- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 19 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Governo promove audiência pública sobre estação de cargas em Itaituba

Mais Lidas

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), promoverá nesta terça-feira (4) audiência pública para debater os potenciais impactos ambientais do Projeto da Estação de Transbordo de Cargas (ETC), de propriedade da empresa Rio Túria Logística Ltda., no distrito de Miritituba, no município de Itaituba, no oeste do Pará. O resultado da audiência poderá subsidiar o parecer técnico emitido pela Sema para o licenciamento ambiental da obra. Para participar dos debates o governo convocou autoridades federais, estaduais e municipais, empresários e a população em geral.

O empreendimento, de acordo com o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), servirá de entreposto estratégico entre a zona produtora de grãos do Centro-Oeste e a exportação via município de Barcarena, no nordeste do Estado. O local escolhido para a Estação concilia os transportes rodoviários e hidroviários na movimentação dos grãos transportados por caminhões e estocados em armazéns graneleiros até o embarque, em píer flutuante projetado para garantir a atracação e o carregamento das barcaças transportadoras.

Em média, 200 empregos estão previstos na fase de instalação do projeto, e outros 120 empregos diretos e indiretos na fase de operação. Prédios de recepção e faturamento, balanças rodoviárias com capacidade de 100 mil quilos, unidade classificadora de qualidade de produto, tombadores de caminhões, armazém com capacidade de estocagem de 66.500 toneladas, sistemas de transportadores de correia para recepção e expedição de grãos, uma rampa fluvial e um conjunto ponte de acesso/píer metálicos fazem parte da estrutura da obra, entre outras construções necessárias.

As instalações visam o escoamento principalmente da soja produzida na região centro-norte de Mato Grosso, transportada para a ETC/Miritituba, onde será estocada até o embarque, em comboios fluviais de até 16 barcaças, com média de 2 mil toneladas cada uma, totalizando 32 mil toneladas por viagem, pelas hidrovias dos rios Tapajós, Amazonas e Pará, com destino ao terminal graneleiro de Barcarena. Segundo os empreendedores, a obra reduz custos operacionais do transporte e aumenta a competitividade brasileira na comercialização de grãos no mercado internacional.

Fronteira Norte

A ETC/Miritituba é parte complementar do Terminal Portuário Graneleiro de Barcarena. Ambos, além de futuros empreendimentos portuários, são parte integrante de um macro projeto denominado Terminais Portuários Fronteira Norte (Terfron), que objetiva construir uma malha interligada de transportes para atender o agronegócio, com a inserção da região amazônica e suas extensas hidrovias na matriz logística nacional.

As cargas a serem escoadas pela ECT/Miritituba vão percorrer entre 1.100 km e 1.500 km pela BR-163 (rodovia Santarém-Cuiabá) e BR-230 (Transamazônica), desde as áreas produtoras em Mato Grosso até o embarque. Depois da chegada na ECT, cada hora de operação vai movimentar 500 toneladas de grãos no desembarque de caminhões, 1.500t no embarque da carga nas barcaças, e poderão ser movimentadas 32.000t por dia.

A energia elétrica será fornecida pela Rede Celpa, por uma subestação de energia elétrica de 69 KV. A água não terá fim industrial e será fornecida por meio de captação de poços tubulares. Ao governo caberá a conclusão da pavimentação do trecho paraense da BR-163 (Santarém-Cuiabá), dentro das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias