Connect with us

Pará

PARÁ: ‘Minha Casa’ aplica R$ 1,45 bilhão no Estado

Publicado

em

A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou ontem os dados locais do programa de habitação “Minha Casa, Minha Vida”. O balanço entre os anos 2009/2010 indica que foram investidos no Pará, R$ 1.452.514.000 bilhão para a construção de 29.138 residências disponibilizadas para famílias que recebem de três a dez salários mínimos. O Estado, contudo, não conseguiu cumprir a meta fixada em 50 mil moradias durante os quase dois anos de programa. As famílias paraenses de até três salários mínimos e as que ganham mais de dez foram as principais beneficiadas este ano pelos investimentos do banco.

Durante o anúncio, a Caixa apresentou também o montante destinado a habitação de janeiro a dezembro deste ano, que ultrapassam R$ 1,5 bilhão, e firmou convênio com a empresa Guamá Engenharia, para a construção de um conjunto de 96 unidades habitacionais no município de Castanhal, com a previsão de entrega para outubro de 2012. De acordo com a empresa, 80% dos imóveis já estão vendidos – no valor de R$ 80 mil.

Da soma bilionária investida pela CEF em habitação, a maior parte foi oriunda de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que contempla família com rendimento até três salários mínimos, R$ 643 milhões. Em seguida, está o recurso operado com a arrecadação do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), com R$ 401 milhões, voltado para atender famílias que ganham mais de 10 salários mínimos. Por último, estão operações com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), com R$ 352 milhões investidos, cujo público-alvo é famílias que recebem de três a dez salários base.

De acordo com o gerente regional da CEF, João Cláudio Klautau, mesmo sem alcançar a meta, o Estado conseguiu um bom desempenho. “Importante ressaltar que o Pará foi o segundo estado brasileiro que mais contratou, ficando atrás somente do Maranhão (MA)”, disse. Os números, considerados satisfatórios pela CEF, ficaram abaixo da expectativa inicial em função da falta de empresas de construção civil interessadas em integrar o programa. “Faltou a oferta de empresas interessadas em firmar parceria. Mas com as que demonstraram interesse, o processo foi dinâmico. Quando estão dentro dos requisitos exigidos, o processo de contratação pode durar menos de dois meses”, relata.

Para o diretor da Guamá Engenharia, Braz Saruby, as empresas do setor da construção civil, em geral, demonstraram receio em participar de um programa que ainda não estava consolidado. “Além disso, as empreiteiras têm um prazo para a entrega, que é de dois anos. Significa que as que começaram a construir no início do programa, estão entregando as unidades somente entre o final deste ano e começo do próximo”, explica. A CEF estuda uma estratégia para inserir no mercado de habitação, imóveis de até R$ 70 mil, com o intuito de atender uma nova faixa populacional.

Nacional

As contratações do programa “Minha Casa, Minha Vida” somaram R$ 52,98 bilhões, segundo a Caixa Econômica Federal desde sua implantação. Os investimentos correspondem à contratação de 1.003.214 unidades, acima da meta de um milhão de moradias. O balanço do programa habitacional foi divulgado hoje pela presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem, foram inauguradas obras de 70 empreendimentos, no total de 14,936 mil unidades, entregues 930 moradias e sorteadas 1,610 mil unidades. O total de inaugurações, sorteios e entrega de chaves soma 78 empreendimentos, com 17,257 mil unidades habitacionais, com investimento de R$ 787,14 milhões, conforme a Caixa.

A segunda etapa do programa prevê a construção de outros dois milhões de unidades entre 2011 e 2014, no governo da presidente eleita, Dilma Rousseff. (O Liberal)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Fórum de Governança Pública capacita servidores públicos estaduais e municipais

Publicado

em

Saúde, Educação, Assistência Social, Planejamento/Administração e Plataforma + Brasil são os cinco eixos temáticos abordados durante os quatro dias do Fórum de Governança Pública, iniciado na última terça-feira, 21, na Câmara de Vereadores.

A programação é conduzida pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH).

“Estamos recebendo nesse fórum, onze municípios. Então isso é muito importante para nós, para a nossa Parauapebas, pois mostra que o nosso governo tem responsabilidade de estar sempre capacitando o nosso servidor. Isso é importante para o poder público e para a população”, comenta o gestor da Semad, Cássio Flausino.

Segundo a diretora da EGPA, Evanilza Marinho, a principal missão da escola de governança é a capacitação de servidores públicos estaduais e municipais.

“Elaboramos esse fórum como uma ação específica do governo do estado, para chegar até os municípios e trabalhar eixos temáticos da maior importância; para contribuir com a gestão municipal. Para nós é uma alegria enorme estarmos sendo recebidos aqui em Parauapebas, juntamente com os demais municípios”, comenta.

A coordenadora da CTRH, Elveni Dalferth, reforça que o evento é mais valorização para o servidor público de Parauapebas.

“Quando falo em desenvolvimento de pessoas, eu estou falando em progresso. E nós estamos indo ao rumo de uma gestão moderna, então estamos trabalhando para isso. É uma troca: a gente capacita nossos servidores para que os usuários sejam atendidos a contento do que realmente são merecidos”, destaca.

A solenidade de abertura do fórum contou com a presença de vereadores e secretários municipais; do Wagne Machado, presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), como também dos servidores públicos.

O momento foi contemplado também com a participação da banda de música da Guarda Municipal de Parauapebas, da banda Legis e do Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara.

O Fórum de Governança Pública foi encerrado nessa sexta-feira, 24. (Sara Dias / Fotos: Renato Rezende)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Curso orienta comerciantes do Vale do Sol II sobre empreendedorismo

Publicado

em

Em mais uma ação da Prefeitura de Parauapebas no bairro Vale do Sol II, chegou a vez da Secretaria de Desenvolvimento (Seden) dotar as ferramentas para que os vendedores autônomos avancem nos pequenos negócios, para ter mais renda e, quem sabe, começarem a gerar emprego.

Esta semana, na Sala do Empreendedor, 14 pequenos comerciantes passaram dois dias participando de um curso cheio de dinâmica, que mostrou a eles as vantagens de serem microempreendedores individuais (MEIs), para sucesso nas vendas e maior tranquilidade na vida, já que, com a formalização, passam a ter direitos a uma série de benefícios.

“Eu gostei demais da conta, amei, super indico pra todo mundo que quiser fazer esse curso. É muito bom”, aprovou Valéria Pereira Cunha, casada, mãe de dois filhos e que há cinco anos trabalha com confecção de roupas. Vendas que ela e os demais comerciantes faziam nas antigas casas onde moravam, em áreas impróprias para viver.

Novos caminhos

Mas a prefeitura começou a mudar completamente a vida de Valéria e de mais 248 famílias depois que elas foram reassentadas no Vale do Sol pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Ali, os comerciantes ganharam espaço próprio para a venda. E agora, com o curso da Seden, a meta é que eles aprendam a ser pequenos empresários de sucesso.

“Quando nós oferecemos pra eles a oportunidade de serem comerciantes na área da Vale do Sol nós quisemos também fazer essa orientação para que pudessem conduzir melhor o seu negócio”, disse Camila Aragão, assistente social do Prosap no Vale do Sol.

E foi aí que entrou a Sala do Empreendedor. “A Seden está criando e trabalhando uma estrutura, que é um ciclo: capacitação, orientação, fomentação. No primeiro estágio, Sala do Empreendedor, Banco do Povo, Ceter (Coordenadoria de Trabalho e Renda), para que a gente continue acompanhando essas pessoas e que a gente consiga ver junto com elas o resultado final, que é a manutenção do trabalho, do emprego e da renda”, pontua o diretor de Empreendedorismo da Seden, Claiton Tita, também adjunto da secretaria.

Questão de escolha

Para os comerciantes, é deixado claro que a formalização do negócio não é obrigatória, mas uma escolha. Contudo, pela empolgação dos alunos do curso, ninguém quer ficar para trás.

“A gente vem trabalhando na informalidade e com todo esse processo que a gente está passando a gente vai entrar na formalidade e vamos desenvolver um trabalho bem melhor, que é esse o nosso pensamento: crescermos financeiramente”, animou-se João Batista Filho, há quatro anos no ramo de venda de bebidas.

Mais ações na comunidade

Além de ensinar empreendedorismo aos moradores do Vale do Sol, a prefeitura vem realizando uma série de ações para o desenvolvimento social e econômico daquela comunidade, onde já foi realizada oficina de artesanato, de cultivo de horta e plantio de mudas.

Com a Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb), os moradores irão ganhar uma feira livre. Neste mês, o bairro foi o primeiro a receber o projeto “Semsi + Ação de Segurança e Defesa do Cidadão”, em parceria com Prosap e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), garantindo acesso dos moradores a serviços públicos. (Hanny Amoras / Fotos: Renato Resende)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: A partir de segunda, 27, famílias cadastradas podem solicitar kit construção na Prefeitura

Publicado

em

A partir da próxima segunda-feira, 27, famílias contempladas com lotes urbanizados pela Prefeitura de Parauapebas, na primeira fase do Programa “Lar da Nossa Gente”, já podem requerer o kit construção.

As 456 pessoas que fazem parte do programa, após requerer o kit construção, passarão por análise da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a qual compete conferir se o pedido atende aos critérios legais para a concessão do kit.

Para evitar aglomeração, o atendimento obedecerá a agendamento específico conforme estabelecido na lista, em dias e horários fixados pela prefeitura. Por dia, serão atendidas 50 pessoas, a partir das 7 horas.

A lista completa com os nomes, contendo o dia e horário de atendimento, você pode acessar AQUI.

Atenção!

Para requerer o kit construção, o interessado deve comparecer ao setor de Cadastro da Sehab, na rua Minas Gerais, 65, bairro Rio Verde, apresentando a original e a cópia dos seguintes documentos:

  • • RG (Titular e componentes familiares);
  • • CPF (Titular e componentes familiares);
  • • Cópia da Carteira de Trabalho
  • • Comprovante de renda (três últimos contracheques) do titular e dos filhos maiores de 18 anos ou declaração de renda autenticada em cartório (caso o beneficiário não tenha carteira de trabalho assinada);
  • • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento Declaração de União Estável;
  • • Título do lote não edificado, recebido na contemplação;
  • • Comprovante de residência;
  • • CadÚnico;
  • • Certidão ou declaração negativa do Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) para outros imóveis;
  • • Procuração autenticada em cartório, quando necessário;
  • • Título de Eleitor (titular e componentes familiares).

Serviço: O kit construção foi criado pelo Decreto Municipal nº 911/2020, modificado pelo Decreto Municipal 1.384/2021, e beneficia famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social, destinado especificamente à construção e à reforma do imóvel habitacional.

Os demais inscritos no Programa “Lar da Nossa Gente” serão chamados gradativamente para comparecer à Sehab, para atualização de dados. 

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze