- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 24 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

OPINIÃO: O empreendedorismo e a política: porque homens como Edison Tabocão deve concorrer a um cargo público

Mais Lidas

O senso comum diz que empreendedores devem ficar longe da política, cuidar de suas empresas cargos eletivos no setor público deve ser papel de outros civis. Esse pensamento explica o colossal fracasso da classe política que enfrenta problemas em achar soluções para os maiores problemas da população.

Guiado por esse senso comum alguns dizem que empresário do ramo de combustíveis Edison Tabocão poderá sofrer uma decepção caso se arrisque em possível candidatura

Esquecem-se porém que a política também é lugar para empreendedores, e suas presenças são cada vez mais necessárias num mundo que vive em constante transformação.

Os grandes escândalos de corrupção revelado nas mais diversas instâncias do poder tem provocado essas mudanças no pensamento político do eleitor. Pesquisas dizem que apenas 6% dos brasileiros confiam nos políticos, o pior índice do levantamento realizado pela consultoria GfK Verein.

Por outro lado, são os empreendedores que fazem a economia brasileira andar, então porque não juntar o útil ao agradável?. Eles geram riquezas, ampliam a oferta de empregos e pagam os impostos que fazem o Estado funcionar. Não são, portanto, a figura maléfica que muitos imaginam.

A vida empresarial não é muito diferente do que ocorre na política, seja na esfera federal, estadual ou municipal. Quem é eleito para representar sua comunidade em um cargo público precisa saber quais são as demandas e necessidades das pessoas, e, claro, saber negociar as melhores condições para atingir esse bem comum. Portanto, quem tem sucesso na criação de empresas certamente terá mais chances de se destacar na vida política.


Evidentemente, nem todo empreendedor tem esse perfil político, mas ainda é cedo demais para avaliarmos isso em Edison Tabocão, que ainda não deu o pontapé inicial à sua pré-campanha. Mas convenhamos que o empresário tocantinense desempenha um papel importante na sociedade. A população não vota pelo “empreendedor”, mas pelo caráter que ele demonstra ter.

O conceito de empreendedorismo social, ou seja, negócios voltados a gerar impacto na sociedade e trazer melhorias às pessoas. São empresas que colocam as demandas sociais em primeiro lugar e buscam formas de solucioná-las já é uma forma de fazer política. É o primeiro passos para representar a população em um cargo público.

Keops Mota é articulista e influenciador digital

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias