Connect with us

Tocantins

PALMAS: Novo decreto ampliará funcionamento de atividades não essenciais

Publicado

em

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, anunciou alterações no funcionamento das atividades não essenciais e em instituições de ensino de Palmas, que estarão em novo decreto a ser publicado nesta quarta-feira, 05, no Diário Oficial do Município (DOM). As medidas foram tomadas com base no coronômetro, ferramenta que monitora os indicadores da pandemia do novo coronavírus na Capital.

O anúncio foi feito durante Sala Virtual de Imprensa da Prefeitura de Palmas, na manhã desta quarta, com as participações do secretário-executiva da Saúde e presidente do Centro de Operações de Emergência em Saúde(COE-Covid-19 Palmas), Daniel Borini, da secretária da Educação, Cleizenir dos Santos, e o secretário da Casa Civil, Agostinho Júnior. Na ocasião, houve uma apresentação da evolução dos indicadores da pandemia nas últimas semanas, considerados positivos; reflexo das restrições adotadas desde o início de março no município.   

“Vejo que medidas restritivas foram tomadas na hora certa. Tivemos atitudes assertivas e conseguimos reduzir novos casos da doença e ampliar a oferta de leitos. Agora, conto com o apoio da população para continuarmos avançando, sempre com responsabilidade, embasamento técnico e científico, e respeito à vida”, disse Cinthia Ribeiro.

De acordo Borini, a transição de fase apontada pelo coronômetro nos últimos dias indica uma regressão da transmissibilidade do novo coronavírus, com alcance de um resultado mais positivo na maioria dos indicadores de avaliação. “Estamos deixando a fase laranja e migrando para a amarela. Avançamos em alguns indicadores, seguimos vacinando e hoje temos mais leitos.”

O decreto trará algumas mudanças em relação às medidas em vigor. Entre elas, estão: a ampliação da ocupação do comércio não essencial de 30% para 50%; os shoppings poderão funcionar aos sábados e domingos no sistema delivery e drive trhu; lanchonetes e similares poderão funcionar com consumo no local, também com 50% da capacidade.

Educação

Na rede municipal, será autorizado o retorno das atividades administrativas e dos profissionais docentes nas escolas e centros de educação infantil, conforme regras que serão estabelecidas por meio de portaria da Secretaria Municipal da Educação.

Com relação à rede particular de educação, o Município de Palmas deverá se reunir com representantes das instituições de ensino para apresentar a proposta de retorno gradual das atividades, que só poderá ocorrer caso não seja prorrogado o Decreto nº 6.230/2021, do Governo do Estado, que suspende as atividades educacionais em todo o território tocantinense até14 de maio.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Ministério Público do Tocantins anuncia concurso para promotor

Publicado

em

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) deverá realizar o 10° concurso público para o quadro de membros. O certame foi autorizado pelo Conselho Superior em sessão ordinária realizada na última sexta-feira, 11. Na ocasião, também foi eleita a comissão do concurso.

Serão ofertadas sete vagas para promotor de Justiça substituto, podendo ser, posteriormente, chamado um número maior de aprovados, de acordo com a necessidade, conforme informado pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti.


Os conselheiros ainda elegeram os integrantes que comporão a comissão do concurso, formada por cinco integrantes, dentre os quais o procurador-geral de Justiça como membro nato, três membros vitalícios e um integrante indicado pela Ordem dos Advogados Brasil, Seccional Tocantins (OAB/TO), além de dois membros suplentes.

A Comissão ficará encarregada de definir o cronograma para realização das provas, contudo, há expectativa de que ocorra no segundo semestre deste ano.

Concurso quadro de servidores

Sobre a possibilidade de concurso para o quadro de servidores, o PGJ informou que o setor de Planejamento realiza estudo técnico para levantar a necessidade e a viabilidade. (Denise Soares)

Continue lendo

Tocantins

Tocantins passa de 3 mil mortes por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste sábado, 12 de junho, o estado do Tocantins, passou das 3 mil mortes por Covid-19, cravando 3.009 óbitos.

Hoje o Tocantins registra um total de 559.042 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 187.382 casos confirmados da doença. Destes, pacientes 167.791 estão recuperados e 16.582 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar).

Continue lendo

Tocantins

Bombeiros revisam técnicas e treinam para temporada de praia no Tocantins

Publicado

em

Bombeiros militares iniciaram nesta terça-feira, 8, na sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Palmas, as atividades de nivelamento em salvamento aquático, envolvendo guarda-vidas de todas as unidades da corporação no Estado. O foco é a atualização dos conhecimentos e das técnicas dos salva-vidas, já visando à Temporada de Praia no Tocantins, caso ela venha ocorrer.

Serão três dias de atividades teóricas e práticas, envolvendo também as técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

O mesmo trabalho será feito com militares da corporação em Gurupi, Araguaína e Araguatins.  (Luiz Henrique Machado)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze