- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 24 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PA: Confederações de Desportos Aquáticos aprovam estrutura para sul-americano

Mais Lidas

O governador Simão Jatene recebeu o presidente das Confederações Sul-Americana, Javier Lopez, e Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, no Comando Geral da Polícia Militar, na noite desta terça-feira (7), para acertar os últimos detalhes do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, que acontecerá em Belém, entre os dias 15 e 22 de março. Pela manhã, acompanhados do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, os presidentes visitaram as obras no Parque Aquático da Escola Superior de Educação Física, onde serão realizadas as disputas, e aprovaram a infraestrutura do local.

Segundo Coaracy Nunes, Belém está pronta para sediar a competição mais importante já realizada pela Confederação Brasileira. “As obras estão caminhando maravilhosamente bem para receber essa competição, que é extremamente importante pelo caráter pré-olímpico. A obra toda está em ritmo acelerado. Isso demonstra que as pessoas do Pará são altamente responsáveis e competentes para sediar um campeonato desse porte”, afirmou.

A infraestrutura também foi elogiada por Javier Lopez. Ele lembrou que a capital paraense já foi sede de um campeonato sul-americano júnior em 2004, e que os investimentos que estão sendo realizados pelo governo para esta edição vão assegurar um campeonato de alto nível. “Encontramos um cenário renovado, realmente melhor. As condições são excelentes, graças ao apoio e à vontade do Pará em receber o desporto aquático. O Pará está absolutamente preparado”, garantiu. 

Avaliação

O governador Simão Jatene ressaltou que, com a infraestrutura que vem sendo preparada no Parque Aquático, “o Pará abre um espaço privilegiado para esse tipo de atividade”. “A avaliação feita, tanto pelo presidente da Confederação Sul-Americana quanto pelo Coaracy Nunes foi que as obras estão não só em um ritmo desejável, mas com uma qualidade muito boa. Não tenho dúvida que o esporte pode ser um instrumento fundamental de inclusão social, e o que no queremos é exatamente isso”, afirmou Simão Jatene.

Para o governador, a realização do campeonato no Estado reúne vários significados. “Um evento dessa natureza só se realiza porque o Pará está recuperando a sua credibilidade, e isso eu preciso dividir e festejar com cada um dos paraenses. Mostra o Estado para fora das nossas fronteiras pelo o que ele tem de bom, de positivo, incentiva a nossa juventude, estimula o esporte no Estado e eleva nossa autoestima”, destacou.

Para Jatene, o público paraense poderá prestigiar uma competição de alto nível. “Um campeonato sul-americano é praticamente a última etapa preparatória para as Olimpíadas. Então vamos poder contar com a competição que vai reunir atletas de toda a Sul-América, buscando melhorar seus tempos, a melhor posição nas disputas para conquistar vaga nas Olimpíadas. Tenho certeza que o público irá prestigiar as disputas”, declarou o governador, que visitou as obras no final da manhã desta terça-feira.

Incentivo

Para a presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Helen Castro, que também participou do encontro, o campeonato representa o resgate da modalidade no Estado e um grande incentivo aos atletas paraenses. “O desporto aquático vai voltar a crescer. Com a revitalização do parque iremos voltar com algumas modalidades que estavam paradas, como o polo aquático, o salto ornamental e o nado sincronizado. Com esse incentivo, vamos também poder despertar talentos, como as gêmeas Daniele e Gabriela, da seleção de brasileira de nado sincronizado”, afirmou. 

Durante o encontro, um novo projeto também começou a ser discutido, que visa o incentivo e a valorização dos atletas paraenses. “Inclusive foi uma ideia do governador. Vamos trabalhar em uma espécie de fabricação de ídolos de saltos ornamentais no Pará, em parceria com o Pro Paz. É uma forma de realizamos a inclusão social, e ao mesmo tempo despertamos grandes atletas para o salto ornamental. Esse foi o primeiro passo, agora vamos partir para o papel”, adiantou o secretário Marcos Eiró.

O Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos será realizado entre os dias 12 e 25 de março, evolvendo cinco modalidades: nado sincronizado, salto ornamental, natação, polo aquático e maratona aquática. Pelo menos 800 atletas de 12 países participarão da competição, entre eles os medalhistas César Cielo e Thiago Pereira, que devem mostrar seu favoritismo para as competições das Olimpíadas de Londres. A organização do evento acredita que a realização do campeonato pode gerar à capital paraense cerca de 5 milhões de empregos diretos e indiretos.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias