- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Hospital de Altamira recebe certificado de Acreditação Plena da ONA

Mais Lidas

O Hospital Regional Público da Transamazônica, localizado no município de Altamira (oeste do Pará), submeteu toda a sua estrutura ao processo de certificação da “Acreditação Hospitalar” e, após criteriosa avaliação, conquistou o título de “Hospital Acreditado Nível I”, emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), ligada ao Ministério da Saúde. O hospital é o único da rede de saúde pública com o selo de acreditação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma organização não governamental que tem como objetivo promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, para melhorar a qualidade da assistência em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do país.

Administrado pela Organização Social Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar), o Hospital Regional Público da Transamazônica é ligado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Desde 2007, os gestores investem na melhoria contínua dos serviços e, durante dois anos, estruturaram a instituição para garantir o selo de qualidade.

De acordo com as exigências da legislação brasileira e os requisitos do manual da ONA, foram elaborados planos de ação, monitorados continuamente pela Assessoria da Qualidade, em conjunto com a direção do hospital. O processo envolveu a conscientização para a qualidade e a capacitação teórica e prática da equipe. As melhorias estruturais e a análise foram padronizados em todos os aspectos práticos, técnicos e administrativos do processo de inserção da qualidade nas atividades, até tornar o hospital apto para ser submetido à avaliação da Instituição Acreditadora Credenciada (IAC).

Reconhecimento

Para Arthur Lobo, coordenador dos Hospitais Regionais, o momento é de satisfação. Segundo ele, a certificação é o reconhecimento e a comprovação de que existe qualidade nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Este é um momento importante, pois prova que existe qualidade nos serviços públicos de saúde prestados no interior. Mostra que é possível garantir atendimento de qualidade ao usuário do SUS”, reiterou.   

A certificação emitida pela ONA tem validade até 21 de julho de 2012. Para Rogério van Kuntz, diretor geral do Hospital Regional Público da Transamazônica, o desafio agora é conquistar outros dois níveis de certificação. Durante este período, o hospital continuará sendo submetido ao processo de melhoria contínua e a auditorias periódicas.

”Continuaremos trabalhando com o mesmo propósito, pois ainda há outros graus de excelência mais elevados a serem conquistados. Vamos fazer valer este reconhecimento intensificando a melhoria em nossos serviços, a fim de garantir a qualificação dos nossos profissionais e melhorar a estrutura, com a consequente qualidade e segurança da assistência médico-hospitalar e da satisfação dos nossos usuários”, destacou van Kuntz.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias