Connect with us

Destaques

Palestra do governador Siqueira Campos marca sessão solene da Comissão Pró-Carajás

Publicado

em

“Aqui estou para aplaudir, homenagear e me solidarizar como povo e com os líderes desta bela causa, declarando total e irrestrito apoio à luta pela criação do Estado do Carajás”. Com estas palavras o governador Siqueira Campos concluiu a palestra que fez na sessão solene da Comissão Brandão pró-Carajás, que aconteceu neste sábado, 26, em Parauapebas – PA, data em que a luta pela criação do novo Estado completa 25 anos. O Governador falou sobre a conquista da criação do Tocantins e incentivou os líderes presentes à reunião e o público em geral a perseguir o sonho do novo Estado, Carajás.

“Nós trouxemos aqui o maior exemplo de dedicação à uma causa popular no Brasil na luta pela criação do Estado do Tocantins. Ele veio nos passar um pouco desta experiência e falar sobre esta iluminada história”, disse o empresário e ex-Deputado Constituinte, Raimundo Cabeludo, uma das principais lideranças na luta pela criação do Carajás.

Na palestra, Siqueira Campos citou a importância da redivisão territorial do Brasil e incentivou a criação do Carajás. “A redivisão do Estado do Carajás e outros Estados na Região Amazônica, é decisão irreversível de suas populações e dos seus melhores líderes. A governabilidade da Amazônia brasileira deve estar alicerçada no redimensionamento de grandes Estados amazônicos, de maneira a reduzir desigualdades regionais e ampliar as oportunidades de desenvolvimento socioeconômico. Esse processo irreversível, cujos objetivos devem estar acima de questões nativistas ou regionalistas, tem o compromisso com as melhorias regionais e, de maneira mais ampla, com a soberania e o desenvolvimento nacional”, disse o Governador.

“A criação do Carajás traz vantagens para o Pará e para todo o país, porque a redivisão é uma necessidade do Brasil para melhor distribuição  da receita. Há a necessidade de um novo pacto federativo, que fortaleça os Municípios e os Estados e deixe forte a União. A redivisão tem o poder de promover as reformas Política, Tributária e Educacional que o País tanto precisa.  As reformas se tornaram urgentes, inadiáveis, eis que as desigualdades e as injustiças cresceram assustadoramente, transformando o nosso povo numa massa de milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza”, argumentou o Governador.

Siqueira Campos elogiou a iniciativa da Comissão e disse que “a luta pela criação do Estado do Carajás, vem dando extraordinária intensidade ao processo de mudança do Brasil, reabrindo os horizontes e restaurando as esperanças do povo brasileiro, especialmente das populações paraenses, da Amazônia e do Centro Norte do País.”

O presidente da Comissão Brandão Pró-Carajás, José Soares de Moura e Silva, agradeceu a participação do Governador. “Nós precisamos do seu apoio para defender o interesse do nosso povo. A população do sul e sudeste do Pará quer a criação do Carajás e nós vamos conquistar isto, como o senhor conquistou a criação do Tocantins, libertando o povo do norte de Goiás da pobreza e da falta de perspectiva”, finalizou.

A deputada estadual Bernadete Dem Cate também agradeceu a presença do governador Siqueira Campos e relatou alguns dados econômicos, que segundo ela, são os motivos principais para a criação do Carajás. “É preciso desconstruir o mito de que se criar o Carajás, o norte do Pará acaba, empobrece. Isto não é verdade e toda a população paraense sai ganhando com a divisão do Estado. O Brasil precisa de uma organização geopolítica justa. O país é dividido em regiões ricas e regiões pobres. Nas regiões Sul e Sudeste, por exemplo, que ocupam 17,6% do território nacional, o PIB (Produto Interno Bruto) é de 72% e a produção industrial é de 82,7%. Nas regiões Norte e Nordeste o território é de 82% do país, o PIB é de 27% e a produção industrial de 19%”, completou a Deputada.

O governador Siqueira Campos defendeu a realização do plebiscito como “o primeiro e fundamental passo e defendeu também a união de todos os líderes da população. “É indispensável a união das lideranças e da população para a vitória da causa”, disse. Siqueira Campos citou a importância da atuação dos deputados Giovani Queiroz  (PDT), José da Cruz Marinho (PSC), Wandenkolk Pastuer Gonçalves (PSDB), Joaquim de Lira Maria (DEM) o deputado Asdrubal Bentes.

Ao final o Governador disse que “o Carajás é um começo forte de grandes mudanças transformadoras do Brasil e da sociedade brasileira”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Destaques

COMUNICADO: Site fora do ar

Publicado

em

Desde o último sábado, 6, o webjornal Folha do Bico vem enfrentando problemas em seu servidor alugado junto a empresa Umbler Provedor Internet LTDA, levando a indisponibilidade dos serviços.

O monitoramento da empresa apontou uma falha no hardware de um dos nosso storages. O storage é um equipamento desenvolvido especificamente para armazenamento de dados e possui diversos mecanismos internos de redundância e de acesso aos dados para reduzir ao máximo o risco de perda de dados em caso de falha em um dos vários HDs que esses equipamentos possuem.

O fato é que três HDs de um dos storages pararam de funcionar de uma vez, e outros quatro estão parcialmente funcionais (o que absolutamente improvável de acontecer). Quando isso aconteceu, o acesso aos dados desse equipamento ficou sobrecarregado e acarretou na indisponibilidade total do cluster de servidores ligados a esse storage.

Desde então a empresa trabalha em conjunto com os técnicos do fornecedor (Dell) para restabelecer o acesso aos dados minimizando ao máximo a possibilidade de perda deles. Já tentados diversas abordagens diferentes, algumas delas já deram resultado e por isso muitos dados já estão a salvo e os serviços funcionando perfeitamente. No entanto, existe uma parcela ainda que não conseguimos concluir pois recebemos a orientação dos técnicos de que não deveríamos acessar aqueles dados a fim de minimizar o risco de que algo fosse perdido.

Continuamos trabalhando para normalizar o acesso.

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: Pretinho deve anunciar desistência em fevereiro

Publicado

em

Empresário e pré-candidato tucano à Prefeitura de Araguatins, Pretinho do Supermercado, bem que tentou, mas vai mesmo desistir da disputa. Lançado pelo conselheiro do Tribunal de Contas, dono de pousada e líder político, Vagner Praxedes, Pretinho está só. (mais…)

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Fez empréstimo no “Nossa Oportunidade” e não recebeu dinheiro, apenas cobraças

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 28, uma ouvinte do programa Rádio Alternativo, apresentado pelo jornalista, Arimatéia Junior, na rádio Nativa FM, denunciou irregularidades no programa de micro crédito Nossa Oportunidade, do Governo do Estado, administrado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS) e a faraônica Secretaria das Oportunidades. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze