Connect with us

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Adapec vistoria granjas avícolas para renovar registros

Publicado

em

O Tocantins conta com 137 granjas de aves comerciais que têm capacidade para alojar 8,5 milhões de aves, dessas 134 são de corte e três de aves de postura. Para garantir a sanidade avícola, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza, de forma rotineira, vistoria nesses estabelecimentos para emitir o registro, que vence anualmente. Nessa quarta-feira, 17, os profissionais começaram a percorrer cinco granjas no município de Palmeiras do Tocantins para verificar a documentação e estrutura física.

Para obterem o registro, serão observados critérios mínimos exigidos em normativas, como: a comprovação da existência legal, anotação de responsabilidade técnica do médico veterinário da granja, plantas de localização, memorial descritivo das medidas higiênico-sanitárias e de biossegurança, documento que comprove a qualidade microbiológica da água, entre outros.

“Se o estabelecimento não atender os padrões exigidos na legislação não será emitido o registro, impossibilitando novo alojamento de aves nestas granjas. As correções deverão ser feitas para uma posterior avaliação e estando tudo dentro dos padrões, é liberado o registro e consequentemente o alojamento”, ressalta a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec, Keyte Moreira, explica

Na região que está sendo visitada existem 22 granjas. “À medida que o registro for vencendo, o interessado deverá procurar a Agência para fazermos a vistoria, no local, onde verificamos estrutura física: tela de proteção do galpão, cortinas, portas, entre outros, pra ver se o local está apto para o alojamento dos pintinhos”, disse o supervisor da área animal, Marques Barbosa.

Ações

Entre as principais ações que a Adapec realiza em todo Estado estão: cadastro e fiscalização de granjas e dos demais estabelecimentos de abate e venda de aves vivas, bem como, fiscalização das aves que estão sendo transportadas.

Além disso, monitoramento sanitário dos plantéis de reprodução para certificação de núcleos e granjas avícolas livres de salmoneloses e micoplasmoses; assistência aos focos de doenças de controle oficial; fiscalização das ações de vazio sanitário e controle da venda de aves em estabelecimentos.

Dados

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, em 2018, o Tocantins exportou 1,4 mil toneladas de carnes de frangos, os principais países importadores são: Hong Kong, Omã e Mianmar (Birmania). Nesse mesmo período, foram abatidos nos frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) mais de 12,6 mil toneladas de aves. (Dinalva Martins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Apoiadores e militantes fazem festa e prometem intensificar campanha de Rocha Miranda

Publicado

em

A manhã desta quinta, 29, foi de festa para os apoiares e simpatizantes da candidatura de Rocha Miranda (PTB), da Coligação “De Volta ao Progresso”, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), reformar decisão de primeira instância e deferir seu registro de candidatura.

Em diversos pontos da cidade, foram registradas comemorações e na frente do comitê central, dezenas de pessoas foram até o local comemorar.

Rocha Miranda que acompanhou o julgamento de Palmas, deve chegar ainda nesta quinta em Araguatins e acelerar a campanha.

Aliados de Miranda, disseram ao webjornal Folha do Bico, que a partir do momento que o candidato chegar em Araguatins, a campanha será continua. Uma série de ações já está sendo preparada, com o objetivo de recuperar o tempo perdido até o julgamento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vagas na Câmara sobem para 13, mas concorrência também cresce

Publicado

em

No último mês de julho, os atuais vereadores aprovaram o aumento de 11 para 13 cadeiras na Câmara Municipal. Esse número já passa a valer para esta eleição.

Mesmo com duas cadeiras a mais, a concorrência por elas também cresceu, dado o grande número de postulantes das vagas.

Em 2016, com 11 cadeiras em disputa, foram solicitadas junto a Justiça Eleitoral, 106 pedidos de registro, mas houve um falecimento e um indeferimento, deixando 104 candidatos na disputa, ficando uma média de 9,45 por vaga.

Agora em 2020, foram solicitados 130 registro. Houveram duas renúncias e três indeferimentos. Sobraram 125 candidatos para concorrer às 13 vagas, dando uma média de 9,61 por cadeira.

De 2016 para 2020 a concorrência pelas cadeiras cresceu 0,16, mesmo com mais vagas oferecidas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Candidatura de Rocha Miranda é aprovada pelo TRE

Publicado

em

Por 5 a 1 , a candidatura de Rocha Miranda (PTB), da coligação “De Volta ao Progresso”, foi aprovado pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na manhã desta quinta, 29.

Com a decisão, Rocha Miranda se torna apto a disputar a eleição.

Continue lendo
publicidade Bronze