Connect with us

Pará

PARÁ: Assinatura de Protocolo inicia implantação do Parque Tecnológico do Tapajós

Publicado

em

Um passo importante para a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia Tapajós (PCT Tapajós) será dado nesta quarta-feira (7), quando será assinado o Protocolo de Intenções que tem por objetivo formalizar a determinação do governo do Estado e de outras instituições em transformar o município de Santarém (no oeste do Pará) em um polo de inovação. O evento, realizado no Comando Geral da Polícia Militar, em Belém, contará com a presença do governador Simão Jatene e de secretários de Estado. O Protocolo de Intenções entrará em vigor na data de sua assinatura e vigorará pelo prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado.

De acordo com o Protocolo, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), AmaBrasil (Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental ) e a empresa farmacêutica Cristália firmam a intenção de impulsionar o desenvolvimento da região de Santarém com base no uso sustentável da biodiversidade local e na inovação tecnológica na área de fitomedicamentos, viabilizados pela estrutura do parque tecnológico do Tapajós.

A Ufopa já disponibilizou o espaço físico de seu campus para a construção do PCT Tapajós e caberá ao governo estadual financiar e garantir a infraestrutura física necessária para o projeto. O Ministério será responsável pelo suporte e financiamento dos equipamentos tecnológicos que irão compor o espaço.

Pesquisas

Por meio do Programa Butantan Amazônia, a AmaBrasil pretende investir para que pesquisadores da instituição, ligados sobretudo às áreas de biodiversidade, biotecnologia e bioprospecção, atuem diretamente no Parque. Além dos projetos para Santarém, a AmaBrasil criou um plano de utilização para a cidade de Belterra, na mesma região, com infraestrutura para museus, laboratórios e núcleos educacionais. Um dos objetivos é fazer com que o jovem da região desperte seu interesse pela ciência na escola, se qualifique na Universidade e ingresse na indústria via PCT Tapajós.

O Laboratório Cristália quer contribuir com a transmissão de conhecimentos para a realização de pesquisas destinadas à produção de novas patentes farmacêuticas, atuando de forma integrada com a Ufopa, o Parque Tecnológico Tapajós e o setor industrial. O Laboratório é a única empresa farmacêutica brasileira que realiza a cadeia completa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), desde a concepção do projeto e desenvolvimento do princípio ativo até a disponibilização do medicamento no mercado.

O PCT Tapajós terá uma área de 48 mil metros quadrados e previsão de investimento de R$ 45 milhões. Abrigará empresas inovadoras, incubadoras de empresas, laboratórios, redes de pesquisa de instituições de ensino superior de Santarém e outros municípios do oeste do Pará.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MARABÁ: Integrantes do MST obstruem BR-155

Publicado

em

Por volta das 7, deste segunda-feira, 29, integrante no Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), bloquearam passagem na rodovia BR-155, em frente à Fazenda Cedro, em Marabá, na região de Carajás, Pará.

Às 9 horas os manifestantes iniciaram um movimento de liberação parcial, deixando passar uma parcela dos carros, para diminuir a fila de carros, mas prometem seguir com o bloqueio ao longo do dia.

Segundo Welington Saraiva, coordenação estadual do MST, foi a única forma que o grupo encontrou de chamar a atenção das autoridades e tentar cancelar o que chama de “despejo”. Ele afirma que são 150 famílias naquele acampamento na fazenda. “Entendemos que despejo no período de pandemia é crime e violação aos direitos humanos”, defende.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 27 e 28

Publicado

em

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze