Connect with us

Bico do Papagaio

PALMEIRAS DO TO: Pesquisadores discutem Patrimônio cultural

Publicado

em

A Igreja de São José, o Ribeirão Croatá, a confecção de cestas artesanais com fibra de buriti e taboca, manifestações religiosas e artefatos pré-históricos líticos (feitos de pedra) ou cerâmicos. Esses são apenas alguns exemplos dos diversos tipos de patrimônio encontrados em Palmeiras do Tocantins pela equipe de pesquisadores da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins.

Desde quarta-feira, 20, a equipe do Unitins/Nuta – Núcleo Tocantinense de Arqueologia está na Área de Impacto Direto e Indireto da UHE Estreito, realizando atividades de Educação Patrimonial. Essas atividades integram o programa Saltestreito, um convênio firmado entre a Unitins e o Ceste – Consórcio Estreito de Energia para realizar o levantamento e salvamento arqueológico, paleontológico, cultural, histórico e paisagístico nas Áreas de Influência da Usina. As pesquisas abrangem doze municípios.

“Estamos mostrando todo o levantamento, dando esse retorno à comunidade e vamos num segundo momento, dar um outro retorno a eles, confrontando as informações. Ou seja, concluir os trabalhos do laboratório e produzir um material didático-científico com esses resultados”, informou o coordenador do programa, o pesquisador Marcos Aurélio Câmara Zimmermann.

Ainda segundo ele, os próximos passos no prosseguimento da pesquisa são: a conclusão, até julho de 2011, no entorno da barragem com as atividades de prospecção arqueológica e resgate e a conclusão das pesquisas em laboratório, para consequentemente, produzir o material científico-didático.

Programação

Na oficina de Educação Patrimonial, participaram professores da rede pública municipal e estadual. Eles assistiram a um ciclo de palestras sobre Arqueologia, Paleontologia e Patrimônio Histórico Cultural, com os pesquisadores Crisvanete Aquino, José Mendes e Genilson Nolasco, respectivamente.

A Secretaria Municipal de Educação de Palmeiras apoiou a realização do evento, que aconteceu na Câmara Municipal.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Bebê de apenas 5 meses morre com Covid-19

Publicado

em

Uma criança de apenas 5 meses teve morte diagnosticada como sendo por Covid-19. A informação foi divulgada neste sábado, 28, pela secretaria de Estado da Saúde, por meio de seu Boletim Epidemiológico.

O óbito ocorreu no dia 24 de novembro, no Hospital Municipal de Araguaína.

Esta é a nona morte por Covid-19 no município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: PM recupera bicicleta roubada e prende suspeito no bairro Boa Vista

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) através do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), norte do Estado, prendeu na noite dessa quinta-feira, 26, um homem de 32 anos acusado de roubar a bicicleta de um menor de 15 anos no Bairro Boa Vista em Augustinópolis.

O pai do menor ligou para a PM e relatou que o homem havia roubado a bicicleta de seu filho que se encontrava estacionada em frente a sua residência naquele setor.
Ainda segundo o pai da criança, seu filho chegou a seguir o autor, mas, acabou sendo ameaçado de morte e resolveu comunicar o caso ao pai.

Para não ser contido, o homem ainda tentou fugir deixando para trás a bicicleta, mas, acabou sendo preso pela PM quando tentava se esconder em um bar. O indivíduo e o objeto do roubo foram apresentados na Central de Flagrantes para as devidas providências.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Sr. Quincas morre aos 97 anos

Publicado

em

Faleceu na sexta, 27, um dos pecuaristas mais respeitados de Araguatins, no Bico do Papagaio, Joaquim José de Araújo, mais conhecido como Sr. Quincas. Ele faleceu de causas naturais aos 97 anos.

O velório está acontecendo em sua residência, na Avenida Siqueira Campo, 475, no centro da cidade.

O sepultamento será às 17h, no Cemitério Municipal.

Continue lendo
publicidade Bronze