Mais de 50 membros da Associação de Moradores da Nova Marabá, que fazem parte do projeto “Inclusão Social”, visitaram as instalações do Hemocentro Regional de Marabá para incentivar a doação voluntária de sangue como ato solidário e de responsabilidade social.
Além da efetivação da coleta de sangue, os novos voluntários exibiam cartazes com mensagens de estímulo ao ato de cidadania. Segundo a gerente de Captação de Doadores do hemocentro, a assistente social Sandra Tavares, o projeto teve início no primeiro semestre deste ano e foi encerrado com a campanha de doação de sangue naquela unidade.
O grupo de visitante também foi recepcionado pelo diretor do hemocentro, Fernando Monteiro, que apoiou integralmente a iniciativa. “Agradecemos a associação pela atitude de colaborar com a vida, doando sangue e incentivar a prática em sua área de atuação. Hoje, ninguém trabalha sozinho. Esperamos que a iniciativa estimule outras instituições e entidades”, ressaltou.
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 68. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.