Com o avanço das obras de duplicação de 5,9 km do trecho urbano da Rodovia Transamazônica, mais uma mudança no trânsito acontece nesta quinta-feira, 18.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), concluída a parte inferior do viaduto três, localizado no antigo trevo da Diferro, fica liberada o acesso entre a VP-08 e a Transamazônica, que havia sido interditado no último dia 7.
“Assim, quem se desloca da Cidade Nova para a Nova Marabá tem agora tem mais uma opção, pode seguir pelo viaduto e pegar a VP-08, desafogando o trânsito na Transamazônica”, explica o inspetor José Gilvan Monteiro, chefe da Divisão de Trânsito do DMTU.
Ainda segundo ele, um semáforo será colocado no local devido haver o cruzamento de duas vias.
Ainda de acordo com ele, a pista auxiliar que passa em frente ao Stop Todde também já está liberada a partir de hoje. Porém, somente no sentido Nova Marabá–Marabá Pioneira. “Quem sai da VP-08 e vai para a Velha Marabá pega a via auxiliar e vai direto. Essa via não serve para voltar de lá para a Nova”, alerta Gilvan.
A obra
Serão quatro pistas do Km 6 até a rotatória da antiga Diferro, onde há um viaduto. Dali em diante a rodovia segue com seis pistas – quatro centrais e duas laterais auxiliares – até o atual trevo de acesso aos três núcleos urbanos, passando por um viaduto intermediário e chegando ao viaduto número um.
O revestimento asfáltico é de Concreto Betuminoso Usinado a Quente, apropriado para vias urbanas, com cinco centímetros de espessura e capacidade para suportar o tráfego de veículos de até 42 toneladas. (Correio Tocantins)