- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Dia Mundial de Combate à Aids terá seminários e oficinas

Mais Lidas

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, realizará uma série de ações voltadas ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro.

Nesta terça-feira, 30, no hotel Beira Rio em Belém, acontecerão dois eventos associados ao tema HIV/Aids: o segundo Seminário Estadual de Prevenção Positiva, voltado a profissionais de saúde; e uma oficina de capacitação para jornalistas, com enfoque sobre a Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. Ainda na ocasião haverá o lançamento do Boletim Epidemiológico em DST/Aids e da Campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids no Estado.

Com o objetivo de estimular a prática do conceito de prevenção por meio do tema “Avanços e Desafios na Assistência às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS no Pará”, o Seminário reunirá gestores e profissionais de saúde, bem como integrantes de movimentos sociais engajados na questão. O encontro acontecerá entre 8h e 13h.

Na sequência, de 14h às 17h, profissionais de mídia serão treinados sobre o fluxo e as diretrizes para o aconselhamento, o diagnóstico e o tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis, com destaque para a transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita.

Trinta vagas estarão abertas aos interessados no assunto.

O coordenador estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Lourival Marsola, informa que a oficina voltada aos jornalistas é uma das metas do Plano de Eliminação da Sífilis”, publicado em 2009, o qual tem como meta eliminar a sífilis congênita em todo o País até dezembro de 2013.

Após a oficina, serão lançados o Boletim Epidemiológico em DST/AIDS e a Campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS, cujo tema será “Com Camisinha, tudo pode rolar”. A campanha de 2010 será no dia primeiro de dezembro acontecerá simultaneamente na Praça da República, em Belém, e nos municípios de Barcarena, Castanhal, Bragança, Marabá e Santarém.

Em todos esses locais haverá mobilização pela testagem entre adolescentes e jovens adultos na faixa dos 13 a 24 anos, que serão alvo da campanha por corresponderem 13% dos 9.428 casos notificados de HIV no Estado entre 1980 e junho de 2010. Em Belém, as ações acontecerão no coreto central da Praça da República, de 8h às 12h.

Após o Dia Mundial de Combate a Aids, no dia 7 de dezembro, outros dois eventos serão realizados no Hotel Beira Rio: o segundo Seminário de Aids e Religiões, com foco nas religiões de matriz africana, pela manhã, e o segundo Seminário de Políticas Públicas em DST/Aids, durante a tarde. (Mozart Lira)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias