Connect with us

Pará

PARÁ: Belém sediará V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

Publicado

em

Belém sediará, de 13 a 17 de novembro, no Hangar – Centro de Convenções, o V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (V Simbravisa), promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), por meio do seu Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVisa).

O evento tem patrocínio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Com o tema “Vigilância Sanitária no Século XXI: compromisso com a saúde”, o V Simbravisa debaterá os desafios da contemporaneidade, face às necessidades de proteção e promoção da saúde no mundo atual.

Para isso, terá sua discussão embasada em três eixos temáticos: “Regulação Sanitária e Proteção da Saúde”; “Políticas, Sistemas e Práticas para a Proteção da Saúde”; e “Participação e Controle Social para a Proteção da Saúde”.

A programação científica começará, no sábado (13), com os Cursos Pré-Simpósio sobre os seguintes assuntos: “Procedimentos administrativos em Vigilância Sanitária”, “Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde”, “A Promoção do Uso Racional de Medicamentos”, “Investigação de Surtos de Doenças Transmitidas por Água e Alimentos”, “Fundamentos da Gestão da Qualidade Laboratorial”, “Toxicologia aplicada à Vigilância Sanitária”, “Controle de Qualidade e Regulamentação dos Produtos para Diagnóstico de uso in vitro para HIV, HTLV, Hepatite B e C, Doença de Chagas e Sífilis”.

A solenidade de abertura está agendada para as 19h do domingo (14) e contará com autoridades de saúde nacionais, estaduais e locais.

Conforme os organizadores do Simpósio, “o processo contínuo de internacionalização dos mercados e globalização como fenômenos difusos nas relações econômicas e também políticas, culturais e comunicacionais, entre outras, traz implicações para as políticas de proteção social e de desenvolvimento e revela a área da Vigilância Sanitária como a interface mais sensível às contradições entre as tensões sociais e as funções do Estado contemporâneo”.

“Assim, no atual contexto, mostra-se relevante debater um conjunto de questões em torno das políticas e atividades regulatórias em saúde, o papel da política científica e tecnológica, face à configuração do sistema de saúde brasileiro e os desafios para ampliar as conquistas na área da saúde”.

O V Simbravisa pretende, ainda, “reafirmar que o controle dos riscos à saúde no escopo da Vigilância Sanitária, como direito do cidadão, compromisso e responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), passa pelo reconhecimento da essencialidade das ações de Vigilância Sanitária, mobilização dos gestores e participação da sociedade em seus diversos segmentos, para a formulação e implementação de políticas públicas e organização de sistemas, serviços e práticas para a efetiva proteção da saúde e qualidade de vida”.

O Simpósio é destinado aos profissionais de Vigilância Sanitária e da Saúde Coletiva em geral e àqueles que atuam em áreas de conhecimento e práticas afins, de instituições de ensino, pesquisa, serviços e laboratórios.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 27 e 28

Publicado

em

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze