- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 24 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Gigantes do cimento estão de olho em jazidas

Mais Lidas

Os paraenses acompanham com expectativa o interesse de grandes grupos empresariais em instalar três fábricas de cimento, a partir da exploração de calcário, no Estado, nos próximos anos. De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), existe previsão de fábricas no município de Primavera, pelo Grupo Votorantim, outra pertencente ao Grupo Camargo Corrêa que ainda não definiu a localização do complexo industrial – contatada pela reportagem, a empresa informou que não comenta o assunto -, e uma terceira, pertencente ao Grupo Orsa, no município de Monte Alegre.

O DNPM ainda não possui informações detalhadas sobre quando serão implantados esses projetos, mas o presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso, anuncia que serão efetuados estudos referentes ao potencial de uma mina de calcário em Monte Alegre, e, de acordo com um cronograma de atividades e investimentos, a instalação da uma fábrica no local deverá ocorrer em 2014. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Projetos Especiais (Sepe), acompanha esse processo de negociações e empreendimentos envolvendo o uso do calcário como cimento e corretivo de solo, nesse último caso, contribuindo para com o setor agrícola.

O Pará possui hoje três unidades de produção de cimento. Duas são do Grupo João Santos, com uma fábrica operando no município de Capanema e outra no município de Itaituba. A terceira unidade fica no município de Barcarena, pertencente ao Grupo Votorantim, que atua com a matéria-prima (o clinquer) importada. Mas, com a fábrica em Primavera, esse item será fornecido no próprio empreendimento. De acordo com o DNPM, 1.300 funcionários atuam nas fábricas do Grupo João Santos. (O Liberal)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias