Connect with us

Pará

PARÁ: Casa Civil e Cohab garantem retomada de obras do PAC

Publicado

em

Representantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) receberam do governo do Estado a garantia de retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa Minha Casa, Minha Vida, que estão praticamente paradas. Eles estiveram reunidos, no fim da tarde desta quinta-feira (16), com o chefe da Casa Civil da Governadoria, Zenaldo Coutinho, e com o presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Marcos Aurélio Lopes de Oliveira, no Centro Integrado de Governo (CIG).

Na ocasião, o grupo recebeu ainda a informação que o dinheiro do auxílio-moradia já foi depositado e deve estar disponível na conta dos beneficiados a partir dessa sexta-feira (15). “Todos os pedidos que foram para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) foram liberados”, disse Zenaldo. O grupo procurou o governo para falar sobre a preocupação que existe por causa da demora na conclusão dos empreendimentos que irão garantir moradia a famílias de baixa renda.

O chefe da Casa Civil explicou que o problema ocorreu porque as obras estavam pendentes de pagamento desde o ano passado – algumas desde março de 2010. Além do reajuste de preço que o atual governo teve que arcar, foi preciso recompor os processos na Cohab e fazer um levantamento daquilo que já havia sido feito ou não.

Equilíbrio

Outro complicador foi o fato de o Estado ter obtido saldo negativo em sua receita nos primeiros meses da gestão de Simão Jatene, por causa da dívida que havia sido deixada para a nova administração. “Felizmente agora já estamos podendo fazer investimentos. E o governo vai poder investir muito mais que no ano passado, por causa do equilíbrio das contas. Porque antes houve uma falta de gestão e provocou incapacidade de investimentos”, observou.

As obras do PAC, que estavam praticamente paradas desde o ano passado, serão retomadas a partir de 2 de agosto. Nesta mesma data, o presidente da Cohab terá uma nova reunião com o movimento para debater essas e outras demandas apresentadas durante a reunião desta quinta-feira.

 “Todas as colocações que foram feitas, como qualidade de obra, acabamento de obra, material, tudo isso eu acredito que possa ser verdade, porque não tinha fiscalização, não tinha acompanhamento. Só que agora a administração é outra. Isso não vai acontecer mais. O que estamos colocando é uma realidade passada. Todas as colocações são válidas, só que hoje é diferente. Estamos demorando porque estamos tentando fazer o melhor possível. Não dá para recomeçar na marra senão vai acontecer a mesma coisa”, enfatizou Marcos Aurélio.

Conforme o calendário estabelecido pela Cohab, o primeiro empreendimento que terá as obras reiniciadas é o residencial Jaderlândia, que tem 450 unidades habitacionais e está localizado em Castanhal, nordeste do Estado. “Acho que foi interessante o diálogo com o governo. A gente espera continuar sentando e conversando com a administração estadual sobre essas pendências que existem”, declarou o coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Fernando Santiago.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Botafogo vence o Remo por 3 a 0, em Volta Redonda

Publicado

em

O Botafogo venceu o Remo por 3 a 0 na tarde desta domingo, pela 3ª rodada da Série B do Brasileiro. A partida aconteceu no Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda. O Fogão abriu o placar logo aos treze minutos, com Chay aproveitando passe de Rafael Navarro. O Leão até equilibrou as ações no primeiro tempo, mas voltou meio desligado para a etapa final. O segundo dos cariocas veio em contra-ataque puxado por Ronald, que acionou Rafael Navarro. Atacante só tocou na saída de Vinícius. O terceiro veio em um chute de longe de Pedro Castro, que venceu o goleiro azulino.

O Botafogo se mantém invicto na competição e chega aos sete pontos, assumindo a 3ª colocação. Com quatro pontos, o Remo cai para 10°, podendo perder ainda mais duas posições ao final da rodada.

Na quarta rodada da Série B, o Remo recebe o Vitória na quarta-feira, dia 16, às 16h, no Baenão, em Belém. Um dia depois, o Botafogo visita o Londrina no Estádio do Café, às 19h. (Foto: Samara Miranda)

Continue lendo

Pará

Na Bahia, Paysandu vence Jacuipense por 2 a 0

Publicado

em

O Paysandu venceu o Jacuipense por 2 a 0, em jogo realizado na noite deste sábado, 12, no Estádio Pituaçu, em Salvador, pela terceira rodada do Grupo A da Série C do Brasileiro. O Papão fez o resultado ainda no primeiro tempo, com Marlon e Gedeilson, contra, garantindo a primeira vitória bicolor na competição nacional. O Jacupa, com muitas dificuldades, principalmente, ofensivas, segue sem comemorar um triunfo no torneio.

Com a vitória, o Paysandu pulou da penúltima para a quinta colocação com quatro pontos, mas pode perder posições ao final da rodada. O Jacuipense agora é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto conquistado.

O Paysandu recebe o Volta Redonda no sábado, dia 19, a partir das 17h, na Curuzu, em Belém. Na segunda-feira, dia 21, o Jacupa medirá forças com o Santa Cruz, às 20h, no Arruda, no Recife. (Renan Oliveira)

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze