Connect with us

Pará

PARÁ: Estado é pioneiro no país a adotar sistema de regularização fundiária

Publicado

em

“Com esta medida, podemos combater a violência, a grilagem de terras e, enfim, proporcionar a paz no campo, que é um desejo de toda a sociedade paraense”, ressaltou a governadora Ana Júlia Carepa ao assinar, na tarde desta terça-feira (26), em Brasília, convênio com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), governo federal e Tribunal de Justiça do Estado (TJE), destinado à implantação de medidas relacionadas ao processo de regularização fundiária no Estado.

Com a assinatura do acordo, o Pará passa a ser o primeiro Estado do país a contar com este tipo de sistema. A expectativa de todos os envolvidos é que o sistema ajudará a combater a grilagem de terra e os conflitos no campo, pois tornará mais fácil a consulta documental sobre quem é dono das propriedades sob litígio. Com a nova base de dados, o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) poderão cruzar os títulos de terra, identificando a cadeia dominial e descobrindo quais são os títulos falsos.

Participaram da solenidade de assinatura o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; o presidente do TJE, desembargador Rômulo Nunes; o presidente do Incra, Rolf Hachbarth e o presidente do Iterpa, Helder Benatti.

Segurança

Pelo acordo, todos os registros de imóveis no Estado do Pará serão restaurados e digitalizados, e serão criados índices para consulta e instalação de sistemas de informática que garantam a padronização, a segurança e a confiabilidade nos procedimentos de registro de imóveis.

O ministro Gilmar Mendes declarou que o CNJ é favorável ao cancelamento administrativo de todos os documentos falsos. Segundo ele, a expectativa é que dentro de um ano todos os documentos já tenham sido digitalizados. “É uma prioridade da atuação do CNJ a solução dos conflitos fundiários no Pará, assim como é uma prioridade do governo do Estado, do MDA, do Incra e da Justiça do Pará”, enfatizou o ministro.

“Eu não tenho a menor dúvida de que temos de enfrentar o problema da regularização fundiária, do ordenamento territorial e ambiental, problemas que foram jogados para baixo do tapete durante tantos anos”, declarou a governadora Ana Júlia Carepa. “Só assim poderemos promover a paz no campo, para que as pessoas possam produzir de forma tranquila”, frisou. (Levi Menezes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Helder tem celular clonado e Toni Cunha dispara, “Será que fez bobagem pelo telefone…?”

Publicado

em

Esta semana o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse por meio de suas redes sociais, que mais uma vez, teve seu telefone clonado. “Boa noite, pessoal. Fui vítima de crime cibernético. Meu número de telefone foi clonado. Já fiz boletim de ocorrência e estou tomando as providências para resolver o problema”, escreveu.

Encabulado, com a quantidade de vezes que o governador já teve seu aparelho alvo de ataques cibernéticos, o deputado estadual, Toni Cunha (PTB), seu adversário, escreveu. “De novo!! Será que o governador está mal orientado por quem cuida de sua privacidade!!? Toda vez é isso!! Acho que é o governador que mais teve telefones “clonados” na história do Brasil. Vá ser clonado assim “lá na China”!!. Será que fez bobagem pelo telefone e quer dizer que não foi ele?”

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Morre aos 68 anos Faisal Salmen

Publicado

em

Faisal Salmen, médico e primeiro prefeito de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, morreu na noite desta sexta, 23.

Faisal vinha lutando contra as sequelas de um câncer.

Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, tinha 68 anos e era paulista de Agudos. Foi eleito prefeito de Parauapebas, em novembro de 1988 e cumpriu o mandato de 1989 a 1992.


O atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), comentou sobre a morte. “Obrigado Faisal Salmen, nosso primeiro prefeito, por ter compartilhado, com todos nós, tanto carinho e dedicação. Nesse momento doloroso em que a natureza subverte o curso da vida. Parauapebas terá sempre muito orgulho desse cidadão parauapebense. A força de Faisal Salmen vem do seu exemplo e do seu caráter. leal à família, aos amigos, ao povo de Parauapebas, sua garra nos inspira e seu trabalho nos motiva”, disse o gestor.

O corpo de Faisal Salmen será velado na Câmara Municipal de Parauapebas a partir das 15 horas deste sábado e seu sepultamento está marcado para as 18 horas no Cemitério local.

A Prefeitura de Parauapebas decretou luto oficial de três dias.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 24 e 25

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze