Connect with us

Pará

PARÁ: Governadora entrega obras e anuncia investimentos para Marapanim

Publicado

em

A governadora Ana Júlia Carepa decidiu comemorar 1º de maio, Dia do Trabalhador, ao lado do povo do município de Marapanim, nordeste do estado. Foram anunciadas pela governadora algumas obras realizadas neste mandato como a conservação e retirada de pontos críticos, pavimentação de 9 quilômetros em selante e drenagem da Rodovia Transmaú (PA-220).

Na ocasião, Ana Júlia Carepa, na presença do prefeito de Marapanim, José Ribamar Monteiro, demais autoridades locais e estaduais e dezenas de populares, assinou a Ordem de Serviço para a construção de um trapiche em concreto armado e rampa, na comunidade de Bom Sossego, Distrito de Marudá. O custo da obra sairá por R$ 542.000,00.

O ato de assinatura foi realizado às proximidades do trapiche antigo, onde a governadora recebeu do estudante Ismael Queiroz, 13 anos, um poema como forma de agradecimento pelo benefício.

A governadora ressaltou que, apesar de tanta crise econômica enfrentada pelo governo do Pará no ano passado, estava ali para assinar a Ordem de Serviço da obra. “Poderia ter feito um trapiche de madeira, mas preferi esperar um pouco mais para poder oferecer um de melhor qualidade e durabilidade para o povo de Marapanim”, explicou.

Para o atravessador de pescado, Manoel Alailson Pinto Favacho, 55 anos, que há 30 anos está nesta profissão, a obra só vai trazer benefícios. O novo trapiche “vai proporcionar melhoria para o nosso trabalho, pois vai facilitar ainda mais o embarque e desembarque do peixe”.

O prefeito de Marapanim fez questão de dizer que o povo daquele município recebia a governadora de braços abertos, pois todos sabiam que ela não estava fazendo como muitos, em ficar só em promessas. “A senhora não veio a esta cidade de mãos vazias. Trouxe obras e serviços que vão beneficiar a população local”. Também fez questão de lembrar a todos que pela primeira vez um governador pisava nos solos de Marapanim.

Além da construção de um novo trapiche, a governadora Ana Júlia Carepa entregou nas mãos do prefeito de Marapanim as chaves dos maquinários e equipamentos (motoniveladora, pá mecânica, trator de pneu e caçamba ) que vão contribuir para a manutenção e ampliação das ruas e vicinais do município.

Vale lembrar que esses equipamentos (que já tinham sido entregues nas primeiras horas da manhã deste sábado, 1º, para a prefeitura local), fazem parte de mais de 500 comprados pelo governo do estado, com os R$ 140 milhões do empréstimo autorizado pela Assembleia Legislativa e captados pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) junto ao Finame, linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para este tipo de produto de fabricação nacional.

Demandas

Em sua visita pela cidade, a governadora do Pará passou por algumas comunidades como Araticu-Miri, que não estava na agenda de governo, mas que Ana Júlia fez questão de conhecer o local e saldar os moradores; e também, a comunidade de Taboquinha, onde foi recebida por dezenas de populares e pelo grupo de carimbó Uirapuru, com o qual arriscou alguns passos antes de subir ao palanque.

Após um breve momento de agradecimento pelas obras e serviços que estavam chegando em Marapanim, o representante da Sociedade Civil, Pedro Alcântara, fez um pedido para a governadora, no sentido de que viabilizasse o abastecimento de água potável para uma área da cidade. A solicitação foi reforçada pelo prefeito José Ribamar.

Ana Júlia se comprometeu em vai ajudar a prefeitura para apresentar um projeto junto ao PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, para captar recursos e assim resolver o problema do abastecimento de água. Garantiu que, ainda este ano, 110 famílias receberão unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal em parceria com o governo do estado, por meio da Cohab.

A governadora disse também que muito em breve a internet vai deixar de ser realidade somente para alguns, e passará a ser disponibilizada gratuitamente para todos, por meio do Navegapará, maior programa de inclusão digital do país.

Como formar de dar mais apoio à cultura local, o governo do Pará instalou o Ponto de Cultura na cidade. Assim, será possível, por exemplo, filmar uma atividade cultural, até mesmo de um celular, e disponiblizar na internet. É um meio que o governo do estado encontrou para a luta que vem travando: tornar o carimbó reconhecido como Patrimônio Histórico e Imaterial em nível nacional. O que também vai contribuir com mais visibilidade turística para Marapanim, já que é conhecido pelo povo paraense como a terra do carimbó.

Por fim, a governadora foi presenteada pelas senhoras Sandra Maria Ribeiro, Claudete Barroso e Vânia Santos, da comissão do Ponto de Cultura, com uma maquete de barco, par de sandálias artesanais e um arranjo de flores, como homenagem antecipada pelo Dia das Mães.

Além das autoridades já citadas, participaram da comitiva da governadora os secretários de estado de Transporte, Moisés dos Santos, e de Integração Regional, André Farias; deputados estaduais Carlos Bordalo, Regina Barata e Valdir Ganzer; deputado federal, Paulo Rocha; e vereadores locais. (Gercileia Medeiros)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Ônibus é atingido por lamina de trator

Publicado

em

O ônibus que transportava trabalhadores de uma empresa terceirizada da Vale, se envolveu em um acidente de trânsito na noite desta quarta, 28, por volta das 19h. O veículo foi atingido por uma lâmina de um trator que estava sendo transportado por uma carreta prancha na Estrada Paulo Fonteles.

O ônibus trafegava no sentido Projeto Salobo/Parauapebas.

O motorista do ônibus teve ferimentos leves e foi levado para atendimento médico.

Continue lendo

Pará

ELDORADO DOS CARAJÁS: BRK Ambiental inaugura novo laboratório de análise da água

Publicado

em

A BRK Ambiental, concessionária responsável por serviços de saneamento em nove municípios do Pará, inaugurou um novo laboratório de análises de controle de qualidade da água para consumo humano em Eldorado do Carajás, na região de Carajás.   

A nova instalação permitirá a realização de mais de 800 amostras de água por mês, o que corresponde a aproximadamente 2.500 parâmetros distribuídos entre análises físico-químicas e microbiológicas em matrizes de água bruta e tratada, atendendo a legislação nacional de qualidade da água para consumo humano do Ministério da Saúde. 

Atualmente, a BRK Ambiental atende cerca de 165 mil pessoas na região com água tratada. O objetivo da companhia é dar continuidade ao monitoramento de forma estratégica, otimizando o processo de amostragem da qualidade da água em todas as etapas do processo de produção, ou seja, desde a captação, processo de tratamento, armazenamento em reservatórios e no sistema de distribuição, visando garantir a proficiência e confiabilidade dos dados gerados. 

“Atestar a qualidade da água com um trabalho rigoroso e transparente faz parte do nosso propósito de transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. Agora, com um novo laboratório, esse serviço traz mais eficiência e praticidade na rotina da operação, beneficiando ainda mais os nossos clientes”, afirma Sandra Leal, gerente de Operações da BRK Ambiental.   

O engenheiro Pedro Gobbo, responsável pelas operações da concessionária no Pará ressalta que, anualmente, são disponibilizados relatórios com informações sobre a qualidade da água distribuída. “Todos os anos, as nossas equipes preparam o relatório anual de qualidade da água, em cumprimento ao Decreto Presidencial nº 5.440/2005, em que é possível atestar as análises das amostras laboratoriais. É importante que a população saiba que a água fornecida pela BRK Ambiental possui qualidade comprovada”, explica Gobbo. 

Continue lendo

Pará

Aeroportos de Marabá e Parauapebas estão entre os 10 mais movimentados da região Norte

Publicado

em

Segundo dados da Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá e o Aeroporto de Carajás, em Parauapebas, estão entre os dez mais movimentados da região Norte do Brasil.

No mês de junho, o Aeroporto de Marabá ficou na oitava colocação com um movimento de 18.760 passageiros, que representa um crescimento de 11,9% comparado a maio 2021 e uma recuperação de 91,9% sobre junho 2019, época entraves agudos da pandemia de Covid-19. Marabá superou o Aeroporto de Rio Branco, capital do Acre, que teve em junho 17.578 passageiros.

Em Parauapebas, o Aeroporto de Carajás, teve em junho o embarque e desembarque de 7.486 passageiros, segundo dados da ANAC. Isso representa crescimento de 9,3% sobre maio de 2021 e recuperação de 75,8% sobre junho de 2019.


O aeroporto mais movimento de todas a região norte é o Aeroporto Val-de-Cans, em Belém, capital do Pará, que teve 193.769 passageiros em junho de 2021, seguido do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, no Amazonas, com 162.958 passageiros no mesmo período.

Outro aeroporto do Pará, que figura entre os 10 mais movimentados na região Norte, é o Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, que ocupa a 6ª posição com volume de 27.294 passageiros em junho.

Dos dez aeroportos mais movimentados na região Norte, 4 são do Pará.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze