- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 23 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PALMEIRAS: Adapec vistoria granjas avícolas para renovar registros

Mais Lidas

O Tocantins conta com 137 granjas de aves comerciais que têm capacidade para alojar 8,5 milhões de aves, dessas 134 são de corte e três de aves de postura. Para garantir a sanidade avícola, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza, de forma rotineira, vistoria nesses estabelecimentos para emitir o registro, que vence anualmente. Nessa quarta-feira, 17, os profissionais começaram a percorrer cinco granjas no município de Palmeiras do Tocantins para verificar a documentação e estrutura física.

Para obterem o registro, serão observados critérios mínimos exigidos em normativas, como: a comprovação da existência legal, anotação de responsabilidade técnica do médico veterinário da granja, plantas de localização, memorial descritivo das medidas higiênico-sanitárias e de biossegurança, documento que comprove a qualidade microbiológica da água, entre outros.

“Se o estabelecimento não atender os padrões exigidos na legislação não será emitido o registro, impossibilitando novo alojamento de aves nestas granjas. As correções deverão ser feitas para uma posterior avaliação e estando tudo dentro dos padrões, é liberado o registro e consequentemente o alojamento”, ressalta a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec, Keyte Moreira, explica

Na região que está sendo visitada existem 22 granjas. “À medida que o registro for vencendo, o interessado deverá procurar a Agência para fazermos a vistoria, no local, onde verificamos estrutura física: tela de proteção do galpão, cortinas, portas, entre outros, pra ver se o local está apto para o alojamento dos pintinhos”, disse o supervisor da área animal, Marques Barbosa.

Ações

Entre as principais ações que a Adapec realiza em todo Estado estão: cadastro e fiscalização de granjas e dos demais estabelecimentos de abate e venda de aves vivas, bem como, fiscalização das aves que estão sendo transportadas.

Além disso, monitoramento sanitário dos plantéis de reprodução para certificação de núcleos e granjas avícolas livres de salmoneloses e micoplasmoses; assistência aos focos de doenças de controle oficial; fiscalização das ações de vazio sanitário e controle da venda de aves em estabelecimentos.

Dados

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, em 2018, o Tocantins exportou 1,4 mil toneladas de carnes de frangos, os principais países importadores são: Hong Kong, Omã e Mianmar (Birmania). Nesse mesmo período, foram abatidos nos frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) mais de 12,6 mil toneladas de aves. (Dinalva Martins)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias