- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Casos de Doença de Chagas aumentam 2%

Mais Lidas

Os casos de doença de Chagas aumentaram de 99 para 101 notificações desde sexta-feira. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e foi repassada pela assessoria do órgão. As duas novas notificações foram em Belém e Ananindeua. Na capital paraense, os casos passaram de 37 para 38. Já em Ananindeua, o número subiu de 8 para 9. Não houve novas notificações de morte em decorrência da doença, que corresponde a nove pessoas.

Apesar de a Sespa registrar 38 casos novos em Belém, local de maior incidência da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), também por meio da assessoria, informou que o total passou de 39 para 41 casos confirmados. O número é mais que o dobro de todo ano de 2010, quando foram registrados 14 casos. Não foi informado qual o bairro desses dois novos casos. O Telégrafo é o bairro com mais casos confirmados – nove registros. A Terra Firme vem em seguida com oito. Pedreira e Umarizal são os terceiros com quatro notificações cada.

A Sesma informou ainda que três pessoas morreram, sendo que duas são residentes na capital e outra já veio doente do estado do Tocantins. Os órgãos municipal e estadual de Saúde apontam a falta de higiene e a manipulação inadequada do açaí como os motivos do surto da Doença de Chagas.

Para tentar evitar novos casos, o Departamento de Vigilância Sanitária de Belém (Devisa) realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais que funcionavam ilegalmente. Outra ação, agora da DVS da Sespa é o realizar treinamento de agentes de combate à dengue de Belém para que eles orientem batedores de açaí sobre cuidados e higienização para evitar contaminação do produto prevenindo a de Chagas e outras doenças. A capacitação é realizada hoje pela manhã, na Aldeia Amazônica. (O Liberal)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias