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PALMAS: Consumidores reclamam de bagunça e aglomeração em atendimento da Energisa

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Na última semana consumidores da Energisa Tocantins denunciaram o que eles chamam de “falta de respeito da Energisa com seus consumidores”, segundo Daniele Rocha, que procurou a unidade de atendimento da empresa em Palmas para solicitar uma mudança de endereço, ela teve dificuldades primeiro para achar o prédio no qual a empresa está fazendo o atendimento, que ficava na Avenida LO-02, mas estava fechada sem qualquer aviso de onde seria o novo posto.

“Cheguei na porta do antigo prédio de atendimento ao cliente, sem saber que havia sido fechado e não tinha mais a identidade visual da empresa ou qualquer aviso. Liguei no Resolve Palmas e me disseram que também não saberiam informar”, revela a consumidora.

Daniele disse que só após dar voltas na quadra e perguntando para pedestres é que ela descobriu que o atendimento ao cliente passou a funcionar em outra avenida, na LO-04. Considero isso uma falta de respeito para com os consumidores. Não temos obrigação de adivinhar para onde a empresa mudou. Isso deveria ter sido comunicado para os usuários, pois imagino que assim como eu muitas pessoas estão passando pelo mesmo problema.

O problema de José Magno, que procurou a empresa para contestar o valor de uma conta foi ainda pior, pois em plena pandemia do novo coronavírus e com as recomendações de distanciamento social para evitar contaminação e mortes, a empresa promoveu a aglomeração de várias pessoas em uma fila com apenas alguns centímetros de distância de uma para a outra, inclusive com a presença de crianças. “Na entrada eles ficam regulando quem entra e quem sai de cada vez e as pessoas ficam ali fora aglomeradas de forma desorganizada, esperando a sua vez de entrar. Quando entramos a fila é igualmente uma aglomeração, totalmente desorganizada e sem distanciamento. Um verdadeiro absurdo”, afirmou o usuário que tirou uma foto em que é possível ver várias pessoas umas coladas nas outras em uma fila.

Magno conta ainda que ao entrar em outra sala mais restrita onde aguarda o atendimento não existem janelas ou purificadores de ar, o que segundo os especialistas facilita a contaminação pela doença.

Resposta

Procurada a Energisa Tocantins disse que desde o início da pandemia, adota protocolos de segurança específicos para o enfrentamento da Covid-19. No caso das agências de atendimento, o número de clientes dentro das agências foi reduzido, com controle de acesso, verificação da temperatura, higienização das mãos e obrigatoriedade do uso de máscara. “Todas as unidades possuem materiais informativos com as orientações de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Os colaboradores sempre reforçam, aos clientes, a importância de respeitar todas as recomendações, inclusive o distanciamento social”.

A empresa disse ainda que comunicou com antecedência a mudança para a novo endereço, inclusive enviando uma foto que mostra o aviso. Entretanto, quando nossa reportagem esteve no local, após a mudança, não havia qualquer informação a respeito na fachada do prédio ou em qualquer outro lugar.

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Tocantins

ARAGUAÍNA: Segunda dose da vacina Pfizer contra a covid-19 é antecipada

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A Prefeitura de Araguaína informou que a partir desta quinta-feira, 23, os moradores que tomaram a primeira dose do imunizante contra a covid-19 do laboratório da Pfizer estão sendo beneficiados com a antecipação de 12 para 8 semanas na aplicação da segunda dose.

“Estamos seguindo uma orientação do Ministério da Saúde para aplicação da segunda dose da Pfizer. Essa alteração trará para o Município agilidade na imunização completa da nossa população, devido ao prazo que foi reduzido para 60 dias. Além disso, teremos uma melhor e mais rápida cobertura vacinal da comunidade”, afirmou a diretora de Imunização, Samilla Braga.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que 61.706 moradores receberam a primeira dose da Pfizer, desses 8.871 tomaram a segunda. Com a mudança, 52.835 pessoas serão beneficiadas e vão poder concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicial indicado.

Outros imunizantes
Além dessa medida, o Município já estava antecipando a aplicação da segunda dose para a população que tomou o imunizante da Astrazeneca, pois os moradores podem comparecer em um dos locais de vacinação para receber a segunda dose em um intervalo de 80 a 90 dias.  

Já a conclusão do esquema vacinal com o imunizante Coronavac segue sem alteração, com o intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda doses.

Locais de vacinação
A população que recebeu a primeira dose deve ficar atenta a data do retorno que está marcada no verso do cartão de vacina. Além de apresentar a carteirinha, é necessário o documento de identificação com foto e CPF.

A vacinação contra a covid-19 é disponibilizada de segunda a sexta-feira no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, e nas UBS Araguaína Sul, UBS JK, UBS Manoel Maria (Setor Cimba), UBS Palmeiras do Norte (Setor São Miguel) e a UBS Dr. Raimundo (Setor Maracanã), com horário de atendimento das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, além da UBS Dr. Francisco (Vila Aliança), das 7 às 18 horas. (Giovanna Hermice / Foto: Marcos Sandes)

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Sebrae Tocantins abre vaga para área de Tecnologia da Informação

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O Sebrae Tocantins abriu processo seletivo para uma vaga de Analista I, na área de Tecnologia da Informação. A seleção é para ingresso imediato e o candidato selecionado irá atuar no Sebrae em Palmas, com carga horária de 40 horas semanais. Com salário de R$ R$ 3.870,50, mais benefícios, interessados devem se inscrever até 28 de setembro, no link  https://bit.ly/3CeLXxc

A inscrição para o seletivo custa R$ 80,00 (oitenta reais) e os candidatos precisam ter graduação completa em um dos seguintes cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Sistemas de Informação ou outros cursos correlatos à área, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.  

A seleção será executada pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Cultura (FAPETEC), instituição contratada pelo Sebrae Tocantins para esse fim. As etapas serão realizadas de forma remota e presencial em três fases: Prova Objetiva e Discursiva; Análise Curricular e Documental; e Entrevista Individual por Competências.  

O contrato é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, além do salário, inclui os seguintes benefícios fixos: Assistência Médico Hospitalar, Plano de Previdência Privada, Seguro de Vida em Grupo, Vale-Transporte, Auxílio Alimentação no valor de R$ 1.285,00 e Auxílio Educação (com regras específicas).

De acordo com a gerente do Sebrae, Vera Braga, é importante que os candidatos leiam todos os pontos do Comunicado de Seleção “atentando-se, principalmente, aos documentos comprobatórios exigidos e as datas e prazos expressos no cronograma”.

Entre os requisitos, é preciso comprovar experiência de no mínimo seis meses como profissional de nível superior em atividades de administração de banco de dados e sistemas e elaboração e implementação de sistemas e/ou banco de dados. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

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Tocantins

De janeiro até a primeira quinzena de setembro, foram cerca de 1,5 mil acidentes de trânsito no Tocantins

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Estabelecido no Brasil como referência à regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorrido em 23 de setembro de 1997, o Dia Nacional do Trânsito se transformou, praticamente, em símbolo de alerta máximo, e não como data para celebrar avanços, progressos e conscientização, de fato, de condutores e pedestres.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), uma das principais forças de atendimento às ocorrências envolvendo trânsito no Tocantins, já registrou 1.419 acidentes este ano, entre janeiro e a primeira quinzena de setembro.

Na avaliação do comandante Operacional do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, “o Dia Nacional, nesse momento, é uma data para alertar”, reforça.

Um levantamento realizado pelo Sistema de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (Siocb), identificou 467 atendimentos a ocorrências de trânsito definidas pela corporação como colisão veículo leve x motocicleta, em oito meses e meio.

É o maior volume de atendimento entre as diversas naturezas de ocorrências no dia a dia dos militares.

Contudo, segundo o coronel Peterson Ornelas, há o que se comemorar. “Não podemos esquecer as diversas tentativas feitas pelos órgãos do setor de trânsito, como os investimentos nas vias públicas, nas campanhas de conscientização, nas blitzes educativas, entre outros. E por outro lado, há também muitos cidadãos mais conscientes, responsáveis”, destaca.

“Todos os esforços são válidos e precisam continuar ocorrendo, pois o trânsito ainda é violento. A conscientização para uma direção veicular cada vez mais cuidadosa não pode parar, para que assim tenhamos um Dia Nacional do Trânsito, de fato, para celebrar a vida e o respeito entre aqueles que integram o ambiente das vias públicas”, completa o coronel.

Estatísticas

A segunda maior quantidade de ocorrências atendidas pelo CBMTO é a de natureza queda de motocicleta. Desde o começo do ano, já são 370 registros.

A colisão entre motocicletas é a terceira em maior quantidade de atendimentos no Tocantins, chegando a 133 casos.

Os demais tipos de acidentes estão bem abaixo no comparativo. Para se ter uma ideia, a quarta natureza de ocorrência é relacionada a capotamento/tombamento, somando 83 ocorrências. E a quinta é de colisão entre veículos, com 68 registros.

As motocicletas estão presentes em 1.076 atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar, enquanto os veículos leves somam 680 atendimentos. (Luiz Henrique Machado)

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