- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 04 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Eldorado dos Carajás promove ato público pró-Carajás

Mais Lidas

O município de Eldorado do Carajás saiu na frente em manifestação pública em prol da criação do Estado de Carajás, realizando carreata pelas ruas da cidade, ato público e participando de sessão itinerante da Câmara de Vereadores em palanque armado na Rua São Geraldo, núcleo do Km 100.

As manifestações de apoio à criação da nova unidade federativa do país ocorreram no último sábado (11), com a participação de membros da Comissão Brandão Pró-Emancipação do Estado de Carajás, deputados federais Asdrúbal Bentes (licenciado) e Geraldo Azevedo; deputado estadual João Salame; prefeito de Eldorado, Genival Diniz Gonçalves; vereadores do município, entre outras autoridades e convidados, e cerca de sete mil pessoas.

As atividades relativas à luta pela criação do Estado de Carajás constaram de carreata às 9 horas da manhã no percurso do setor do Km 2 para o Km 100, percorrendo as principais ruas dos dois bairros de Eldorado do Carajás; sessão solene da Câmara de Vereadores em palanque instalado na Rua São Geraldo e ato público no mesmo palanque, com as autoridades e políticos explicando ao público presente a importância de se votar pelo “sim” no dia do plebiscito, previsto para ser realizado no final deste ano.

Capital

Por ocasião da sessão itinerante da Câmara Municipal, o prefeito Genival Diniz sugeriu requerimento verbal aos vereadores para que Eldorado do Carajás se candidate para ser a capital do futuro Estado de Carajás, “um desafio aos demais municípios que também pleiteiam esta situação”.

O gestor municipal ratificou ser preciso que a população da região esteja consciente sobre a luta pela criação do Estado de Carajás, votando pelo ‘sim’ no dia do plebiscito.

Os discursos dos políticos presentes foram permeados por dados quanto à viabilidade técnica do projeto de emancipação do Estado de Carajás, concitando a população a votar pelo “sim” e admitindo que a luta não será fácil para que o plebiscito ocorra apenas na região diretamente interessada na criação do novo estado.

“Agora, depois que o Congresso Nacional aprovou a realização do plebiscito visando a criação do novo estado, vamos levar o movimento a todos os cantos de Eldorado, propagando, incentivando e fazendo com que toda a população do município vote ‘sim’ no plebiscito”, declarou Jair da Campo, na esperança de que a Justiça decida logo quanto à situação de quem pode votar no plebiscito, se só a parte interessada, no caso, Carajás, ou todo o estado.

Jair da Campo exemplificou que, para se ter uma ideia do tamanho do Estado do Pará, a área territorial do município do São Félix do Xingu é maior que o Estado de Santa Catarina, que conta com 320 municípios e é hoje a federação mais desenvolvida do país.

O empresário de comunicação Raimundo “Cabeludo” Nonato Vieira, primeiro vice-presidente da Comissão Brandão Municipal de Parauapebas, lembrou que na região sul do Pará há município que fica a cerca de mil quilômetros da capital do estado, enquanto que na região do Tapajós o município mais distante se localiza a dois mil quilômetros de Belém.

Tucuruí

De acordo com José Soares Silva, no próximo sábado (18) a Comissão Brandão vai realizar ato público na cidade de Tucuruí, com a participação do prefeito Sancler Ferreira, da Câmara de Vereadores e apoio da Associação Comercial, numa grande passeata.

“Vamos fazer na região um grande movimento, incentivando aos jovens que ainda não têm título eleitoral que procurem um cartório e tire o documento, para votar pelo ‘sim’. (Correio Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias