Connect with us

Pará

PARÁ: Cacau orgânico da Transamazônica é matéria prima de linha de sabonetes

Publicado

em

A indústria de cosméticos Natura lançou nesta terça-feira, 25, no município de Altamira, região do Xingu, uma linha de sabonete exclusiva, feita com o cacau orgânico produzido na área de influência da rodovia Transamazônica. O produto foi lançado no Centro de Referência de Orgânicos e reuniu cerca de 60 produtores da região, que integram as sete cooperativas de produtos orgânicos da Transamazônica.

Darcírio Wronski, proprietário de uma área de produção de cacau orgânico no município de em Medicilândia, certificado como um dos melhores em aroma no mundo, disse que a negociação com a empresa de cosméticos começou em 2008, quando representantes da Natura visitaram o município. “De lá para cá a comercialização melhorou muito. Este ano estamos vendendo 100 toneladas de cacau orgânico só para a Natura”, informou Wrosnki.

É da Transamazônica também uma das melhores amêndoas de cacau produzidas no planeta, considerando padrão, aroma, tamanho e peso. O cacau da região possui 23% a mais de manteiga do que o produzido nas demais regiões do país.

História

Os sabonetes produzidos com o cacau da Transamazônica trazem nas embalagens um pouco da história de cada uma das famílias, que migraram para a região na década de 70 do século XX e se dedicaram à lavoura cacaueira.

O cacau orgânico da Transamazônica também já é matéria prima para uma fábrica de chocolates na Europa. No ano passado, a Zoother Chocolateira lançou um chocolate de alto padrão com a amêndoa regional.

Os produtores contam com o fomento e o apoio técnico oferecidos pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e da Comissão do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). (Iolanda Lopes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Tuna bate Paysandu e se aproxima do título do Parazão 2021

Publicado

em

Deu Tuna Luso nos primeiros 90 minutos da decisão do Campeonato Paraense 2021. Em partida no Estádio do Souza, a Águia Guerreira derrotou o Paysandu por 4 a 2 e chega com boa vantagem para o jogo de volta no próximo domingo, dia 23, na Curuzu. Na primeira etapa, os laterais Léo Rosa e Alexandre Pinho marcaram os dois primeiros para a Lusa. Na volta do intervalo, Lukinha ampliou. O Papão diminuiu com Perema, de cabeça. Paulo Rangel fez valer a lei do ex e marcou o quarto dos donos da casa, mas Gabriel Barbosa diminuiu o prejuízo para os bicolores minutos depois. No segundo jogo, a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim fica com a taça, feito que não acontece desde 1988.


Antes da partida começar, a Tuna já tinha o melhor ataque da competição e disparou ainda mais nesse quesito hoje. A equipe cruzmaltina tem 29 gols em 13 jogos no Parazão, uma média de 2,2 por partida. Paulo Rangel, com sete gols, é o artilheiro do time, o vice da competição, atrás de Cris Maranhense, com oito. Outro destaque é o lateral-direto Léo Rosa e o meia-atacante Lukinha, que têm cinco e três gols respectivamente.

O Paysandu chegou à final com a melhor defesa do campeonato, tendo sofrido apenas sete gols. A equipe chegou a ficar sete jogos sem ter a defesa vazada. O então ponto forte do Papão não funcionou hoje e levou quatro gols da Tuna, deixando as coisas complicadas para a volta na Curuzu.

O jogo de volta da final do Campeonato Paraense 2021 está marcado para o próximo domingo, dia 23, às 17h, na Curuzu. O Papão precisa vencer por dois gols de diferença, se quiser pelos menos levar a decisão para os pênaltis, ou mais, se quiser o título no tempo normal. Já a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim conquistará o 11° título estadual.

Continue lendo

Pará

BREU BRANCO: Chamonzinho leva ações do Mais Saúde

Publicado

em

Neste sábado, 15, o deputado Chamonzinho (MDB), levou até Breu Branco, na região de carajás, Pará, ações do Mais Saúde, promovidas pelo Instituto Miguel Chamon, com atendimentos de saúde para fortalecer o combate à pandemia.

Chamonzinho esteve acompanhado de vereadores, vice-prefeito e prefeito da cidade, onde também visitaram a Praça São Cristóvão, que será reformada e revitalizada, através de uma emenda destinada pelo parlamentar.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste fim de semana – 15 e 16 de maio

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze