Connect with us

Pará

PARÁ: Governo continuará obras do Ação Metrópole com recursos da Jica

Publicado

em

O governador Simão Jatene sancionou esta semana o decreto que prevê o empréstimo externo solicitado à Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), no valor de 16,4 bilhões de ienes – o equivalente a cerca de R$ 320 milhões -, para a continuidade das obras do projeto Ação Metrópole. Vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), o projeto prevê nesta segunda etapa a implantação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, que inclui corredores estruturados, terminais de integração e a parte operacional. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (1º).

Segundo a coordenadora técnica do Ação Metrópole, Marilena Mácola, a equipe técnica já está trabalhando para reiniciar as obras. “O Ação Metrópole está em processo de elaboração do projeto de engenharia para a continuidade da Avenida João Paulo II, os ajustes na Av. Júlio Cesar e soluções pontuais para o trânsito na rodovia Arthur Bernardes, que ainda não está finalizada”, ressaltou. Para estas obras o “Ação Metrópole” também acompanha o processo de captação de recursos.

Integração

A segunda etapa vai melhorar o fluxo de veículos e pessoas na região. Dois terminais de integração (um no município de Marituba e outro no distrito de Icoaraci), três estações de integração (duas no corredor da Augusto Montenegro, denominadas Tapanã e Mangueirão, e uma no Corredor BR-316, denominada Águas Lindas), além de garagens (em Marituba e Icoaraci) também fazem parte do projeto, que tem entre seus objetivos agilizar o embarque e desembarque de passageiros. O cronograma de obras deverá começar em meados de 2013, para que em 2015 o sistema já esteja funcionando.

A primeira etapa do projeto Ação Metrópole já foi concluída, incluindo os elevados Vinnar Grünnen, na Júlio César com a Independência, e Daniel Berg, na Júlio César com a Pedro Álvares Cabral; obras de infraestrutura viária, como o prolongamento da avenida Independência, e a recuperação da rodovia Arthur Bernardes, que darão suporte ao trânsito quando iniciarem as obras dos corredores BR-316/Almirante Barroso e Augusto Montenegro.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Botafogo vence o Remo por 3 a 0, em Volta Redonda

Publicado

em

O Botafogo venceu o Remo por 3 a 0 na tarde desta domingo, pela 3ª rodada da Série B do Brasileiro. A partida aconteceu no Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda. O Fogão abriu o placar logo aos treze minutos, com Chay aproveitando passe de Rafael Navarro. O Leão até equilibrou as ações no primeiro tempo, mas voltou meio desligado para a etapa final. O segundo dos cariocas veio em contra-ataque puxado por Ronald, que acionou Rafael Navarro. Atacante só tocou na saída de Vinícius. O terceiro veio em um chute de longe de Pedro Castro, que venceu o goleiro azulino.

O Botafogo se mantém invicto na competição e chega aos sete pontos, assumindo a 3ª colocação. Com quatro pontos, o Remo cai para 10°, podendo perder ainda mais duas posições ao final da rodada.

Na quarta rodada da Série B, o Remo recebe o Vitória na quarta-feira, dia 16, às 16h, no Baenão, em Belém. Um dia depois, o Botafogo visita o Londrina no Estádio do Café, às 19h. (Foto: Samara Miranda)

Continue lendo

Pará

Na Bahia, Paysandu vence Jacuipense por 2 a 0

Publicado

em

O Paysandu venceu o Jacuipense por 2 a 0, em jogo realizado na noite deste sábado, 12, no Estádio Pituaçu, em Salvador, pela terceira rodada do Grupo A da Série C do Brasileiro. O Papão fez o resultado ainda no primeiro tempo, com Marlon e Gedeilson, contra, garantindo a primeira vitória bicolor na competição nacional. O Jacupa, com muitas dificuldades, principalmente, ofensivas, segue sem comemorar um triunfo no torneio.

Com a vitória, o Paysandu pulou da penúltima para a quinta colocação com quatro pontos, mas pode perder posições ao final da rodada. O Jacuipense agora é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto conquistado.

O Paysandu recebe o Volta Redonda no sábado, dia 19, a partir das 17h, na Curuzu, em Belém. Na segunda-feira, dia 21, o Jacupa medirá forças com o Santa Cruz, às 20h, no Arruda, no Recife. (Renan Oliveira)

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze