Connect with us

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Sistema de Biodigestão na Avicultura será tema de Dia de Campo

Publicado

em

O sistema completo instalado na Fazenda Bom Tempo, é composto por oito biodigestores, que têm capacidade para o tratamento de dejetos de cerca de 300 mil aves.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza nesta quinta-feira, 30, das 8 às 12 horas, o Dia de Campo Sistema de Biodigestão na Avicultura. O evento ocorre na propriedade rural Fazenda Bom Tempo, em Palmeiras do Tocantins. A ação faz parte do convênio Seagro / Mapa – 806634/2014, que tem como objetivo incentivar a utilização de biodigestores no Tocantins.

De acordo com o técnico de Sistemas Elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, o sistema instalado na Fazenda Bom Tempo, é composto por oito biodigestores, que têm capacidade para o tratamento de dejetos de cerca de 300 mil aves distribuídas em 10 galpões. “A cada ciclo (de 60 dias), são tratados mais de 430 toneladas de dejetos. Todo o biogás gerado por este complexo abastece dois geradores elétricos que tornaram a propriedade autossuficiente em energia elétrica”, explicou.

O técnico ressalta que, além da geração da energia necessária para manter toda a atividade pecuária da empresa, os benefícios ambientais também são relevantes, como a eliminação da emissão do gás metano, que é altamente nocivo à atmosfera e que contribui sobremaneira para o aquecimento global. “Sem contar que o sistema evita a contaminação do solo e da água por meio do lançamento direto dos dejetos”, enumerou o técnico.

Reginaldo Novais ressalta que a energia gerada do biogás possui diversas finalidades. O biogás gerado a partir da decomposição no interior do biodigestor poderá ser utilizado na geração de energia elétrica e/ou para queima direta em fogões. “E ainda, a mistura, água e biomassa, resultante do processo de decomposição, se transforma em biofertilizante, que poderá ser utilizado para corrigir o solo, substituindo os agrotóxicos mais pesados, proporcionando uma lavoura totalmente orgânica”, complementou.

Programação

O Dia de Campo contará com atividades em quatro estações e palestra de encerramento sobre as linhas de financiamento para sistemas de biodigestão. Nas estações, serão tratados os temas: processo de alimentação dos biodigestores; geração de energia com o biogás conectada a rede da concessionária; propriedades e aplicação do biofertilizante na propriedade: comparativos com outros fertilizantes e resultados; utilização do biofertilizante para sistemas de biodigestão.

São parceiros no evento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Banco Nacional da Amazônia (Basa), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e o Sebrae Tocantins. (Lenna Borges)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Coligação diz que Aquiles é alvo de fake news

Publicado

em

A Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, disse por meio de Nota, que o candidato a prefeito, Aquiles da Areia (PP), vem sendo alvo de fake news.

Veja o que a Coligação diz:

A coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, formada pelos partidos políticos: PP, PSD e REPUBLICANOS, vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi noticiado, na imprensa, o nosso candidato Aquiles da Areia foi ao hotel onde estava hospedado o governador Mauro Carlesse a convite do próprio governador.

Durante o café da manhã, houve uma conversa amistosa e em momento algum Aquiles da Areia fez qualquer pedido de apoio ao governador, conforme afirmado.

Outro fato que também destacamos, e que nos causou perplexidade, foi a afirmação que Aquiles da Areia tem uma grande rejeição. Entendemos que isso só pode ser confirmado através de pesquisa eleitoral autorizada e homologada no TRE de Tocantins. Como isso não aconteceu, estamos exercendo o nosso direito de contestar essa informação equivocada e maldosa, que tem o único objetivo de denegrir a imagem do nosso candidato.

Mas o povo não é bobo e diferencia muito bem o que é verdade do que é falso e não vai se deixar enganar.

Num momento em que todo o Brasil se une contra as fake news, não podemos aceitar passivamente que pessoas inescrupulosas envergonhe a nossa cidade e o nosso povo.

Vamos dizer não as fake news. Campanha eleitoral se faz com verdade e não enganando o povo, que merece saber a verdade para não errar na escolha.

Coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Jovem morre em batida de moto com animal solto em rodovia

Publicado

em

Um jovem morreu vítima de acidente de trânsito, na madrugada desta quarta, 21, no município de Buriti, no Bico do Papagaio.

O jovem se chamava, José Kemensom, morador do PA Canaã e aluno do 9º ano da Escola Ney Braga. Ele estava em uma motocicleta e se chocou com um animal na rodovia TO-010. Morreu no local.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Oitavo óbito por Covid-19 é oficializado

Publicado

em

A oitava morte por Covid-19, no município de Esperantina, no Bico do Papagaio, foi confirmada nesta quarta, 21, pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio de seu Boletim Epidemiológico.

A vítima é um homem de 31 anos, com doença neurológica crônica e desnutrição severa. Óbito no dia 18 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo
publicidade Bronze