- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Belém sediará V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

Mais Lidas

Belém sediará, de 13 a 17 de novembro, no Hangar – Centro de Convenções, o V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (V Simbravisa), promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), por meio do seu Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVisa).

O evento tem patrocínio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Com o tema “Vigilância Sanitária no Século XXI: compromisso com a saúde”, o V Simbravisa debaterá os desafios da contemporaneidade, face às necessidades de proteção e promoção da saúde no mundo atual.

Para isso, terá sua discussão embasada em três eixos temáticos: “Regulação Sanitária e Proteção da Saúde”; “Políticas, Sistemas e Práticas para a Proteção da Saúde”; e “Participação e Controle Social para a Proteção da Saúde”.

A programação científica começará, no sábado (13), com os Cursos Pré-Simpósio sobre os seguintes assuntos: “Procedimentos administrativos em Vigilância Sanitária”, “Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde”, “A Promoção do Uso Racional de Medicamentos”, “Investigação de Surtos de Doenças Transmitidas por Água e Alimentos”, “Fundamentos da Gestão da Qualidade Laboratorial”, “Toxicologia aplicada à Vigilância Sanitária”, “Controle de Qualidade e Regulamentação dos Produtos para Diagnóstico de uso in vitro para HIV, HTLV, Hepatite B e C, Doença de Chagas e Sífilis”.

A solenidade de abertura está agendada para as 19h do domingo (14) e contará com autoridades de saúde nacionais, estaduais e locais.

Conforme os organizadores do Simpósio, “o processo contínuo de internacionalização dos mercados e globalização como fenômenos difusos nas relações econômicas e também políticas, culturais e comunicacionais, entre outras, traz implicações para as políticas de proteção social e de desenvolvimento e revela a área da Vigilância Sanitária como a interface mais sensível às contradições entre as tensões sociais e as funções do Estado contemporâneo”.

“Assim, no atual contexto, mostra-se relevante debater um conjunto de questões em torno das políticas e atividades regulatórias em saúde, o papel da política científica e tecnológica, face à configuração do sistema de saúde brasileiro e os desafios para ampliar as conquistas na área da saúde”.

O V Simbravisa pretende, ainda, “reafirmar que o controle dos riscos à saúde no escopo da Vigilância Sanitária, como direito do cidadão, compromisso e responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), passa pelo reconhecimento da essencialidade das ações de Vigilância Sanitária, mobilização dos gestores e participação da sociedade em seus diversos segmentos, para a formulação e implementação de políticas públicas e organização de sistemas, serviços e práticas para a efetiva proteção da saúde e qualidade de vida”.

O Simpósio é destinado aos profissionais de Vigilância Sanitária e da Saúde Coletiva em geral e àqueles que atuam em áreas de conhecimento e práticas afins, de instituições de ensino, pesquisa, serviços e laboratórios.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias