- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Belém sediará Olimpíadas Escolares Brasileiras em 2013

Mais Lidas

Belém, a capital paraense, foi escolhida para sediar a edição de 2013 das Olimpíadas Escolares Brasileiras. Será a primeira vez que a Região Norte terá o evento esportivo, que reunirá milhares de alunos de todo o país, entre 15 e 17 anos, na categoria B. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Por telefone, Edgar Hübne, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê, informou oficialmente a decisão ao governador Simão Jatene.

A notícia foi um assuntos abordados na manhã desta terça-feira (1º), durante o “Prestando Contas”, programa de rádio do governo do Estado. “Para nossa alegria, Belém vai sediar as Olimpíadas Escolares em 2013. Nossa cidade foi escolhida dentre dezenas de municípios”, informou Simão Jatene.

 “A rede hoteleira, as instalações esportivas e principalmente o empenho e as garantias apresentadas pelo governador” foram citados por Edgar Hübner ao falar sobre o que foi decisivo para a escolha de Belém como sede dos jogos. Ele ressaltou que as reuniões com os secretários de governo também foram importantes.

Para o calendário 2012/2013, além da capital paraense serão escolhidas outras cidades, nas demais regiões brasileiras. O paraense Agberto Guimarães, medalhista de ouro em 1983, e mais três outros integrantes do COB conheceram a cidade e apresentaram o projeto das Olimpíadas ao governo estadual, a entidades esportivas e à imprensa.

 “É uma conquista que merece ser festejada, principalmente por Belém. A oportunidade de reunir cerca de 4 mil alunos-estudantes, que vêm conhecer a capital, é para comemorar. Nossa cidade será divulgada para todo o Brasil”, ressaltou Nilson Pinto, secretário Especial de Promoção Social. “É uma oportunidade de disseminar o esporte entre os jovens, e fundamental para a formação de futuros atletas a partir das escolas”, complementou o secretário.

Disputa

Belém disputou com 35 cidades de 20 Estados, e venceu cidades como Natal (RN), Campo Grande (MS) e Praia Grande (SP). A edição em Belém das Olimpíadas Escolares está prevista para o período de 7 a 12 de novembro de 2013. O Pará respondeu às questões do caderno de encargos exigidos pelo COB e foi credenciado. No final de junho, integrantes do Comitê estiveram na cidade fazendo a visita técnica.

Na exposição sobre o evento, Edgar Hübner destacou os investimentos feitos durante a realização das Olimpíadas, em torno de R$ 4 milhões. Ele elogiou a infraestrutura do Hangar, considerando o local como o melhor centro de convenções dentre 40 cidades visitadas desde 2005.

Além do Hangar, foram visitados o Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença (o Mangueirão), a Estação das Docas, o Mangal das Garças e a Escola Superior de Educação Física.

Claudio Ribeiro, titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), enfatizou que “é importante dizer que foi o governo do Estado, por meio da Seduc, que candidatou a cidade de Belém ao COB. Nós apresentamos a proposta e um caderno de encargos, e o Comitê fez uma visita técnica”.

“Para nós, do governo do Estado, a escolha de Belém como sede das Olimpíadas é mais um reconhecimento da importância do Estado do Pará no cenário esportivo brasileiro. E para a Seduc, que trabalha a educação como algo pleno, incluindo a prática esportiva, acredito que este evento será de grande importância para a valorização do esporte estudantil no Pará”, ressaltou o secretário.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias