Connect with us

Pará

PA ultrapassa os 8 mil casos de coronavírus

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou mais 103 mortes e 506 casos da Covid-19 no Pará, nesta segunda-feira (11). De acordo com o boletim mais recente, são 8.069 casos e 812 mortes em todo o estado. A maioria dos casos é registrado na região metropolitana de Belém.

O número de recuperados chega a 4.378; foram descartados 3.002 casos e 755 exames ainda estão em análise.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MARABÁ: Comércio não essencial começa a ser reaberto nesta terça, 26

Publicado

em

O Decreto de nº 49 entrará em vigor nesta terça-feira (26). Por meio do documento, a Prefeitura de Marabá autoriza a abertura parcial do comércio local, exceto shopping centers, academias de ginástica, bares, restaurantes, casas noturnas e estabelecimentos similares, que estão proibidos por meio de decreto estadual. Cultos, missas e demais eventos religiosos presenciais também serão permitidos, com restrição do número de pessoas e obedecendo distanciamento entre elas.

Apesar da reabertura, os comerciantes que trabalham nos serviços não essenciais do município devem ficar atentos para cumprir todas as recomendações, antes expostas no Decreto 32, do Diário Oficial do Município. A exemplo, das recomendações gerais de higiene, como higienização das mãos constantemente, com água e sabão ou álcool em gel ou líquido 70º, disponibilização de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários, marcação de filas com a distância de um metro para pessoas com máscaras, entre outras recomendações.

O Artigo 1º do Decreto nº 49 dispõe sobre a alteração do artigo 6º do Decreto nº 26, de 23 de março de 2020. Sendo assim, de agora em diante, fica permitida a realização de cultos, missas e eventos religiosos presenciais com público de até 10 (dez) pessoas, respeitada distância mínima de 1 metro e meio para pessoas com máscara, com a obrigatoriedade de fornecimento aos participantes de alternativas de higienização (água e sabão e/ou álcool em gel).

O parágrafo único deste artigo discorre que as demais atividades religiosas devem ser realizadas de modo remoto, reconhecida sua essencialidade quando voltadas ao desempenho de ações de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

Já o Artigo 2º do atual Decreto de nº 49, diz respeito à alteração do artigo 1º do Decreto nº 32, de 07 de abril de 2020, informando que os estabelecimentos do comércio de um modo geral, com exceção daqueles proibidos nos incisos I, V e VI do art. 17 do Decreto Estadual nº 777/2020, ou seja, bares, restaurantes, academias de ginástica e shoppings centers, poderão retomar suas atividades parcialmente, observando obrigatoriamente todas as recomendações dispostas no artigo de nº 32.

O decreto entra em vigor a partir desta terça-feira (26), podendo ser revisto a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia do novo coronavírus.

Baixe aqui o DECRETO 49-2020

Continue lendo

Pará

MARABÁ: 58 denúncias contra baderneiros são atendidas no final de semana

Publicado

em

Como já é do conhecimento da população, neste período de isolamento, as denúncias de poluição sonora aumentaram por toda a Marabá, o que tem aumentado o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), órgão fiscalizador dessa situação. Porém, nem sempre as denúncias que chegam são realmente de excesso de barulho, mas sim de aglomeração de pessoas, nas ruas e residências, o que também está proibido. Das 112 reclamações que chegaram à SEMMA, 58 realmente eram de poluição sonora.

Das denúncias atendidas foram emitidas sete notificações, correspondentes a sete autos de infração. Foi registrada uma apreensão de equipamento de som (caixa amplificada), na Rua Espírito Santo, bairro Novo Horizonte. (João Batista)

Continue lendo

Pará

TUCURUÍ: Cinco novos leitos de UTI reforçam tratamento de pacientes da Covid-19

Publicado

em

Estes equipamentos fazem parte dos 120 respiradores que chegaram ao Pará na última sexta-feira (22), por meio de articulação com o Ministério da Saúde, que estão sendo alocados em todas as regiões do Estado, fazendo com que o Pará chegue na marca de 520 leitos de UTI exclusivos para atender pacientes da Covid-19. 

Com o reforço dos cinco respiradores, o Hospital Regional de Tucuruí passa a contar com 14 Unidades de Tratamento Intensivo exclusivas para tratamento da Covid-19, além de outros 21 leitos clínicos, que atendem a população da cidade e de demais municípios da região. 

O diretor do HRT, Dr. Robson Rosa, explica que houve uma readequação no hospital devido a grande demanda de casos na região. “Essa área era um ambulatório e estava desativada. Ela passou por uma reforma geral e viraram leitos. A princípio, foi feito como leitos clínicos, que basicamente só precisam do oxigênio para fazer o tratamento da Covid-19. Só que como a demanda tá muito alta e a região estava com poucos leitos de UTI, a ideia é transformar o espaço em mais 26 leitos de UTI, além dos nove que já temos. Hoje já recebemos cinco respiradores”, informou o diretor. 

Devido o espaço ser inicialmente destinado aos leitos clínicos, estão sendo feitos ajustes para que haja todo o suporte à instalação dos respiradores, como a colocação de ar comprimido, além do oxigênio. A expectativa é que, até a próxima quarta-feira (27) os cinco leitos de UTI sejam definitivamente entregues e fiquem disponíveis para a população.

Continue lendo
publicidade