Pelo menos cinco mil trabalhadores rurais estão acampados na área do Incra, em Marabá. A ocupação começou no dia 25 de maio e aumentou ao longo da semana. Nesta quarta-feira (8), uma grande quantidade de trabalhadores deve chegar de ônibus.
Os trabalhadores estão ocupando somente a área ao redor do prédio, que fica localizado no bairro da Cidade Nova, no centro de Marabá. Segundo o Movimento de Trabalhadores Sem Terra, o motivo da intensificação do movimento foi o não cumprimento de uma reunião que deveria ter acontecido na última segunda-feira (6), com representantes do Incra, para discutir a pauta de negociação.
Os trabalhadores, de vários assentamentos na região, exigem, entre outras coisas, a melhoria na terra, água potável e liberação de verbas para investimento em projetos.
O Incra de Marabá informou que a discussão sobre esses assuntos deve ser feita diretamente com uma comissão de Brasília, mas ainda não informou quando haverá a reunião. (Redação Portal ORM com informações do repórter Rony Rocha)