- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 24 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Governo dá partida à implantação da segunda etapa do Ação Metrópole

Mais Lidas

Técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) reuniram nesta quinta-feira, 3, com o governador Simão Jatene e representantes do governo do Estado, para discutir a segunda etapa do projeto Ação Metrópole, que corresponde a implantação do sistema integrado de transportes de Belém.

Ficou definido na reunião o financiamento da Jica no valor de 16,4 bilhões de Yens – e a vinda, em maio, de uma missão técnica com o objetivo de definir os procedimentos para os estudos de impacto ambiental e dar início aos procedimentos licitatórios das empresas que participarão do projeto.

O representante chefe da Agência, Katsuhiko Haga, ressaltou ao governador a importância de continuidade do projeto. “Estamos na última etapa para concretizar o Ação Metrópole. Há 20 anos a Jica aposta no projeto. Estamos aqui para reafirmar essa importância ao governador”, afirmou. O coordenador de Planejamento do Ação Metrópole, Paulo Ribeiro, disse que a partir desta visita acontecerão outras com procedimentos mais específicos, visando o andamento do processo para a implantação do sistema integrado de transporte.

Segundo ele, a primeira etapa do projeto, já concluída, incluiu o elevado da Júlio César com a Independência, da Júlio Cesar com a Pedro Álvares Cabral, a avenida Independência e a recuperação da Artur Bernardes. O coordenador Geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano, César Meira, afirmou que entre as obras previstas para a segunda etapa está o prolongamento da avenida João Paulo II até o município de Marituba. “O objetivo é criar uma nova via de escoamento para desobstruir o gargalo existente no entroncamento”, frisou.

O governador Simão Jatene agradeceu a presença dos técnicos japoneses e a persistência deles na concretização do projeto. “Vocês são incansáveis. São 20 anos de luta, enfrentando vários governos e suas mudanças. Não só Belém, mas o Pará é devedor da Jica”, afirmou.

Jatene destacou que o Ação Metrópole tem prioridade excepcional para o governo do Estado. “Qualquer pessoa minimamente comprometida com o bem estar da população sabe a importância do projeto para o organização do sistema de transporte de Belém. Se não fizermos algo rápido a cidade vai parar”, afirmou, lembrando o crescimento da capital e dos municípios da região metropolitana. Particparam da reunião também, o secretário de Governo, Sérgio Leão; e o adjunto da Secretaria de Projetos Estratégicos, Davi Leal.

- Publicidade -spot_img

1 Comentário

Assinar
Notificar-me
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
mairym

gostaria de saber quando vai começar as obras dos novos corredores exclusivos pra onibus da augusto montenegro e almirante barroso? quando vai iniciar as obras do elevado do entrocamento? será que vão mesmo fazer as obras do tunel da almirante com a dr. freitas? e as obras do novo mangueirão e no entorno do mesmo vai ter alguma coisa? essas duas novas vias de 25km. cada vai mesmo sair do papel? já tem algum projeto pronto? tem data pra inicio das obras? como posso ver a maquete desses e de outros projetos do ação metropole? e os que não são tambem. obrigado!!!

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias