- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Estado começa pagamento de servidores com reajuste

Mais Lidas

O governo do Estado começa a pagar nesta terça-feira, 26, os salários de abril aos servidores públicos, com um reajuste de 6,31%, e prossegue até a sexta-feira, dia 29. Devido ao reajuste concedido pelo governo do Estado a mais de 90 mil servidores para cobrir as perdas inflacionárias do período, a folha de pagamento do pessoal do Estado recebe este mês um acréscimo de R$ 9 milhões.

O aumento é válido já neste contracheque e foi garantido pela secretária de Estado de Administração, Alice Viana, durante reunião com representantes da Intersindical, que congrega 12 sindicatos de diversas categorias de servidores. O secretário de Governo, Sérgio Leão, disse que o reajuste, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o limite do que o Estado pode conceder hoje diante de um cenário financeiro apertado.

De acordo com um dos membros da Intersindical, Miriam Andrade, os servidores irão realizar uma assembleia geral no dia 3 de maio, às 10 horas, no ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), para a categoria decidir os rumos que devem seguir. ‘Vamos informar os servidores quais são as propostas que o governo está oferecendo e vamos decidir quais caminhos seguir. Estamos reivindicando um reajuste salarial de 12%, mas só concederam 6,31% e não concordamos com esse valor’, afirma Miriam, também presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT-PA) e coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Pará (Sindsaúde). ‘Além disso, não há sinalização do governo sobre o reajuste do vale-alimentação. Eles querem discutir apenas em setembro’, completa.

Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), o pagamento começa pelos servidores inativos e os que recebem pensões especiais. Dia 27, é a vez dos pensionistas militares e civis e os servidores dos órgãos da administração direta, como as secretarias e a Vice-Governadoria. O pagamento continua no dia 28, com o pessoal da área de segurança e da administração indireta, que inclui as autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias