Nesta terça-feira, 19, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Altamira, na Transamazônica, participará do lançamento do Projeto de Horticultura na Região Urbana – uma parceria do órgão com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras instituições. O mesmo projeto do Sebrae já existe em Belém e Paragominas.
O Projeto beneficia 40 famílias atendidas pela Emater na região urbana de Altamira. “A ideia é promover uma visão empreendedora, de modo que esses agricultores se capacitem para a gestão de negócios e profissionalizem continuamente suas atividades”, explica a gestora do Projeto, Márcia Oliveira, do Sebrae. A iniciativa inclui, além da assistência técnica já realizada pela Emater, diagnósticos, treinamentos e Dias de Campo.
“Essa transição da produção doméstica, de subsistência, para uma produção comercial, lucrativa e sustentável, tem que ser acompanhada de educação empresarial, crédito e assistência técnica. Todo um trabalho que a Emater vem praticando historicamente agora ganha reforço do Sebrae”, diz o chefe do escritório local da Emater em Altamira, o engenheiro ambiental Rodrigo Fagundes. A cerimônia do lançamento está programada para às 14h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agroindustrial de Altamira.