Connect with us

Pará

PARÁ: Jatene é anunciado como candidato do PSDB

Publicado

em

pa1Simão Jatene deve ser mesmo o candidato tucano ao governo do Estado. Um almoço oferecido pelo senador Mário Couto selou publicamente a paz entre ele e o ex-governador, que travaram ao longo de quase dez meses uma intensa batalha pelo posto.

Os detalhes do acordo, anunciado, foi fechado na casa de Couto em Salinas. Para abrir mão da vaga, o senador cobrou “participação mais efetiva dos políticos” no governo, embora tenha se recusado a falar sobre uma possível partilha de cargos. Além disso, a filha do senador, Cilene, será candidata a deputada estadual com pretensões de chegar à presidência do Legislativo paraense.

A decisão de caminhar para o consenso teria sido tomada, segundo Mário Couto, ao ser informado pelos caciques nacionais da legenda que, diante do impasse, iam sugerir uma convenção interna em abril para definir quem seria o candidato. “Naquele momento, eu mostrei que não era imaturo a ponto de deixar uma decisão dessas para abril”, disse o senador, afirmando que pessoalmente trabalhava com o limite do final de dezembro para que fosse posto fim à disputa e o candidato anunciado.

“Conversei com minha família e achei que não devíamos deixar o partido ir para o suicídio político. Deixar a decisão para o ano que vem seria um exagero”, falou Couto, ressaltando ser uma pessoa humilde que não tem dificuldade em “abrir mão de um processo como esse”.

“Aqueles que torciam para que nós viéssemos desunidos, torciam por um racha dentro do PSDB, nesta hora devem estar com a cabeça inchada”, brincou. “O PSDB é um partido maduro, forte, que tem no seu âmago uma madeira que, mesmo ficando nessa pressão por um ano, não racha. Estamos inteiros aqui”, declarou o senador, garantindo que vai “participar ativamente da campanha de Jatene ao governo”.

Ansiedade

O senador revelou, contudo, que o acordo poderia ter sido anunciado antes, “não fosse a ansiedade de alguns que voltaram a entornar o caldo”. Ele se refere ao anúncio antecipado feito pelo deputado estadual José Megale, que chegou a ser desmentido pela cúpula tucana em Brasília.

Encerrada a disputa interna, o PSDB está pronto para buscar alianças. Segundo o presidente da legenda no Pará, senador Fernando Flexa Ribeiro, todos os partidos, à exceção do PT, serão procurados. Nesse ponto da fala, Flexa foi corrigido pelo recém-anunciado pré-candidato Simão Jatene. “Até os insatisfeitos do PT serão bem-vindos”.

Para os aliados, o PSDB deve oferecer a segunda vaga ao Senado, uma vez que a primeira deve ficar com Flexa Ribeiro, além do cargo de vice-governador. “A única forma de conseguir as coisas é coletivamente. A unidade do partido é fundamental para que se construa o projeto”, afirmou Jatene, que embora não tenha falado em pesquisas eleitorais, disse ter sido beneficiado pela conjuntura. “Ganhamos todos (com o acordo), não apenas o PSDB, um partido que se organiza para disputar a eleição com chances de vitória”.

Agora só falta acalmar Almir Gabriel

Para que a paz no ninho tucano reine absoluta, porém, ainda falta convencer o ex-governador Almir Gabriel a não apenas aceitar a candidatura de Simão Jatene, como a trabalhar por ele. O DIÁRIO tentou contato por telefone com Almir e não conseguiu respostas.

O senador Mário Couto lembrou que o ex-governador ofereceu o nome à disputa apenas se Jatene e ele não chegassem a um entendimento. Couto disse que na noite anterior ao anúncio conversou com Almir Gabriel, que teria recebido a notícia tranquilamente. “Não dei nenhum passo que ele não tenha sido informado”.

O presidente estadual do partido, senador Flexa Ribeiro, afirmou que o PSDB continua trabalhando para levar Almir a ajudar na campanha. “Todos nós estamos conversando com ele e temos esperança de que vamos tê-lo nessa caminhada”.

Flexa Ribeiro contou que pensou em desistir da disputa ao Senado em favor de Almir Gabriel. “Me dispus a ceder a vaga, mas ele sempre demonstrou a posição de que não será candidato ao Senado. De qualquer forma, continuamos a esperar uma posição, no caso de querer disputar”.

Presidência

Além do acerto com Almir, falta definir quem será o presidente da legenda na próxima eleição. Flexa Ribeiro teve o mandato prorrogado pela Executiva nacional, mas o deputado federal Zenaldo Coutinho diz haver um acordo para que ele assuma no final deste ano. Ontem, no almoço regado a champanhe, nem Flexa nem Zenaldo quiseram aprofundar o assunto. “A presidência não está em discussão”, disse o senador. Mário Couto afirmou, contudo, que “o fato é que Zenaldo será o próximo presidente do PSDB”. Resta saber quando ele assumirá o cargo.

O clima no almoço foi de confraternização, com muitos brindes e abraços. Além de Flexa, Mário Couto e Jatene, estavam presentes os deputados estaduais Tetê Santos, José Megale, Bosco Gabriel, Manoel Pioneiro e Ana Cunha e os deputados federais Nilson Pinto, Zenaldo Coutinho e Wandenkolk Gonçalves. (Diário do Pará – Foto: Thiago Araújo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Pará

Remo, Paysandu, Tuna e Castanhal ficam no empate nas semifinais do Parazão 2021

Publicado

em

As semifinais do Campeonato Paraense 2021, ficaram empatadas. As duas partidas aconteceram neste domingo, 9.

Tuna vs Remo

Tuna e Remo fizeram um bom jogo na manhã deste domingo, dia 9, no estádio do Souza, em Belém. Ambos os times vieram com posturas ofensivas para o jogo, mas quem aproveitou melhor as chances no começo foi o Remo, que abriu o placar com Uchôa, aos 20 da etapa inicial. Em seguida, Léo Rosa marcou de pênalti, aos 34, e empatou a partida. Na segunda etapa, o Leão foi superiou, criou mais chances, levou mais perigo, mas parou em uma atuação de gala do goleiro tunante Gabriel Bubniack. Vaga na final precisará ser definida na quarta-feira, no jogo de volta, no Baenão.

Com o resultado, nenhuma das equipes obteve vantagem para o jogo de volta das semifinais. A vaga na final será decidida na quarta-feira, dia 12, às 19h30, no estádio do Baenão. Caso o segundo jogo termine em empate novamente, a classificação será definida nos pênaltis.

Castalhal vs Paysandu


Castanhal e Paysandu realizaram uma partida fraca tecnicamente e de poucas oportunidades. O destaque do primeiro tempo foi para o atacante Marlon, responsável pelas principais chances no jogo, acertando o travessão de Axel Lopes. O Castanhal tentava chegar à meta de Victor Souza, mas não conseguia dar o último passe de forma correta, ficando a maioria das vezes sob o domínio da defesa bicolor. As coisas melhoraram um pouco mais na etapa complementar, principalmente com a entrada do atacante Fidélis, do Castanhal. Ele deu maior dinamismo ao time, que conseguiu levar certo perigo à meta bicolor. Desta forma, cedeu a oportunidade de ataque do Papão trabalhar no contra-ataque, como foram nas chegadas do volante Elyeser e do lateral-esquerdo Bruno Collaço, que finalizaram bem, mas viram o goleiro Axel evitar que o gol.

Definição da vaga para a final do Parazão 2021 fica para a próxima quarta-feira, dia 12, na Curuzu, em Belém. (Fotos: Samara Miranda/Remo e John Wesley/Paysandu)

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste fim de semana – 8 e 9 de maio

Publicado

em

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Infraestrutura do Novo Terminal de Integração avança

Publicado

em

As obras da construção do novo Terminal de Integração de Marabá não param. O novo espaço pretende reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus e também reduzir custos para o usuário.

O engenheiro civil, Alex Amoury, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), é o responsável por acompanhar o andamento da obra. Ele conta que no momento os serviços se concentram nos dois blocos onde irão funcionar o setor administrativo e comercial do novo Terminal.

“Nos dois, as fundações foram executadas, assim como a estrutura de concreto, laje pré-fabricada (treliçada), o fechamento em alvenaria com blocos cerâmicos, tubulação de água e esgoto, laje para a caixa d’água, contrapiso dos dois blocos”, explicou o engenheiro.

Além desta etapa, os operários já iniciaram a construção da plataforma de embarque e desembarque que liga o bloco comercial e administrativo, além da construção de banheiros e outros setores.

“O prédio administrativo terá duas lojas na parte inferior, recepção da administração, banheiros masculino e feminino. No piso superior teremos a administração do terminal. Teremos também uma plataforma de aproximadamente 50 metros até o bloco comercial que será composto de seis lojas”, afirmou Alex Amoury.

A proposta é fazer com que a partir do funcionamento do Terminal os veículos possam ter um percurso menor, tendo em vista que serão planejadas novas linhas, num total de 14, atendendo os usuários em todos os bairros, com um tempo de espera bastante reduzido.

Está é uma das obras mais aguardadas para quem utiliza o transporte público em Marabá..

“Com o terminal de integração, numa área central da cidade, todas as linhas irão convergir e dar maior rapidez ao usuário, pois irá diminuir o tempo de viagem. Com o sistema integrado teremos melhor atendimento com conforto e mais segurança”, relatou Jair Barata Guimarães, secretário de segurança institucional e presidente do Conselho Municipal de Transporte do município. (Victor Haor / Fotos: Paulo Sérgio)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze