Connect with us

Pará

PARÁ: Governadora entrega obras e anuncia investimentos para Marapanim

Publicado

em

A governadora Ana Júlia Carepa decidiu comemorar 1º de maio, Dia do Trabalhador, ao lado do povo do município de Marapanim, nordeste do estado. Foram anunciadas pela governadora algumas obras realizadas neste mandato como a conservação e retirada de pontos críticos, pavimentação de 9 quilômetros em selante e drenagem da Rodovia Transmaú (PA-220).

Na ocasião, Ana Júlia Carepa, na presença do prefeito de Marapanim, José Ribamar Monteiro, demais autoridades locais e estaduais e dezenas de populares, assinou a Ordem de Serviço para a construção de um trapiche em concreto armado e rampa, na comunidade de Bom Sossego, Distrito de Marudá. O custo da obra sairá por R$ 542.000,00.

O ato de assinatura foi realizado às proximidades do trapiche antigo, onde a governadora recebeu do estudante Ismael Queiroz, 13 anos, um poema como forma de agradecimento pelo benefício.

A governadora ressaltou que, apesar de tanta crise econômica enfrentada pelo governo do Pará no ano passado, estava ali para assinar a Ordem de Serviço da obra. “Poderia ter feito um trapiche de madeira, mas preferi esperar um pouco mais para poder oferecer um de melhor qualidade e durabilidade para o povo de Marapanim”, explicou.

Para o atravessador de pescado, Manoel Alailson Pinto Favacho, 55 anos, que há 30 anos está nesta profissão, a obra só vai trazer benefícios. O novo trapiche “vai proporcionar melhoria para o nosso trabalho, pois vai facilitar ainda mais o embarque e desembarque do peixe”.

O prefeito de Marapanim fez questão de dizer que o povo daquele município recebia a governadora de braços abertos, pois todos sabiam que ela não estava fazendo como muitos, em ficar só em promessas. “A senhora não veio a esta cidade de mãos vazias. Trouxe obras e serviços que vão beneficiar a população local”. Também fez questão de lembrar a todos que pela primeira vez um governador pisava nos solos de Marapanim.

Além da construção de um novo trapiche, a governadora Ana Júlia Carepa entregou nas mãos do prefeito de Marapanim as chaves dos maquinários e equipamentos (motoniveladora, pá mecânica, trator de pneu e caçamba ) que vão contribuir para a manutenção e ampliação das ruas e vicinais do município.

Vale lembrar que esses equipamentos (que já tinham sido entregues nas primeiras horas da manhã deste sábado, 1º, para a prefeitura local), fazem parte de mais de 500 comprados pelo governo do estado, com os R$ 140 milhões do empréstimo autorizado pela Assembleia Legislativa e captados pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) junto ao Finame, linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para este tipo de produto de fabricação nacional.

Demandas

Em sua visita pela cidade, a governadora do Pará passou por algumas comunidades como Araticu-Miri, que não estava na agenda de governo, mas que Ana Júlia fez questão de conhecer o local e saldar os moradores; e também, a comunidade de Taboquinha, onde foi recebida por dezenas de populares e pelo grupo de carimbó Uirapuru, com o qual arriscou alguns passos antes de subir ao palanque.

Após um breve momento de agradecimento pelas obras e serviços que estavam chegando em Marapanim, o representante da Sociedade Civil, Pedro Alcântara, fez um pedido para a governadora, no sentido de que viabilizasse o abastecimento de água potável para uma área da cidade. A solicitação foi reforçada pelo prefeito José Ribamar.

Ana Júlia se comprometeu em vai ajudar a prefeitura para apresentar um projeto junto ao PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, para captar recursos e assim resolver o problema do abastecimento de água. Garantiu que, ainda este ano, 110 famílias receberão unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal em parceria com o governo do estado, por meio da Cohab.

A governadora disse também que muito em breve a internet vai deixar de ser realidade somente para alguns, e passará a ser disponibilizada gratuitamente para todos, por meio do Navegapará, maior programa de inclusão digital do país.

Como formar de dar mais apoio à cultura local, o governo do Pará instalou o Ponto de Cultura na cidade. Assim, será possível, por exemplo, filmar uma atividade cultural, até mesmo de um celular, e disponiblizar na internet. É um meio que o governo do estado encontrou para a luta que vem travando: tornar o carimbó reconhecido como Patrimônio Histórico e Imaterial em nível nacional. O que também vai contribuir com mais visibilidade turística para Marapanim, já que é conhecido pelo povo paraense como a terra do carimbó.

Por fim, a governadora foi presenteada pelas senhoras Sandra Maria Ribeiro, Claudete Barroso e Vânia Santos, da comissão do Ponto de Cultura, com uma maquete de barco, par de sandálias artesanais e um arranjo de flores, como homenagem antecipada pelo Dia das Mães.

Além das autoridades já citadas, participaram da comitiva da governadora os secretários de estado de Transporte, Moisés dos Santos, e de Integração Regional, André Farias; deputados estaduais Carlos Bordalo, Regina Barata e Valdir Ganzer; deputado federal, Paulo Rocha; e vereadores locais. (Gercileia Medeiros)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

JACUNDÁ: Jovem faz cachorro inalar fumaça de maconha e caso vai parar na Polícia

Publicado

em

Um vídeo de uma influencer digital de Jacundá, na região de Carajás, Pará, publicado nas redes sociais foi alvo de denúncias por maus tratos à polícia.

Nas imagens, a jovem aparece tragando um cigarro de maconha e expirando na boca de um cachorro, o obrigando a inalar a fumaça.

Ainda no vídeo, uma pessoa que está com a jovem pede para ela parar, avisando que seria maus-tratos, o que é crime por lei: “Não faz isso não, mano. Coitado do animal. Isso aí é maus-tratos”.


A denúncia foi parar na Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, da Polícia Civil (PC), que informou, em nota, ter instaurado um Auto de Investigação (AI) para apurar o caso.

De acordo com a PC, informações preliminares apontam que o vídeo foi gravado há cerca de um mês, quando a investigada ainda era adolescente.

“A investigada e o amigo, dono do animal, compareceram à unidade policial para prestar esclarecimentos e aguardam a conclusão da investigação”, segundo a PC.

O crime de maus-tratos a animais é previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e, com atualização, pode ser punido com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

Continue lendo

Pará

Tuna bate Paysandu e se aproxima do título do Parazão 2021

Publicado

em

Deu Tuna Luso nos primeiros 90 minutos da decisão do Campeonato Paraense 2021. Em partida no Estádio do Souza, a Águia Guerreira derrotou o Paysandu por 4 a 2 e chega com boa vantagem para o jogo de volta no próximo domingo, dia 23, na Curuzu. Na primeira etapa, os laterais Léo Rosa e Alexandre Pinho marcaram os dois primeiros para a Lusa. Na volta do intervalo, Lukinha ampliou. O Papão diminuiu com Perema, de cabeça. Paulo Rangel fez valer a lei do ex e marcou o quarto dos donos da casa, mas Gabriel Barbosa diminuiu o prejuízo para os bicolores minutos depois. No segundo jogo, a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim fica com a taça, feito que não acontece desde 1988.


Antes da partida começar, a Tuna já tinha o melhor ataque da competição e disparou ainda mais nesse quesito hoje. A equipe cruzmaltina tem 29 gols em 13 jogos no Parazão, uma média de 2,2 por partida. Paulo Rangel, com sete gols, é o artilheiro do time, o vice da competição, atrás de Cris Maranhense, com oito. Outro destaque é o lateral-direto Léo Rosa e o meia-atacante Lukinha, que têm cinco e três gols respectivamente.

O Paysandu chegou à final com a melhor defesa do campeonato, tendo sofrido apenas sete gols. A equipe chegou a ficar sete jogos sem ter a defesa vazada. O então ponto forte do Papão não funcionou hoje e levou quatro gols da Tuna, deixando as coisas complicadas para a volta na Curuzu.

O jogo de volta da final do Campeonato Paraense 2021 está marcado para o próximo domingo, dia 23, às 17h, na Curuzu. O Papão precisa vencer por dois gols de diferença, se quiser pelos menos levar a decisão para os pênaltis, ou mais, se quiser o título no tempo normal. Já a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim conquistará o 11° título estadual.

Continue lendo

Pará

BREU BRANCO: Chamonzinho leva ações do Mais Saúde

Publicado

em

Neste sábado, 15, o deputado Chamonzinho (MDB), levou até Breu Branco, na região de carajás, Pará, ações do Mais Saúde, promovidas pelo Instituto Miguel Chamon, com atendimentos de saúde para fortalecer o combate à pandemia.

Chamonzinho esteve acompanhado de vereadores, vice-prefeito e prefeito da cidade, onde também visitaram a Praça São Cristóvão, que será reformada e revitalizada, através de uma emenda destinada pelo parlamentar.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze