Iniciou nesta terça-feira (4) a segunda “Ação de Saúde” do ano nas unidades penitenciárias do Estado. Os Presídios Estaduais Metropolitanos (PEM I, II e III) foram os primeiros beneficiados com a ação. A parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), através do Núcleo de Reinserção Social (NRS); contou com diversos profissionais da área e tornou possível atender grande parte da população carcerária do complexo prisional.
Os veículos móveis de saúde cedidos pela Sespa possibilitaram um atendimento rápido e eficaz nas consultas. A psicóloga Ivone Rocha, Gerente da Divisão de Saúde Prisional, explicou que ações como essas promovem a humanização e o cuidado que o Estado deve ter com os internos. “A parceria entre Sespa e Susipe aumenta a possibilidade de atender um maior número de custodiados refletindo diretamente na autoestima deles. Não há também, a necessidade de locomoção dos internos para fora das casas penais, o que facilita todo o processo”, enfatizou.
Os internos passaram por uma triagem antes de serem encaminhados para os atendimentos. Segundo Rubenilson Pavão, representante da Sespa e um dos coordenadores da Ação Saúde, atividades como essas são importantes para a melhoria das casas penais. “Este tipo de parceria reforça a importância da atenção que o Estado deve ter com os custodiados das casas penais”, disse.
As Ações de Saúde irão acontecer até o dia 19 de abril. As próximas unidades beneficiadas serão o Centro de Recuperação Feminino (CRF), Polo de Americano e Centro de Recuperação de Castanhal (CRC), de 08h às 16h.