- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 01 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Círio de São João do Araguaia será no dia 30

Mais Lidas

Município à beira do rio Tocantins, a 57 Km de Marabá, São João do Araguaia, cidade mãe de Araguatins, está com os olhares voltados para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que fecha o mês de outubro, no próximo dia 30. O tema da festa religiosa em sua terceira edição é “Caminhando com Maria”, segundo confirma padre Mathias Puti, titular da Paróquia de São João Batista.

Segundo o padre, a programação terá mudanças em relação ao ano passado. A comunidade de Apinajés, que em 2010 foi a última a receber a imagem peregrina, desta vez será a primeira, no dia 25, quando às 18 horas uma romaria fluvial levará a berlinda da igreja Matriz até aquela vila (veja a programação completa abaixo.

O ponto alto será a procissão, no dia 30 de outubro, com saída às 8 horas da vila Cajazeiras e caminhada de 4 quilômetros até o centro de São João, em frente à igreja Matriz, onde acontece a missa campal, finalizando a programação.

Estão confirmadas as participações da Banda da Polícia Militar e homenagem pelo cantor Naldo Marron, de Belém. Liturgia, cânticos e animação ficam a cargo da equipe de Ivanildo Mendes, do programa de rádio “Encontro com Maria”.

O padre Mathias destaca o apoio que tem recebido na realização do evento por parte da prefeita Marlene Martins, que segundo ele chegou a reunir o seu secretariado e colocá-lo a disposição do suporte ao evento da igreja.

Manto

Junto com o crescimento do evento religioso a cada ano, o padre Mathias comemora o envolvimento da comunidade na organização do Círio a ponto de ter ganho a doação do manto da imagem peregrina este ano e já ter fila de espera para doação até o Círio de 2014.

A artesã marabaense Lena Santos, que confeccionou e doou o manto no ano passado, em 2011 foi novamente a responsável pela confecção da peça, mas desta vez com patrocínio da devota Erciluce Macias Freitas, que o fez em agradecimento por bênçãos recebidas de Nossa Senhora. O manto é trocado durante o ofertório da missa do dia 29, em Cajazeiras.

O padre Mathias Puti convida a todos os devotos da região para prestigiarem a programação. “Todos serão muito bem-vindos em São João do Araguaia na nossa festa da fé”, conclama.

Programação do Círio de 2011 em São João do Araguaia

– Dia 24 (19h30) – Abertura do Círio com Santa Missa na Igreja Matriz;

– Dia 25 (18 horas) – Círio Fluvial de São João do Araguaia para Apinagés, em seguida a Santa Missa, às 19h30 na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

– Dia 26 (18h30) – Procissão de Apinagés para a Vila Primeiro de Março, seguida de Santa Missa às 19h30, na Igreja de São José;

– Dia 27 (18h30) – Procissão da Vila Primeiro de Março para a Vila Ponta de Pedras, seguida de Santa Missa às 19h30, na Igreja de São Pedro;

– Dia 28 (18h30) – Procissão de Vila Ponta de Pedras à Vila Diamante, seguida de Santa Missa às 19h30 na Igreja de São Raimundo Nonato.

Dia 29 (18h30) – Procissão da Vila Diamante para a Vila Cajazeiras, seguida de Santa Missa às 19h30 na Igreja São Miguel;

Dia 30 (às 8 horas) – Procissão do Círio com saída de Cajazeiras rumo ao Centro de São João do Araguaia, seguida de missa campal. (Correio Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias