Connect with us

Bico do Papagaio

PALESTINA DO PARÁ: Cartório perde direito de executar serviços registrais e notariais

Publicado

em

Por não recolher a Taxa de Fiscalização do Fundo de Reaparelhamento do Judiciário (FRJ), o Cartório Extrajudicial do Único Ofício do Município de Palestina do Pará perdeu a delegação dos serviços registrais e notariais, após Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A medida já foi publicada no Diário de Justiça. Considerada infração disciplinar grave, a falta de pagamento da taxa está prevista no inciso I do art. 31 da Lei nº 8935/94.

Segundo a Coordenadoria de Arrecadação do Fundo de Reaparelhamento do Judiciário, do Tribunal de Justiça do Pará, antes da instauração do PAD, o cartório de Palestina teve oportunidades de saldar a dívida, mas permaneceu inadimplente por vários meses.

A taxa de fiscalização, correspondente a 10% do faturamento mensal das serventias notariais e registrais, constitui a receita do FRJ, prevista na Lei complementar nº 21, de 28 de fevereiro de 1994.

O recolhimento deve ser feito, obrigatoriamente, até o dia 5 de cada mês, tendo como referência o movimento do mês anterior. No mesmo prazo devem ser encaminhados ao Tribunal de Justiça todos os atos praticados que servem como base de cálculo para a averiguação do valor devido. O Tribunal de Justiça está intensificando as fiscalizações das receitas do Fundo para  combate a inadimplência e regularizar o recolhimento  da taxa. (O Liberal)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Dono de bar no povoado Agrovila é preso com arma de fogo

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na tarde deste domingo, 28, a prisão de um homem de 43 anos no povoado Agrovila, em Esperantina, no Bico do Papagaio. De posse do autor a PM apreendeu uma espingarda, calibre 20 (réplica da Boito), com duas munições intactas do mesmo calibre e uma garrucha, ambas de fabricação artesanal.

A prisão foi realizada pela equipe do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) em continuidade a Operação Hórus/Vigia que vem acontecendo na região do Bico do Papagaio. A guarnição realizava patrulhamento pela cidade de Esperantina, quando foi abordada por um cidadão informando que o proprietário de um bar mantinha a posse de arma de fogo em seu próprio estabelecimento.

O autor juntamente com as armas e munições foram conduzidos para a Central de Flagrantes em Araguatins para lavratura de demais procedimentos legais.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Chuva causa transtornos em ruas e avenidas

Publicado

em

A manhã de segunda, 1ª, começou com transtornos a moradores em diversos pontos da cidade, devido a forte chuva que provocou vários pontos de alagamentos e impedimento de tráfego de veículos.

Pontos sempre críticos como ruas do bairro Setor Irial e Avenida Araguaia, no centro da cidade, são os que mais preocupam. Motoristas tiveram que deixar seus veículos, por conta da forte enxurrada que desceu por uma avenida do setor Irial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Secretária de Educação entrega cargo

Publicado

em

A professora Doralice Sousa Dantas não é mais secretária municipal de Educação de Araguatins. Ela entregou o cargo este final de semana ao prefeito Aquiles da Areia (PP). Na manhã desta segunda, 1º, o gestor já deu posse a substituta. A escolhida foi a também professora e ex-diretora regional de Educação, Ulissevânia Sales.

Professora Dorinha como é popularmente conhecida, deixou o cargo menos de dois nesses após ser nomeada. Ele ainda não oficializou os motivos da decisão.

Continue lendo
publicidade Bronze