- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 06 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Jatene quer a produção de minérios como parceira do desenvolvimento

Mais Lidas

“Nós os recebemos com muita alegria por entender que vocês podem ser parceiros privilegiados em nosso desafio, que é desenvolver a Amazônia sem ter que destruí-la”, declarou o governador Simão Jatene, nesta terça-feira (1º), ao receber no início da noite, no Palácio dos Despachos, o presidente da empresa Norsk Hydro ASA, Richard Brandtzaeg, o vice-presidente executivo, Johnny Undeli, e vários dirigentes.

Eles informaram oficialmente ao governador sobre a conclusão, na segunda-feira (28), da transferência dos negócios de alumínio da Vale S.A. e emissão de cerca de 448 milhões de ações, por meio da Vale Austria Holdings GmbH, subsidiária controlada pela empresa brasileira, como parte do pagamento da transação na qual a Hydro assumiu os negócios de bauxita, alumina e alumínio da Vale no Brasil.

A transferência proporciona à Hydro ativos de alta qualidade no Brasil, incluindo controle e participação total na Mineração Paragominas, uma das maiores minas de bauxita do mundo; 91% da maior refinaria de alumina do mundo, a Alunorte; 51% da fábrica de alumínio Albras e 81% do projeto de refinaria de alumina CAP. A transação incluiu também licenças adicionais de bauxita e um acordo de compra do minério, correspondente aos 40% de participação da Vale na mina da Mineração Rio do Norte, localizada no oeste do Pará.

Richard Brandtzaeg disse que “a visão da Hydro é a de contribuir para uma sociedade melhor, e vemos aqui oportunidades fantásticas. Por isso, também é importante para nós entender as áreas de interesse do governo”. Segundo ele, a transparência é um dos pilares do grupo, por isso será instalado um escritório na cidade, com o objetivo de facilitar o diálogo com a sociedade.

Pacto

O governador se mostrou satisfeito com a informação e ressaltou que a transparência também é diretriz de seu governo. “Queremos poder contar com o apoio dos senhores em nosso ‘pacto’ de construção de um Estado com menos desigualdades sociais. Somos um Estado que tem um potencial fantástico, mas ao mesmo tempo possui um grande desafio, que é o de reduzir a pobreza, pois eu acredito que a maior riqueza deste Estado é a sua gente. Assim, estaremos unidos no comprometimento de desenvolver o Pará com a preservação ambiental. Aqui temos dois caminhos: produzir e preservar e preservar produzindo”, destacou Simão Jatene.

A Hydro firma sua posição em três regiões mundiais estrategicamente ricas em recursos: Brasil, norte da Europa e Qatar. A transação foi avaliada em aproximadamente US$ 5,27 bilhões no ato da conclusão. O pagamento incluiu 22% do capital acionário da Hydro – avaliado em cerca de US$ 3,53 bilhões.

Também acompanharam o encontro o secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias Jr.; o secretário de Estado Governo, Sérgio Leão; o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, e o secretário adjunto da Sepe, Davi Leal.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias