Connect with us

Pará

PARÁ: Caminhada alerta sobre acidentes e doenças do trabalho

Publicado

em

Uma caminhada e atividades educativas marcaram, na quarta-feira, 28, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. O evento foi organizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com diversas instituições como Fundacentro, Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), Cerest Metropolitano, Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador Municipal e Estadual (Cist), centrais sindicais e sindicatos de diversas categorias.

A caminhada saiu da escadinha do cais do porto, às 9h30, com destino à Praça da República, onde estavam instaladas barracas com serviços oferecidos à população e atividades educativas.

Segundo o coordenador do Cerest-Pa, Manoel Gomes de Sousa, o objetivo da programação foi fazer um alerta sobre os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, ressaltando a importância da notificação, por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), junto ao INSS, para que o trabalhador não seja prejudicado.

Ele informou que, em 2008, foram registrados 11 mil acidentes de trabalho pelo INSS, a maioria envolvendo trabalhadores da construção civil, “mas esse número se refere apenas aos trabalhadores com carteira assinada, porém milhares de homens e mulheres que estão no mercado informal também sofrem acidentes anualmente e nenhum registro é feito”, explicou.

Para reverter esse quadro é que está sendo implantada a Rede de Municípios e Unidades Sentinelas em Saúde do Trabalhador, cuja portaria de instituição será assinada, no dia 30 de abril, pela secretária de Estado de Saúde Pública, Silvia Comarú, no encerramento da III Jornada Estadual de Saúde do Trabalhador.

São 41 unidades que terão o papel de identificar e notificar os casos de acidentes de trabalho atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa rede será responsável pela identificação e notificação compulsória dos agravos relacionados à saúde do trabalhador, por meio do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan)”, informou.

Para a efetivação dessa rede, segundo ele, foi iniciado, este ano, um processo de capacitação dos municípios e das unidades sentinelas da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do município de Marabá, visando, assim, implantar o Sistema de Notificação dos Acidentes Graves e Fatais e com Crianças e Adolescentes.

Portaria

Na quarta-feira (28), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a portaria nº 473, assinada pela secretária de Estado de Saúde Pública, Silvia Comarú, que “dispõe sobre os procedimentos técnicos para a notificação compulsória de Acidentes de Trabalho fatal, grave e com crianças e adolescentes, rede de serviços sentinela no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado do Pará”, ou seja, o Sistema de Notificação já está oficializado.

Com a Rede Sentinela e o Sistema de Notificação funcionando, será possível identificar os casos de acidente de trabalho sofridos por trabalhadores formais e informais, uma vez que 70% dos acidentados têm o primeiro atendimento na rede pública de saúde.

Para Manoel, todos esses avanços significam que o governo Ana Julia está conseguindo tornar realidade os compromissos que assumiu no que se refere à saúde do trabalhador. (Roberta Vilanova)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Zacarias Marques é nome do PP para disputa de estadual

Publicado

em

O vereador parauapebense, Zacarias Marques, vem ganhando força na conjuntura política regional, para disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), representando a região de Carajás.

Zacarias já não esconde a vontade de disputar a eleição do ano que vem, e aproveitar o espaço eleitoral que a região oferece.

O PP conta apenas com um deputado estadual na ALEPA, e trabalha para formação de uma chapa, com intenções de ampliar o número de cadeiras no Parlamento.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Fiscalização de trânsito é intensificada no final de semana

Publicado

em

A fim de reduzir os índices de imprudência no trânsito, que vêm ocasionando diversos acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), está intensificando as operações de fiscalização de trânsito no município.

Durante o último fim de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares. Uma das operações desencadeadas, foi a Operação Kadron, fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fiscaliza a utilização de escapamentos irregulares. A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade.

No último dia 5, foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito do Detran Pará e DMTT.

A fiscalização segue durante a semana com blitze em vários pontos da cidade com o apoio da Guarda Municipal, além da fiscalização por meio do sistema de videomonitoramento realizada pelo Centro de Controle e Operações (CCO). (Édila Nunes / Fotos: Irisvelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Diário Oficial do município agora é 100% on-line

Publicado

em

A partir de agora a população ficará por dentro de todas as ações da gestão no Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-Domp).

Para isso, basta acessar o novo portal da Prefeitura, que foi totalmente reformulado, proporcionando maior navegabilidade ao cidadão.

A Prefeitura informou que visa dar a gestão pública mais rapidez e inovação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze