Connect with us

Pará

PARÁ: Governo garante segurança e desenvolvimento para São Felix do Xingu

Publicado

em

Após percorrer quatro municípios nas regiões de integração do Carajás e Araguaia, a governadora Ana Júlia Carepa chegou a São Félix do Xingu no sábado, 8, para inaugurar a ponte sobre o rio Fresco, dando fim a longas esperas de moradores e trabalhadores para atravessar o rio de balsa ou voadeiras.

“Trouxemos mais dignidade para esse povo lutador, garantindo o direito de ir e vir da população”, disse a governadora, ao descerrar a placa de inauguração da ponte, que tem 480,66 metros de extensão sobre o rio, e mais um quilômetro de aterramento nas cabeceiras.

Mesmo com o projeto inicial inadequado, o governo do estado retomou para si o projeto e garantiu além da travessia pela ponte, a navegabilidade do rio Fresco pelo vão de 30 metros de altura, conforme explicado pelo secretário de Estado de Transportes, Moisés dos Santos.

“A ponte foi uma grande conquista alcançada hoje, depois de mais de vinte anos de luta”, reconheceu o prefeito Antônio Levino. “Parabenizo a senhora por respeitar a nosso pedido de deixar a ponte funcionando, mesmo antes da inauguração oficial, o que alegrou em muito nossos moradores”, relatou o prefeito, que percorreu junto com a governadora alguns trechos da ponte.

Delegacia inaugurada

Em seguida, a governadora inaugurou o prédio da Delegacia de Polícia de São Félix, onde trabalham três investigadores de polícia, um escrivão e o delegado Edivaldo Machado dos Santos, que atenderão a população em um espaço digno, com salas divididas e reservadas, como a que os populares utilizam para a descrição física de acusados, o conhecido retrato falado, preservando a privacidade de quem denuncia.

“Uma delegacia de polícia é um órgão como vários outros e precisa estar bem preparada para receber quem procura os serviços, que também são cidadãos e precisam ser bem atendidos”, disse a governadora.

A governadora seguiu para a solenidade de entrega de patrulhas mecanizadas, onde foram assinados entre a prefeitura e o governo estadual os termos de cessão das máquinas que eram do estado e agora passam a ser da prefeitura. A prefeitura de São Félix também assinou o documento que a responsabiliza pela manutenção e operação dos equipamentos. Para São Félix foram entregues uma pá carregadeira, uma patrol, um trator de pneu e duas caçambas.

“Vai ser feita uma verdadeira revolução com a distribuição dessas máquinas para São Félix do Xingu. É uma ação de integração social que movimenta a economia e produção”, analisa o prefeito de São Felix, ao falar sobre a aplicação das máquinas na zona rural, em especial no município que possui sete quilômetros de vicinais.

Ao secretário de Estado, André Farias, aos deputados federais Paulo Rocha e Giovanni Queiroz,  aos deputados estaduais Valdir Ganzer, Miriquinho Batista, Bernadete Ten Caten e a populares, a governadora Ana Júlia Carepa destacou que o trabalho do programa Faz Estrada tem modificado a realidade de milhares de paraenses. Só em seu governo, repassará mais de R$ 140 milhões de reais em equipamentos para a recuperação e manutenção de estradas vicinais, recurso que possibilitou a compra de 503 máquinas, a serem distribuídas para todas as cidades paraenses.

“Além dessas patrulhas de hoje, já entregamos seis patrulhas agrícolas, duas estão com associações de produtores rurais e as outras quatro estão com a prefeitura”, informou a governadora Ana Júlia, destacando os incentivos do governo do estado destinados ao incremento da produção rural e agrícola. “Baixamos o VTN uma vez, e vamos baixar ainda mais, dando a chance de todos se regularizarem”, anunciou Ana Júlia, que aposta na redução do Valor da Terra Nua como uma das medidas visando à regularização fundiária.

Ao final, a governadora ainda anunciou o repasse de R$ 140 mil para compra de uma embarcação para comunidades indígenas de São Félix, que auxiliará no escoamento da produção, que tem como ponto forte a produção de castanha do Pará. (Renata Biondi)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Helder tem celular clonado e Toni Cunha dispara, “Será que fez bobagem pelo telefone…?”

Publicado

em

Esta semana o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse por meio de suas redes sociais, que mais uma vez, teve seu telefone clonado. “Boa noite, pessoal. Fui vítima de crime cibernético. Meu número de telefone foi clonado. Já fiz boletim de ocorrência e estou tomando as providências para resolver o problema”, escreveu.

Encabulado, com a quantidade de vezes que o governador já teve seu aparelho alvo de ataques cibernéticos, o deputado estadual, Toni Cunha (PTB), seu adversário, escreveu. “De novo!! Será que o governador está mal orientado por quem cuida de sua privacidade!!? Toda vez é isso!! Acho que é o governador que mais teve telefones “clonados” na história do Brasil. Vá ser clonado assim “lá na China”!!. Será que fez bobagem pelo telefone e quer dizer que não foi ele?”

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Morre aos 68 anos Faisal Salmen

Publicado

em

Faisal Salmen, médico e primeiro prefeito de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, morreu na noite desta sexta, 23.

Faisal vinha lutando contra as sequelas de um câncer.

Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, tinha 68 anos e era paulista de Agudos. Foi eleito prefeito de Parauapebas, em novembro de 1988 e cumpriu o mandato de 1989 a 1992.


O atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), comentou sobre a morte. “Obrigado Faisal Salmen, nosso primeiro prefeito, por ter compartilhado, com todos nós, tanto carinho e dedicação. Nesse momento doloroso em que a natureza subverte o curso da vida. Parauapebas terá sempre muito orgulho desse cidadão parauapebense. A força de Faisal Salmen vem do seu exemplo e do seu caráter. leal à família, aos amigos, ao povo de Parauapebas, sua garra nos inspira e seu trabalho nos motiva”, disse o gestor.

O corpo de Faisal Salmen será velado na Câmara Municipal de Parauapebas a partir das 15 horas deste sábado e seu sepultamento está marcado para as 18 horas no Cemitério local.

A Prefeitura de Parauapebas decretou luto oficial de três dias.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 24 e 25

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze