- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Governo entrega nova Santa Casa no segundo semestre de 2012

Mais Lidas

Em ritmo acelerado, as obras de ampliação da estrutura física da Santa Casa de Misericórdia do Pará já têm data para conclusão. No segundo semestre de 2012, o governo do Estado entregará o novo prédio, para onde serão realocados os serviços e alas que funcionam nas antigas instalações da instituição, que tem mais de 350 anos de funcionamento no Estado.

Executado dentro das mais modernas técnicas de engenharia e arquitetura hospitalar, o projeto colocará a Santa Casa entre os melhores hospitais do Brasil. Cerca de 300 profissionais estão envolvidos na construção do novo prédio, que terá oito andares. Inicialmente orçado em R$ 68 milhões, o projeto precisou de ajustes e correções, além de novos serviços não previstos, o que totalizará um investimento superior a R$ 100 milhões.

A ampliação do prédio permitirá que a nova Santa Casa aumente sua capacidade de atendimento. Serão 180 novos leitos, salas de exames, ambulatório, setor de emergência, salas de imagens e tomografia, centro cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), berçários, banco de leite, auditório e laboratório de análises clínicas.

Heliponto

Com o investimento na revitalização do espaço físico, a Santa Casa passará a ser o único hospital no Pará, com atendimento inteiramente garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), equipado com heliponto, para acelerar o atendimento a pacientes graves, transportados em helicópteros do interior para a capital.

Responsável pela conclusão das obras de ampliação da Santa Casa, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) já está fazendo o reforço estrutural nas lajes do bloco onde funcionará a nova maternidade. “Como houve erro de projeto e execução, é necessário fazer esse serviço, para deixá-las no nível do projeto. A construtora está refazendo o serviço, porém sem nenhum custo adicional para o Estado”, informou nesta terça-feira (26) o secretário de Obras Públicas, Joaquim Passarinho.

Segundo ele, a base do heliponto, construída no bloco da maternidade, já foi concretada. “Estamos fixando a estrutura do telhado”, explicou. Joaquim Passarinho ressaltou que o projeto da nova Santa Casa também inclui o aproveitamento de recursos ambientais. “Serão colocadas placas solares, que alimentarão as máquinas usadas no aquecimento da água para higiene de pacientes, servidores e acompanhantes. Haverá o reaproveitamento da água da chuva na descarga dos vasos sanitários de toda a nova maternidade”, contou o secretário.

Normas

No bloco onde será implantado o Serviço de Hemodiálise Pediátrica, que contará com 10 máquinas, as obras estão sendo feitas dentro das normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “As instalações elétricas e hidrossanitárias estão em fase de conclusão, assim como os revestimentos cerâmicos, em fase de acabamento, e o gesso no teto”, detalhou Passarinho, acrescentando que, “por ser um prédio tombado, a colocação das esquadrias nas janelas externas tem que obedecer às linhas originais”.

Também está em fase de acabamento o bloco 44, onde funcionarão o refeitório e a lavanderia. A finalização, informou o secretário, dependerá da compra dos equipamentos. Os andaimes para a pintura externa do prédio já estão sendo montados. “Na área externa começamos ainda o serviço de urbanização, com a construção de abrigos para suporte e proteção dos equipamentos externos usados para hemodiálise”, disse Joaquim Passarinho.

Conforto, segurança e eficiência serão garantidos, também, com moderno sistema de climatização nos espaços e o acesso informatizado aos ambientes, com cartões pessoais de autorização de entrada. Todo o complexo será alimentado por uma central de geração de energia, com capacidade para 4 mil KVA, o equivalente ao abastecimento de duas mil casas populares.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias