- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 17 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Entidade organiza protesto contra Belo Monte

Mais Lidas

O Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo anunciou a sua programação local para o ato mundial contra Belo Monte, que ocorrerá em vários estados brasileiros. O ato do dia 20 de agosto terá início às 8 da manhã, na Praça da República, em frente ao Teatro da Paz e seguirá até o Ver-o-Peso, considerada a maior feira livre da América Latina, às margens da baía do Guajará.

O Comitê anunciou também a participação da Coluna Xingu Vivo na Jornada Nacional de Lutas, que terá início nesta quinta-feira (17) e que será marcada por uma série de atos de protestos contra o governo brasileiro.

Em Altamira e região acontecerão manifestações com a participação de indígenas,  ribeirinhos, pescadores, movimentos de mulheres, sem tetos, etc. Em Santarém ocorrerá também um ato público contra a construção da usina de Belo Monte e das hidrelétricas no rio Tapajós. A manifestação está sendo articulada pela União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) e pela Frente em Defesa da Amazônia (FDA).

Várias ações mobilizadoras para a semana que antecede o ato estão sendo preparadas. Para isso, serão usadas as rede sociais na internet, colagem de cartazes e panfletagens em praças, locais de trabalho e de estudos.

O ato, segundo seus organizadores, será uma demonstração pública de ‘repúdio’, em escala mundial, à construção da usina de Belo Monte, na Volta Grande do rio Xingu. Um repúdio contra a decisão do governo de construir a usina sem considerar os apelos da comunidade científica e das populações locais.

Brasil e Exterior

Outros estados também devem participar do protesto, como o Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia,  Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

No exterior, no dia 22 de agosto, deve haver manifestações em frente aos consulados brasileiros nos seguintes países: França, Equador, Peru, México, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, Reino Unido, Espanha, Turquia, Irã; Austrália, Holanda; Taiwan, Escócia, Portugal, Inglaterra e Wales. (Portal ORM)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias