Connect with us

Pará

PARÁ: Cem mil pessoas devem cair na folia em Marabá

Publicado

em

O carnaval da cidade de Marabá, região do Carajás, promete muita animação. Cerca de 100 mil pessoas devem cair na folia de Momo durante quatro dias de programação oficial organizada pela prefeitura local, com apoio do governo do Pará. A programação oficial inicia no sábado (13), mas um arrastão cultural deve animar a cidade a partir de sexta-feira (12), percorrendo a orla do rio Tocantins. Mais de 200 homens das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, além do Departamento Municipal de Trânsito de Marabá, vão trabalhar na segurança do evento.

Com o tema “Venha cair na folia da paz”, o carnaval de Marabá terá a participação de 40 blocos de animação, que desfilarão pela orla da cidade. Haverá também programação nos núcleos Morada Nova, São Félix II, Liberdade e Folha 28 da Nova Marabá. Segundo o secretário municipal de Cultura, Melquíades Justiniano da Silva, coordenador da programação, a descentralização do evento vai ajudar na manutenção da segurança e gerar renda para as comunidades locais. “A descentralização foi ideia da própria comunidade, que gosta de brincar o carnaval próximo de casa e da família”, disse.

A descentralização, no entanto, não implicou em diferenças. De acordo com o secretário, a qualidade da logística de palco, bandas de música e animação será a mesma para todos os cinco pontos de programação, que não conta com concurso e nem premiações especiais para os blocos. “Queremos retomar um carnaval mais luxuoso em 2011, com o resgate da participação das escolas de samba e agremiações de menor porte”, explicou.

Para quem ficar na cidade, o que não vai faltar é festa. A folia de Momo começará nesta sexta-feira, 12, com arrastão pela orla da cidade. No sábado, 13, a abertura oficial do carnaval 2010 vai contar com as participações especiais do rei Momo, da rainha gay e do mascote do carnaval. Em seguida, desfilarão pela orla os blocos de animação: Xodó da Mamavó, Tradição do Maneco, Carro de Mão, Vô num vô e a Diretoria, seguindo a festa com baile popular.

Segurança – O carnaval de Marabá também ganhou atenção especial da operação Folia da Paz, desenvolvida pela Polícia Militar do Pará, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Pará e Hemopa, no período de 13 a 17 deste mês. De acordo com o delegado Miguel Cunha, diretor de polícia do interior do Estado, as cidades de Marabá e Conceição do Araguaia ganharam atenção especial pelo grande fluxo de público nas ruas e bailes.

Na cidade de Marabá, o esquema de segurança, segundo o delegado, vai contar com uma central de atendimento de urgência localizada na velha Marabá, além de reforço nas delegacias da Nova Marabá e Cidade Nova. Homens do Departamento Municipal de Trânsito de Marabá vão ajudar na fiscalização de veículos e uso de bebida alcoólica ao volante.

O delegado sugere aos foliões que não portem objetos de valor, como relógios, cordões e celulares. “Nada que chame a atenção dos ladrões, que se aproveitam da concentração para agir”, explica. E para quem vai deixar a cidade, a dica é avisar os vizinhos ou parentes sobre a saída e o tempo em que o dono do imóvel ficará ausente. “É sempre bom fazer essa recomendação”, avisa do delegado. “Qualquer atitude suspeita, pode acionar a polícia pelo telefone 190, de Marabá”, completa.

Outras duas operações, “Cadê seu filho?”, de combate à exploração sexual infantil, e da DPA (Departamento de Polícia Administrativa), vão estar em andamento durante o carnaval 2010 em Marabá. Segundo o delegado Miguel Cunha, a meta é fiscalizar bares e casas de shows, conferindo licença de funcionamento, além da presença de adolescentes, consumo de bebida alcoólica e exploração sexual infantil.

Com o reforço na segurança, o delegado Miguel Cunha espera ter um carnaval tranquilo em Marabá. “O governo do Estado está fazendo sua parte, mas a população tem que ajudar evitando os excessos. Esperamos repetir a boa atuação da polícia registrada ano passado, quando vivenciamos um carnaval sem maiores problemas”. (Selma Amaral)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 31 e 1ª

Publicado

em

Continue lendo

Pará

PALESTINA: Trânsito deve ser municipalizado

Publicado

em

Os Poderes Executivo e Legislativo palestinense começaram a discutir sobre a municipalização do trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Para os municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), exercendo plenamente suas competências, precisam criar um órgão municipal executivo de trânsito com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística.


Conforme o porte do município poderá ser reestruturada uma secretaria já existente, criando uma divisão ou coordenação de trânsito, um departamento, uma autarquia, de acordo com as necessidades e interesse da municipalidade.

As conversas entre Legislativos e Executivo em Palestina, devem ser afuniladas, para a formalização de um projeto que terá de ser aprovado pelos parlamentares.

Continue lendo

Pará

Estado e prefeituras de Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia vão recuperar estradas vicinais

Publicado

em

O governo do Estado do Pará e a prefeitura da cidade de Santa Maria das Barreiras assinaram nesta quarta-feira (28), dois convênios para a recuperação de estradas vicinais e para o repasse de combustível ao município. O documento foi assinado pelo governador Helder Barbalho, pelo prefeito Adriano Salomão e outras autoridades que acompanharam a cerimônia oficial, realizada em Casa de Tábuas, distrito de Santa Maria das Barreiras.

“Hoje nós estamos liberando cerca de R$ 3,6 milhões para a prefeitura de Santa Maria das Barreiras usar com combustível e recuperação de estradas. Com isso, vamos escoar a produção e, se Deus quiser, retornaremos aqui para trazer mais asfalto para as ruas de Santa Maria das Barreiras e também para Casa de Tábua”, destacou o governador.

No primeiro convênio está previsto, no total, a recuperação de  mais de 100 Km de vias. O trabalho será realizado em três trechos que ligam comunidades as principais rotas dentro do território barreirense. O objetivo é melhorar a trafegabilidade na região, garantindo assim, mais segurança para quem utiliza as estradas e para o escoamento da produção local.

“Esses grandes convênios pautados na área viária do Estado nos deixam muito felizes pelos benefícios que vão trazer”, destacou o prefeito de Santa Maria das Barreiras, Adriano Salomão.

Para quem precisa andar de moto pelas vicinais, como o estivador Claudionor Pereira da Silva, a ação para melhoria das estradas é importante. “Eu passo por esses lados todos os dias, então digo que esse serviço está melhorando muito a nossa vida. Passar por aqui, com a estrada ruim, é terrível”, destacou.

O segundo convênio assinado entre a prefeitura de Santa Maria das Barreiras e o governo do Estado será para repasse de óleo diesel, que servirá para abastecimento de equipamentos de terraplanagem e para o restabelecimento da trafegabilidade de vicinais.

Ao saber das ações realizadas pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal, dona Edinelza da Silva comemorou. “Esse trabalho está ótimo, eu acho muito bom. O serviço tá ficando maravilhoso em comparação com o que era antes”, disse a lavradora.

Durante a programação, o governador Helder Barbalho também assinou um terceiro convênio, desta vez, com a prefeitura de Santana do Araguaia. No documento consta a parceria entre Estado e município para garantir a reconstrução de vias e combustível para execução do serviço.

“Em Santana não será diferente. Nós assinamos um convênio com valor perto de R$ 600 mil para combustível. Assim, o prefeito poderá trabalhar nas estradas vicinais. Além disso, estou esperando a equipe do gestor terminar o projeto do hospital e do terminal. Na hora que terminar, nós vamos lá”, explicou o governador.

“O governador está doando combustível para Santana do Araguaia e nós vamos levar mais estradas ao nosso município”, destacou o prefeito de Santana do Araguaia, Eduardo Da Machado”.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze