Connect with us

Pará

PARÁ: Inauguração do Complexo Viário traz boas expectativas à população

Publicado

em

Mais de dois milhões de moradores da Região Metropolitana de Belém vivem um momento de grandes mudanças com a inauguração pela governadora Ana Júlia Carepa do Complexo Viário Júlio Cezar e Elevado Daniel Berg, na avenida Júlio César com Pedro Alvarez Cabral, na manhã deste domingo, 16. A obra traz maior fluidez ao trânsito da Região Metropolitana de Belém e é apenas a primeira do projeto Ação Metrópole para a implantação de um Sistema Integrado de Transportes, beneficiando moradores de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará.

O casal Rosângela e Hélio Gomes, moradores do bairro do Telégrafo, foram conferir de perto a inauguração e estão ansiosos para ver o resultado da obra no tráfego da cidade que, segundo, eles, precisava de medidas urgentes. “É um caos. Muito acidente, a cada dia aumentando mais. Acho que agora vai melhorar o transporte e diminuir o tempo de viagem, tanto para carro quanto para ônibus”, diz a dona-de-casa. Ela se preocupa com os filhos, que chegam tarde da noite em casa em função dos congestionamentos, mas, com a mudança, está confiante nas melhorias.

“A expectativa é que realmente a obra seja benéfica para a população porque o trânsito de Belém está muito precário. O congestionamento diário é quilométrico e a perda de tempo é impressionante”, conta o funcionário público Laurivaldo Reis. Para ele, o Ação Metrópole vai permitir, em um futuro próximo, que a fluidez seja constante. “Esta obra é o marco do governo da doutora Ana Júlia”, parabeniza ele.

A cabeleireira Kátia Vaz vai além. Para ela, não só o trânsito irá melhorar, mas também a segurança dos motoristas. “A gente tinha que esperar esse sinal de quatro tempos e é perigoso ficar parado muito tempo por causa de assaltos. Agora não vai mais ser assim”, diz ela, lembrando do semáforo que foi eliminado com a construção do Complexo. Assim como esse, o governo pretende eliminar outros sinais em cruzamentos, que atrapalham o fluxo de veículos, à medida que as obras sejam concluídas.

Moradora do bairro do Bengui, dona Maria Odinéia Lameira está satisfeita com esta e outras ações do governo no Estado. “É uma grande obra. Em menos de quatro anos de trabalho, eu vejo que muita coisa está sendo feita. Teve governo que passou 12 anos aí e não fez nada”, afirma a dona-de-casa. Dona Odinéia é mãe de cinco filhos, dois deles beneficiados pelo Bolsa Trabalho, programa do governo que oferece capacitação a jovens para entrarem no mercado de trabalho. “É um orgulho ter um governo desse, que pensa nos jovens, que pensa em todos”, diz ela.

Homenagem

O evento de inauguração do Complexo Viário também contou com a presença da comunidade evangélica paraense. O novo elevado foi batizado de Daniel Berg em homenagem ao sueco de mesmo nome que foi pioneiro na evangelização da Amazônia e, em 1910, fundou a Assembleia de Deus no Brasil, hoje a maior igreja evangélica do país e uma das maiores do mundo. “Eu estou perplexo e muito feliz por ver uma obra gigantesca que vem homenageando o povo evangélico”, disse seu José Pereira da Silva, pastor da Assembléia de Deus do município de Capitão Poço. “A governadora acertou porque nunca uma autoridade pública teve a iniciativa de alcançar o povo evangélico dessa forma”, completou o pastor, satisfeito.

Lazer

Dentro do Complexo Júlio Cezar, a governadora Ana Júlia Carepa anunciou, ainda, a construção da Praça do Elevado, um espaço de 36 mil metros quadrados que contará com quadra esportiva, área recreativa, infocentro, unidade de Polícia Comunitária, anfiteatro, entre outros espaços para o lazer da população. Seu Miracir Brito, servente da construção civil, aprovou a iniciativa: “Isso aí vai ser uma melhora muito grande para as crianças, para as pessoas. A entrada da governadora melhorou 100% as coisas”, diz ele.

A festa de inauguração da primeira obra do Ação Metrópole se estende até o início da tarde com dezenas de atrações musicais e grupos folclóricos. A programação acontece no Aeroporto Júlio Cezar (Aeroclube), com entrada gratuita. (Jussara Kishi)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MARABÁ: Mercado Municipal em Morada Nova é inaugurado

Publicado

em

O Mercado Municipal de Morada Nova Lúcia Mendes foi entregue pela Prefeitura de Marabá, na sexta-feira (30), em meio a uma cerimônia que teve a presença do prefeito Tião Miranda, do vice Luciano Dias, do deputado federal Cristiano Vale, dentre outras autoridades políticas e lideranças comunitárias, inclusive a família da professora Lúcia Mendes, a homenageada. Os feirantes e comerciantes do mais novo equipamento público do distrito já iniciaram as atividades. 

“Aqui é um mercado que vai suprir as necessidades de Morada Nova e dessa região. É um mercado muito bom, com uma boa estrutura, estacionamento, acesso fácil. É mais um ganho pra Marabá, pra Morada Nova”, destaca o prefeito Tião Miranda. 

Luciano Dias, vice-prefeito, também enfatiza a valorização daquela região pela prefeitura que vem investindo em diversas frentes em Morada Nova, a exemplo da reforma do ginásio Erlon, e da pavimentação de ruas como a Piauí. 

“Esse todo faz parte de um plano de melhoramento das condições de Morada Nova que a prefeitura vem fazendo, aliado, a outras obras que vieram pra cá e estão em execução na região. Já reformamos todas as escolas com exceção da Arco Íris que em breve será reformada também, iluminação pública e asfalto”, salienta. 

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Bairros Cidade Nova e Bom Planalto recebem recuperação de vias

Publicado

em

A manhã desta segunda-feira (2) foi de muito trabalho para as equipes de recuperação de vias do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá). As máquinas, caçambas, motoniveladora e rolo compressor estavam a todo vapor no trabalho de manutenção de vias públicas.

De acordo com Nilton Amorim, responsável pelas equipes, o objetivo é permanecer durante toda a semana em um trecho entre os bairros Cidade Nova e Bom Planalto. “Estamos com a equipe nossa ideia é fazer a manutenção do máximo de ruas aqui na Cidade Nova e Bom Planalto”, disse.

Somente nesta segunda-feira (02), três ruas receberam os serviços, são elas: Vital Brasil, Manoel Abreu e Marechal Rondon. Em todas elas foram utilizadas aterro, retirada de entulhos e limpeza de meio-fio. As máquinas também realizaram a terraplanagem da pista recuperando alguns trechos danificados.

Os moradores ficaram satisfeitos com a realização dos serviços. De acordo com o morador Jair Sepulcro de Souza, muitos trechos estavam bastante difíceis de passar e alguns pontos os buracos apresentavam um risco para os motoristas e os ciclistas.

“Os serviços chegaram em boa hora porque aqui antes era muito ruim e estava ficando pior aqui tinha trecho que até de moto estava difícil e todos os vizinhos estão satisfeitos com as máquinas nas ruas”, disse Jair Sepulcro.

As máquinas devem continuar nos bairros até sexta-feira (06) com a finalização dos serviços de manutenção de ruas. (Victor Haôr / Fotos: Sérgio Barros)

Continue lendo

Pará

Paragominas e Palmas empatam na Arena Verde

Publicado

em

Daylon marcou para o Paragominas, aos 24 minutos do primeiro tempo e aos 29, também da etapa inicial, Tchô empatou para o Palmas, a partida que terminou empatada por 1 a 1, na tarde deste domingo, no Estádio Arena Verde, em Paragominas. A partida foi válida pela nona rodada do Grupo 2 do Brasileiro da Série D.

SITUAÇÃO NO CAMPEONATO

Com o resultado, as equipes não avançam na competição. O Paragominas segue na sexta colocação com dez pontos, enquanto o Palmas permanece na sétima colocação com oito pontos.


O JOGO

A partida não foi movimentada até pouco mais da metade do primeiro tempo, quando as duas equipes buscaram e conseguiram fazer os gols. Mas no segundo tempo a partida caiu de produção, a marcação forte foi amarrando a partida e praticamente nenhuma chance clara foi criada. Apenas chutes sem muito perigo de fora da área.

PRÓXIMOS JOGOS

Na décima rodada, no próximo sábado (7), o Palmas recebe em casa, às 16 horas, no Estádio Nilton Santos, o último colocado da chave, o Tocantinópolis, que soma sete pontos. A partida ocorrerá no Estádio Nilton Santos, na capital tocantinense. É o clássico regional tocantinense.
Já o Paragominas recebe no domingo (8), o Juventude Samas (MA), às 16 horas, no Estádio Arena Verde, em Paragominas. (Futebol Interior / Foto: João Botelho)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze