Connect with us

Tocantins

PALMAS: Comerciante indignada reclama com Amastha e acaba agredida por prefeito

Publicado

em

Uma cena lamentável protagonizada pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), pré-candidato a governador, foi registrada por populares na noite desta quinta-feira, 29, na capital. Amastha que deve deixar o mandato na próxima semana para disputar o Governo, iniciou uma série de inaugurações e lançamento de obras inacabadas.  

Uma dessas obras, é a revitalização da Avenida Tocantins, em Taquaralto, batizada de “Shopping à Céu Aberto”. O problema é que as edificações tinham previsão de termino em apenas 90 dias e já se passaram quase um ano e nada do termino. Comerciantes estão indignados, pois o fato vem trazendo prejuízos com a queda de movimento.  

Nesta quinta, Amastha foi até o local fazer a “inauguração” de um pequeno trecho. No local, foi abordado por alguns comerciantes que reclamaram direto ao gestor. Uma dessas comerciantes acabou sendo mais dura com o prefeito, que acuado pela mulher, mandou seus assessores e secretários vaiarem a senhora em público. O próprio prefeito puxou a vaia, deixando a comerciante constrangida.   

A ação do prefeito e de sua equipe foi considerada por moradores e comerciantes da região, como um claro ato de agressão e intimidação a uma mulher que tem o direito de reclamar.  

“Nunca vi isso na minha vida. O prefeito ou qualquer gestor tem a obrigação de ouvir as críticas. Vida pública não é apenas aplausos não. Agora ele mandar a turma dele vaiar uma mulher em praça pública só demonstra a agressividade e falta de respeito dele para com as pessoas”, disse o morador Antônio Oliveira que passava pelo local.  

A autônoma Flaviana Costa também se disse envergonhada. “Aqui em Taquaralto tá ruim com isso sem acabar. Agora a pessoa não pode mais chegar no prefeito e reclamar? Será que estamos vivendo uma ditadura? O que mais me admira é ver um ex-deputado federal igual Júnior Coimbra e uma pessoa como Adir Gentil que quer ser deputado participando e dando apoio para vaiar uma mulher. Isso foi um ato de desrespeito que fere e envergonha as pessoas. Deveriam pedir desculpas”, afirmou.  

Logo em seguida a confusão, Amastha deixou o local. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Interessados em adquirir produtos e assistir palestras podem acessar plataforma da Agrotins 100% Digital

Publicado

em

Os interessados em adquirir produtos, máquinas, assistir palestras, bate-papos ou mesas redondas sobre temas referentes à produção agropecuária do Tocantins ainda podem acessar a plataforma da Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2020 100% Digital. Todo o conteúdo exibido nos três dias de feira (27, 28 e 29 de maio) continuará disponível por mais 30 dias.

O espaço virtual pode ser acessado por meio do endereço www.agrotins.to.gov.br e conta com mais de 240 expositores entre produtores da agricultura familiar, revendedoras de maquinários e veículos, empresas de sementes e insumos e cooperativas. A Agrotins 2020 100% Digital também oferece aos produtores a oportunidade de negócios com linhas de crédito especiais.

“Queremos que todos os que tenham interesse possam ter mais tempo para desfrutar deste conteúdo e mais oportunidades de fechar negócios, por isto a plataforma continua disponível. Esta é uma excelente oportunidade para nosso produtores aproveitarem as ofertas de crédito diferenciado que estão sendo oferecidas pelos agentes financeiros”, reforça o governador Mauro Carlesse.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum, destaca que o material gerado nos dias de feira trouxe temas relevantes à produção agropecuária do Estado, desde os produtos da agricultura familiar, passando pela fruticultura, aos carros-chefes como a soja, o milho, o arroz e a bovinocultura. “Em termos de conteúdo, cumprimos nosso papel de levar ao produtor rural tudo o que há de novidade no campo e ainda oportunizar a eles a possibilidade de renovar o maquinário, de adquirir um veículo ou obter um financiamento”, explica o secretário.

O que tem na plataforma?

A plataforma na qual o conteúdo continua disponível foi toda pensada para facilitar a vida de quem busca por oportunidades de negócio ou por conhecimento, por isto foi dividida em quatro abas na parte superior: “Espaço dos Pavilhões”, “Campo do Conhecimento”, “Programação ao Vivo” e “Expositores”.

No “Espaço dos Pavilhões”, estão disponíveis vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos do Governo Estadual, bem como os parceiros das áreas do conhecimento, além de instituições financeiras que estão ofertando linhas de crédito especiais. Também estão disponíveis os campos da pecuária, aquicultura, pesca esportiva, agricultura familiar, Plano ABC, mulheres rurais e muito mais. Em seguida, aparece a aba “Campo do Conhecimento”, reunindo o futuro do agronegócio dentro da programação da Agrotins 2020 100% Digital, por meio de palestras, cursos, dias de campo, workshops e uma biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade.

Na aba “Programação Ao Vivo”, o cidadão acompanha todo o conteúdo que já foi exibido em tempo real. Já a aba “Expositores” reúne importantes parceiros das Agrotins, que são responsáveis por trazer as principais novidades tecnológicas do universo agro.

Edição histórica e inovadora

Neste ano, a vigésima edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins recebeu um versão 100% Digital e entrou para a história do agronegócio brasileiro, sendo a primeira feira do segmento a ser realizada totalmente neste formato pela plataforma www.agrotins.to.gov.br. A adequação do formato se deu em decorrência da pandemia provocada pelo novo Coronavírus e a necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas.  

Com o tema “Cerrado Sustentável”, a feira já superou expectativas. Até às 10 horas desta segunda-feira, 1º de junho, foram contabilizadas 412.671 mil visualizações no site oficial, com acessos oriundos de todos os 26 estados e Distrito Federal (DF), e ainda de 60 países, nos seis continentes, incluindo as potências Estados Unidos e China. Mais de 5 mil pessoas haviam feito inscrição para participar das 179 palestras realizadas pela feira, com direito a certificado.

“Estamos muito felizes com a repercussão que a feira teve no Brasil e no mundo. Milhares de pessoas visitaram nossa plataforma, o que é excelente, porque conseguimos mostrar nosso potencial e destacar nossa preocupação com a sustentabilidade. No Tocantins, temos a preocupação com o aumento da produtividade, mas sem esquecer de preservar o nosso cerrado, que é riquíssimo e abundante”, reforça o governador Mauro Carlesse.

O secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes, reitera que a repercussão na mídia nacional e os acessos fora do país foram de suma importância para que a feira se consolide como uma marca forte em todo o Brasil. “A Agrotins 2020 100% Digital rompeu barreiras, quebrou paradigmas, saiu na frente e é um marco histórico para a comunicação do Tocantins e para as feiras de tecnologia do país”, destaca. (Sara Cardoso e Vania Machado/Foto: Esequias Araújo)

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Igrejas estão autorizadas a fazer atendimento presencial a fiéis

Publicado

em

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, fez novo decreto, o 226, que trata da realização de cultos religiosos. De acordo com o novo texto já em vigor desde a última sexta-feira, 29, que altera o decreto 222, os cultos religiosos devem continuar sendo realizados de forma on-line e autoriza a realização de atendimentos e aconselhamentos presenciais com número restrito de no máximo 10 participantes, incluindo o pastor, padre e seus auxiliares.

“No decreto vigente permitimos a reunião entre familiares com número de até 8 pessoas, da mesma forma, resolvemos também autorizar que as igrejas realizem atendimento aos fiéis que necessitam de ajuda espiritual, já que são estes lugares que muitos procuram quando estão com problemas internamente”, explicou Dimas.

Para realização do atendimento presenciais tanto pastores, padres ou demais líderes religiosos, quantos os fiéis, deverão tomar todas as providencias adequadas de higiene, como uso de máscara, higienização das mãos, manter distância de dois metros, para evitar a transmissão da covid-19.

Colaboração de todos

O presidente da Câmara, Aldair da Costa (Gipão), destacou a importância do trabalho dos líderes religiosos na atenção às pessoas que precisam de ajuda nesse tempo de pandemia.

“Os religiosos têm a missão dada por Deus do ensinamento, não só da fé, mas de saúde também e desempenham um papel importante na transformação do ser humano, e com essa missão, precisamos continuar ajudando as pessoas com palavras de fé e esperança”.

De acordo com o Conselho de Ministros Evangélicos de Araguaína (COMEARA), a abertura para atendimento vai ajudar muitas pessoas. “A igreja pode colaborar muito para as distorções emocionais, perturbações espirituais que estão ocorrendo em decorrência deste momento de pandemia, portanto, vamos nos organizar para colaborar com aqueles que precisam”, destacou o presidente do Comeara, pastor Flávio Braga.

Para a Igreja Católica, representada em Araguaína pela Diocese de Tocantinópolis, o momento é de continuar contribuindo também com as autoridades sanitárias. “A recomendação da Igreja Católica nacional é a de seguir as recomendações das autoridades sanitárias municipais, incentivando o isolamento social; os fiéis que desejarem atendimentos como confissão ou direção espiritual, com todo cuidado adequado, e individualmente, devem buscar os padres de suas paróquias em horários organizados”, explicou o bispo Dom Geovane Pereira.

Continue lendo

Tocantins

Com 4.345 casos de Covid-19, Tocantins tem 32% recuperados

Publicado

em

O 78º Boletim Epidemiológico Notificações da Covid-19 no Tocantins, divulgado no início da tarde desta segunda, 1ª, pela A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foram contabilizados 175 novos casos confirmados para Covid-19.

Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 4.345 casos confirmados da doença, destes, 1.431 pacientes estão recuperados e 2.838 estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar, além de 76 óbitos.

Araguaína (1846 casos), Palmas (611) e Xambioá (204) lideram o número de casos. Araguaína (891), Palmas (299) e Gurupi (54) o de recuperados e Araguaína (18), Araguatins (11) e Palmas (8), o de mortes, todos nessa ordem.

Continue lendo
publicidade