Connect with us

Destaques

PARÁ: Jatene confirma favoritismo e se elege governador pela 2ª vez

Publicado

em

À frente nas pesquisas de intenção de voto desde o primeiro turno, Simão Jatene (PSDB) volta ao cargo de governador do Pará após ter resistido ao apoio maciço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sua rival, a candidata Ana Julia Carepa (PT).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 20h30, o candidato pelo PSDB somava 56,2% dos votos, contra 43,8% da adversária petista. Tecnicamente, ele já é vitorioso, apesar de somente 92,72% das urnas terem sido verificadas.

Alinhado ao presidenciável José Serra (PSDB), o tucano travou um disputa que envolveu a troca de acusações sobre uma suposta “herança maldita” deixada por seu governo para a gestão de Ana Julia.

Em um comício realizado em Belém antes do primeiro turno, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, chegou a acusar o tucano de ter “boicotado” a administração federal quando era governador. (2003-2006).

Jatene também viu o ex-governador Almir Gabriel, que deixou o PSDB em agosto deste ano, dar apoio à rival. Gabriel culpa Jatene – de quem foi padrinho político – pela derrota nas eleições de 2006, quando perdeu para a petista. Recentemente passou a chamar Jatene de “preguiçoso” – até mesmo nas inserções da campanha de Ana Julia no horário eleitoral gratuito.

Na reta final da disputa, o tucano também obteve o apoio de Domingos Juvenil, candidato do PMDB ao governo no primeiro turno, e de outras importantes lideranças peemedebistas, evitando que a sigla declarasse formalmente voto em Ana Julia.  PV e PTB também viram alguns de seus integrantes migrarem para o lado tucano, a despeito do apoio oficial das legendas à candidatura do PT.

Trajetória

Filho de um comerciante libanês e de uma nordestina, Simão Robson de Oliveira Jatene nasceu em 1ª de abril de 1949 em Belém, mas foi criado no município de Castanhal (PA). Estudou em escolas particulares e formou-se em economia pela UFPA (Universidade Federal do Pará), onde passou a dar aulas anos depois. Tem mestrado na área pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Iniciou sua militância na juventude, quando era ator e compositor, e participou do movimento estudantil de resistência à ditadura militar. Ingressou na carreira pública em 1973, como técnico do Estado. Na década de 1980, foi secretário de Planejamento do governador Jader Barbalho, à época na oposição ao regime.

Anos depois, tornou-se secretário geral do Ministério da Previdência e ajudou a criar o Ministério da Reforma Agrária. Em 1988, ajudou a fundar o PSDB e, entre 1995 e 2002, foi secretário de Planejamento e de Produção nas gestões de Almir Gabriel à frente do Pará. Apadrinhado pelo ex-tucano, elegeu-se governador do Estado em 2003.

Principais propostas

Expandir o processo de interiorização da UFPA e programas de valorização do magistério, para melhorar a posição do Estado no ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)

Retomar o Cheque Moradia para subsidiar a reforma de casas, além de criar o programa Habite-se para a construção de casas populares

Reformar e modernizar delegacias de polícia, investindo em prevenção e aumento do contingente policial para combater a violência e, em especial, a disseminação do crack

Fazer parcerias com as prefeituras para a realização de obras e expandir o asfaltamento das vias urbanas em todo o Estado

Expandir programas de crédito, com linhas de financiamento, assistência técnica, internet para pequenos produtores e escolas técnicas

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Destaques

COMUNICADO: Site fora do ar

Publicado

em

Desde o último sábado, 6, o webjornal Folha do Bico vem enfrentando problemas em seu servidor alugado junto a empresa Umbler Provedor Internet LTDA, levando a indisponibilidade dos serviços.

O monitoramento da empresa apontou uma falha no hardware de um dos nosso storages. O storage é um equipamento desenvolvido especificamente para armazenamento de dados e possui diversos mecanismos internos de redundância e de acesso aos dados para reduzir ao máximo o risco de perda de dados em caso de falha em um dos vários HDs que esses equipamentos possuem.

O fato é que três HDs de um dos storages pararam de funcionar de uma vez, e outros quatro estão parcialmente funcionais (o que absolutamente improvável de acontecer). Quando isso aconteceu, o acesso aos dados desse equipamento ficou sobrecarregado e acarretou na indisponibilidade total do cluster de servidores ligados a esse storage.

Desde então a empresa trabalha em conjunto com os técnicos do fornecedor (Dell) para restabelecer o acesso aos dados minimizando ao máximo a possibilidade de perda deles. Já tentados diversas abordagens diferentes, algumas delas já deram resultado e por isso muitos dados já estão a salvo e os serviços funcionando perfeitamente. No entanto, existe uma parcela ainda que não conseguimos concluir pois recebemos a orientação dos técnicos de que não deveríamos acessar aqueles dados a fim de minimizar o risco de que algo fosse perdido.

Continuamos trabalhando para normalizar o acesso.

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: Pretinho deve anunciar desistência em fevereiro

Publicado

em

Empresário e pré-candidato tucano à Prefeitura de Araguatins, Pretinho do Supermercado, bem que tentou, mas vai mesmo desistir da disputa. Lançado pelo conselheiro do Tribunal de Contas, dono de pousada e líder político, Vagner Praxedes, Pretinho está só. (mais…)

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Fez empréstimo no “Nossa Oportunidade” e não recebeu dinheiro, apenas cobraças

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 28, uma ouvinte do programa Rádio Alternativo, apresentado pelo jornalista, Arimatéia Junior, na rádio Nativa FM, denunciou irregularidades no programa de micro crédito Nossa Oportunidade, do Governo do Estado, administrado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS) e a faraônica Secretaria das Oportunidades. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze