Connect with us

Pará

PARÁ: Governadora inaugura a Unidade de Neonatal, em Parauapebas

Publicado

em

A governadora Ana Júlia Carepa inaugurou a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI), do Hospital Municipal de Parauapebas. Com uma área de 99,15m², além da UCI (com 36m²), os novos espaços contam com uma sala de espera, onde ficam os familiares e amigos das mães e crianças que estão da UCI e ainda uma sala exclusiva para o acolhimento das mães das crianças internada.

“Esses espaços mostram que a nossa preocupação não são apenas com a construção e inauguração de prédios. Mostra que o Governo Popular também se preocupa com o lado humano, com a dor dessas mães que tiveram que ficar longe de seus filhos enquanto estão em tratamento. Esse é um Governo que se preocupa e cuida das pessoas”, disse Ana Júlia Carepa, durante a inauguração da UCI Neonatal, que conta com nove leitos, e está equipada com aparelho fotoestabilizadores, que mantém a temperatura do corpo do recém-nascido em um grau adequado; duas balanças eletrônicas de precisão, além de um aparelho móvel de raio-x, o que evita a manipulação e o deslocamento desnecessário dos bebês para fazerem os exames.

Com a inauguração em Parauapebas, a estrutura de UCIs Neonatais já é realidade em outros quatro municípios, que são: Ananindeua, Castanhal, Marituba e Bragança. E ainda serão inauguradas mais outras 4 UCIs, em um investimento de R$ 2.300 milhões de reais para as nove UCIs. “É um investimento alto, mas viável para o governo. Essas UCIs vão desafogar as UTIs neonatais, liberando leitos para os casos que são mais graves”, ressaltou governadora Ana Júlia Carepa.

A secretária de Saúde Pública, Silvia Comaru, agradeceu a governadora por acreditar e investir na saúde infantil e neonatal, pois, segundo ela, a atenção dada desde os primeiros dias de vida de uma criança são fundamentais para o crescimento de um jovem e adulto saudável.

Mas a governadora destacou que a atenção básica dos municípios precisa ser potencializada pelos gestores municipais, ponto corroborado pelo prefeito Darci Lérmen. Ana Júlia Carepa ainda informou que todos os municípios do Pará recebem recursos para investimentos em saúde, fundo a fundo, independente se há inadimplência do município com o Estado e, indistintamente da cor partidária do município. “Não vou prejudicar uma população porque escolheu um prefeito ou prefeita de um partido diferente do da governadora. Não é certo que o povo pague pelas diferenças políticas entre os gestores estaduais e municipais, por isso, invisto em todos os 144 municípios do Pará, sem olhar a coloração partidária dos políticos”, garantiu.

A governadora anunciou, durante seu discurso, a finalização das obras do Instituto Médico Legal (IML), de Parauapebas, atendendo ao pedido da população do município, que antes tinha que se deslocar para outros municípios, como Marabá, para realizar os exames de necropsia, o que implicava em custos, sem contar no desgaste emocional. “Em muitos casos, as famílias não conseguiam enterrar seus mortos, porque não tinham estrutura para trazer os corpos do IML de Marabá. E nós entendemos a importância que isso tem para todos”, disse Darci Lérmen. O IML de Parauapebas será inaugurado ainda no primeiro semestre de 2010.

O município ainda recebeu ambulância e moto de resgate, que chega a lugares que a ambulância não entra, sendo fundamental para um município característico pela existência de vicinais.

A governadora apontou que os investimentos para o município não são apenas na área da saúde. “Inaugurei o escritório da Emater e uma agência do Banpará, que tirou do isolamento funcionários públicos do Estado que, até então, tinham que receber seus vencimentos pelos Correios”, disse ela, destacando que a presença de um banco sempre movimenta a economia.

Falou ainda dos investimentos na área da segurança, que levou o serviço do Disque-Denúncia para a cidade. “Sabemos que o Disque-Denúncia já está tendo resultado. Ele ajuda a combater o crime organizado e tráfico de drogas, ajudando a manter um clima de paz”.

Participaram da solenidade de inauguração o prefeito de Parauapebas, Darci Lérmen; secretária de Estado de Saúde Pública, Silvia Comaru; secretário-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty; secretário de Estado de Integração Regional, André Farias; secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Rodrigues; Evaldo Benevides, secretário de Saúde de Parauapebas; Ana Paula Lamego, diretora do Hospital Municipal e, o deputado federal Zé Geraldo.

Em seguida, a governadora participou do encerramento da 1ª. Conferência Estadual da Defesa Civil – etapa Carajás e da solenidade de formatura de 20 novos soldados do Corpo de Bombeiros, que serão lotados do 10º. Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Parauapebas. (Renata Costa Biondi)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Helder tem celular clonado e Toni Cunha dispara, “Será que fez bobagem pelo telefone…?”

Publicado

em

Esta semana o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse por meio de suas redes sociais, que mais uma vez, teve seu telefone clonado. “Boa noite, pessoal. Fui vítima de crime cibernético. Meu número de telefone foi clonado. Já fiz boletim de ocorrência e estou tomando as providências para resolver o problema”, escreveu.

Encabulado, com a quantidade de vezes que o governador já teve seu aparelho alvo de ataques cibernéticos, o deputado estadual, Toni Cunha (PTB), seu adversário, escreveu. “De novo!! Será que o governador está mal orientado por quem cuida de sua privacidade!!? Toda vez é isso!! Acho que é o governador que mais teve telefones “clonados” na história do Brasil. Vá ser clonado assim “lá na China”!!. Será que fez bobagem pelo telefone e quer dizer que não foi ele?”

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Morre aos 68 anos Faisal Salmen

Publicado

em

Faisal Salmen, médico e primeiro prefeito de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, morreu na noite desta sexta, 23.

Faisal vinha lutando contra as sequelas de um câncer.

Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, tinha 68 anos e era paulista de Agudos. Foi eleito prefeito de Parauapebas, em novembro de 1988 e cumpriu o mandato de 1989 a 1992.


O atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), comentou sobre a morte. “Obrigado Faisal Salmen, nosso primeiro prefeito, por ter compartilhado, com todos nós, tanto carinho e dedicação. Nesse momento doloroso em que a natureza subverte o curso da vida. Parauapebas terá sempre muito orgulho desse cidadão parauapebense. A força de Faisal Salmen vem do seu exemplo e do seu caráter. leal à família, aos amigos, ao povo de Parauapebas, sua garra nos inspira e seu trabalho nos motiva”, disse o gestor.

O corpo de Faisal Salmen será velado na Câmara Municipal de Parauapebas a partir das 15 horas deste sábado e seu sepultamento está marcado para as 18 horas no Cemitério local.

A Prefeitura de Parauapebas decretou luto oficial de três dias.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 24 e 25

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze