Connect with us

Pará

PARÁ: Governadora apresenta ações a mototaxistas

Publicado

em

AÇÃO METRÓPOLELevar informação sobre as ações do Governo Popular diretamente para a população. Esse foi o objetivo que fez com que a governadora Ana Júlia Carepa fosse pessoalmente ao distrito de Icoaraci conversar com mototaxistas da Região Metropolitana de Belém na noite desta terça-feira, 20.

Com a presença de diversos secretários de governo, representantes de órgãos estaduais e algo em torno de 600 mototaxistas, a reunião no Clube Ibirapuera durou quase duas horas e serviu para expor como o governo estadual vem solucionando demandas nas áreas de saúde, segurança pública, geração de emprego, educação, trânsito e mobilidade, entre outras políticas públicas. A governadora adiantou que fará reuniões semelhantes nos bairros da região metropolitana e outros municípios.

Depois de ver uma apresentação sobre o programa Ação Metrópole – que fará a reestruturação do trânsito e transportes da região metropolitana- e de ouvir uma explanação da governadora com um balanço das ações em 2 anos e 10 meses de governo, os mototaxistas entregaram a ela um documento com as propostas discutidas durante o Encontro Nacional dos Mototaxistas, para a definição de normas e benefícios para a categoria após a regulamentação da profissão de motaxista e motofrete feita pelo presidente Lula em julho último.

Atendendo ao pedido feito pela categoria sobre a necessidade de apoio para aquisição de equipamentos e para a segurança dos trabalhadores, a governadora determinou, ao final da reunião, que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e o Detran, buscando também parceria com os agentes de trânsito da região metropolitana, busquem formas de identificar e diferenciar os mototaxistas de outros motoqueiros.

Ana Júlia Carepa indicou ainda ao Banpará, responsável pela gerência do programa de microcrédito estadual, o CredPará, que avalie formas de inserir uma linha de financiamento específica para os mototaxistas no programa.

Também declarou seu apoio à regulamentação. “O melhor é dar condições para que os mototaxistas trabalhem dignamente e de maneira legal. Por isso, no que pudermos fazer junto aos prefeitos para promover a regulamentação nos municípios, vamos fazer”, disse Ana Júlia Carepa, que defende a legalização da categoria desde que era senadora e que promulgou uma lei regulamentando a profissão no Pará ainda em 2007, antes mesmo da lei federal, além de ter criado o programa Pará Duas Rodas especialmente para atendê-los.

Ações – Entre as ações destacadas pela governadora na reunião, estão a contratação de 3.700 policiais militares depois de mais de dez anos sem concurso público, a aquisição de 800 novas viaturas, a reforma de 658 escolas e a construção de outras 25, além das 429 escolas que continuam em obras, a alfabetização de 172 mil pessoas após a implantação do Mova, a inclusão de 45 mil jovens no programa Bolsa Trabalho, com 15 mil deles já assimilados pelo mercado, e a reestruturação do atendimento à saúde, com o fortalecimento da saúde básica na ampliação das equipes de Saúde da Família, a ampliação da quantidade de leitos disponíveis pelo SUS, e a implantação do projeto Rios de Saúde, que leva atendimento médico e ações de cidadania para comunidades ribeirinhas e já atendeu a 70 mil pessoas.

Ana Júlia Carepa também destacou a reestruturação dos serviços de saúde neonatal. Falou sobre as modificações na Santa Casa de Misericórdia, encontrada sucateada e sem equipamentos, e que ganhou novas alas, como o novo centro obstétrico e o ambulatório de clínicas, além da construção da nova maternidade já em curso.

Mas destacou o trabalho em paralelo feito pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) para capacitar os profissionais de saúde nos municípios para diminuir as situações de risco para mães e bebês, fortalecendo os programas pré-natais e também as condições de atendimento de média complexidade. “Estamos fazendo formação em 132 municípios, incluindo o Marajó, capacitando não só médicos, mas todos os profissionais de saúde, para melhorar a Saúde Básica e o Pré-Natal”.

Participaram da reunião os secretários estaduais de Saúde, Sílvia Cumaru; Segurança, Geraldo Araújo; Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Barbosa; de Trabalho, Emprego e Renda, Ivanise Gasparim; de Urbanismo e Desenvolvimento Urbano, Suely Oliveira; os secretários adjuntos de Educação, Alberto Leão, de Projetos Estratégicos, Leonardo Ferreira, e de Integração Regional, Humberto Cunha; o presidente do Banpará, Affonso Rodrigues Vianna Neto; o presidente da Associação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag), Pio X Sampaio Leite; o presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Eduardo Ribeiro; além de representantes do Detran e Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e os vereadores Marquinhos e Adalberto Aguiar. (Aline Monteiro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Helder tem celular clonado e Toni Cunha dispara, “Será que fez bobagem pelo telefone…?”

Publicado

em

Esta semana o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse por meio de suas redes sociais, que mais uma vez, teve seu telefone clonado. “Boa noite, pessoal. Fui vítima de crime cibernético. Meu número de telefone foi clonado. Já fiz boletim de ocorrência e estou tomando as providências para resolver o problema”, escreveu.

Encabulado, com a quantidade de vezes que o governador já teve seu aparelho alvo de ataques cibernéticos, o deputado estadual, Toni Cunha (PTB), seu adversário, escreveu. “De novo!! Será que o governador está mal orientado por quem cuida de sua privacidade!!? Toda vez é isso!! Acho que é o governador que mais teve telefones “clonados” na história do Brasil. Vá ser clonado assim “lá na China”!!. Será que fez bobagem pelo telefone e quer dizer que não foi ele?”

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Morre aos 68 anos Faisal Salmen

Publicado

em

Faisal Salmen, médico e primeiro prefeito de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, morreu na noite desta sexta, 23.

Faisal vinha lutando contra as sequelas de um câncer.

Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, tinha 68 anos e era paulista de Agudos. Foi eleito prefeito de Parauapebas, em novembro de 1988 e cumpriu o mandato de 1989 a 1992.


O atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), comentou sobre a morte. “Obrigado Faisal Salmen, nosso primeiro prefeito, por ter compartilhado, com todos nós, tanto carinho e dedicação. Nesse momento doloroso em que a natureza subverte o curso da vida. Parauapebas terá sempre muito orgulho desse cidadão parauapebense. A força de Faisal Salmen vem do seu exemplo e do seu caráter. leal à família, aos amigos, ao povo de Parauapebas, sua garra nos inspira e seu trabalho nos motiva”, disse o gestor.

O corpo de Faisal Salmen será velado na Câmara Municipal de Parauapebas a partir das 15 horas deste sábado e seu sepultamento está marcado para as 18 horas no Cemitério local.

A Prefeitura de Parauapebas decretou luto oficial de três dias.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 24 e 25

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze