma boa escolha, e não apenas propostas velhas ou ruins travestidas de novidade.

Na votação da ultima denuncia contra o presidente Temer o que prevaleceu foi o bom senso e a responsabilidade com o nosso Brasil. Não podemos pregar a idéia de quanto pior melhor. O Temer será investigado e julgado ao final do seu mandato. Não podemos piorar. Afastar um presidente a menos de 1 ano de uma eleição, colocando um governo provisório apenas por seis meses iria gerar um prejuízo ainda maior.

Neste momento o Brasil precisa de equilíbrio e a economia precisa voltar a crescer. É hora de ter calma e de garantir que o país possa chegar às eleições de 2018 com o mínimo de estabilidade econômica, política e jurídica. A partir daí o povo irá falar através do voto, e então poderemos iniciar uma mudança mais profunda em nossa nação.

É hora de dizer não a baderna e a cultura do ódio, os políticos serão julgados nas urnas, os criminosos deverão ser julgados pela justiça, e o cidadão deve assumir a sua responsabilidade e contribuir para mudar os rumos da nossa nação, escolhendo os seus novos representantes em 2018.

Sandro Bandeira é formado em administração, e atualmente é secretário geral do PRB Tocantins. Contato: [email protected] (63) 99215-9807 (61) 99971-9803

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Moradores reclamam de falta de iluminação pública em bairros

Publicado

em

A falta de iluminação em alguns bairros da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, tem provocado reclamação. De acordo com moradores ouvidos nos bairros Conjunto Vitória e também em pontos da Nova Araguatins, a situação tem causado insegurança.

Eles também reclamam que já pediram por diversas vezes, para que a Prefeitura faça a manutenção do serviço, mas tem sido ignorados.

“O prefeito tem de entender que não adianta colocar luminária bonita em ruas do centro, e deixar os bairros dessa maneira. Ele tem de ter consciência da necessidade e parar de ficar empurrando as coisas sem resolver ou dar resposta”, disse a moradora Maria Rosana.

Já o pedreiro Moisés Amorim, considera que o descaso da Prefeitura prejudica a segurança dos bairros. “A iluminação é importante demais, pois nos dá segurança, tanto para nós que moramos aqui, quanto para quem passa por aqui. Pedimos que o prefeito Aquiles olhe com mais carinho e mais atenção”, afirmou.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Redação do vestibular do IFTO será dia 5 de dezembro, domingo

Publicado

em

No próximo domingo, 5 dezembro, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará a prova de redação do Vestibular Unificado, das 9h às 11h (horário local), com abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h50. O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento dos portões não poderá entrar sob nenhuma justificativa, ficando automaticamente eliminado.

Para a realização das provas, o candidato deve estar munido de documento original de identificação com foto, máscara, frasco individual de álcool em gel e caneta esferográfica de tinta PRETA fabricada em material transparente. Todo material para a resolução da prova é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato.

A Prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter eliminatório, deverá ser feita à mão, com letra legível. Não será permitida a entrada do candidato: a) que se apresentar após o fechamento dos portões; b) que estiver sem máscara; c) que apresentar temperatura corpórea acima de 36,5 °C.

 
Somente os candidatos inscritos para as vagas nos cursos de nível superior farão a prova de redação, uma vez que a seleção dos candidatos aos cursos de nível médio consistirá apenas em análise curricular. Já para os cursos de nível superior, a seleção conta com análise curricular e prova de redação presencial. Após a análise do histórico escolar para os candidatos aos cursos técnicos e a análise do histórico escolar e da prova de redação para os candidatos aos cursos de graduação, serão convocados o número de candidatos 7 (sete) vezes o número de vagas de cada modalidade para a entrega de documentos que comprovem a adequação do candidato às modalidades de reserva de vagas e ações afirmativas.  

Confira mais informações no: seja.ifto.edu.br

Unidade de Araguatins

Na unidade Araguatins são ofertadas vagas para os cursos técnicos em Agropecuária e Redes de Computadores integrados ao Ensino Médio, Subsequente em Agropecuária, Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação.  

Continue lendo

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Promoções, comidas regionais e shows culturais marcam programação da Feira do Empreendedor

Publicado

em

A cidade de Esperantina, no Bico do Papagaio, é considerada o portal da região conhecida como Bico do Papagaio e no último final de semana, 26 e 27, recebeu a Feira do Empreendedor. O objetivo é fomentar o empreendedorismo e estimular a competitividade dos empresários do município, com foco na micro e pequena empresa. Além disso, a ação proporcionou um ambiente de negócios, em que os empreendedores pudessem expor produtos e identificar oportunidades.

Participaram 14 microempreendedores que ao serem desafiados, desenvolveram produtos baseando-se nas potencialidades locais. “Reinventaram a maneira de apresentar os produtos que já comercializavam e se empenharam em fortalecer métodos de atendimento com qualidade para fidelizar novos clientes e gerar negócios. Fomos surpreendidos com a criatividade deles ao utilizarem recursos simples, mas com muita riqueza de detalhes e adequação a proposta que fizemos a eles”, afirmou a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro.

A ação foi realizada pelo Sebrae Tocantins e ofereceu capacitações, como boas práticas no manuseio de alimentos e excelência em atendimento. Segundo a analista do Sebrae, Juliana Massom, responsável pela preparação dos empresários e organização, o evento buscou “despertar do comportamento empreendedor dos participantes, a geração de renda e estímulo a competitividade”.


Para a coordenadora do departamento de eventos do município de Esperantina, Suene Oliveira, a feira era muito esperada pelos empresários e moradores, com excelente movimentação da economia local. “Nós da organização, vimos muita alegria e empolgação nos feirantes, que resultou em geração de renda e descoberta de novas maneiras de empreenderem e apresentarem seus produtos”, pontuou.

O gerente do Sebrae em Araguatins, André Naves, informou que a Feira de Esperantina faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae e que conta com a adesão do município. “São ferramentas de negócios que, além de criarem um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento humano e empresarial, contribuem para um verdadeiro ambiente de transformação. O público contou com promoções, exposição e venda de comidas regionais e shows culturais”, enfatizou. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze